Afinal, o que é JVM? Java Virtual Machine ou Máquina Virtual Java é um programa que carrega e executa os aplicativos Java.
O Java é uma linguagem de programação criada em 1995. Ela consegue rodar em qualquer sistema operacional, como Windows, Linux e Mac OS, seja em computadores pessoais, tablets, equipamentos de Blu-Ray, entre outros.
Mas o que você precisa saber é que Java é multiplataforma graças ao JVM. Como o próprio nome diz, ele é uma máquina virtual que dispensa o uso de um compilador para Java.
Para se ter uma ideia melhor, é interessante comparar Java à linguagem C. Esta última precisa de um compilador para rodar o mesmo código escrito pelo desenvolvedor em diferentes plataformas. Enquanto isso, no Java, o código não precisa ser compilado, pois utiliza a JVM.
Importância do Java
Portanto, como você leu, JVM é um recurso exclusivo do Java. Por essa razão, vamos falar brevemente sobre a tecnologia.
A empresa Sun MicroSystems criou Java em 1995. Sendo assim, essa é uma das linguagens mais antigas utilizadas pelos desenvolvedores. E ainda hoje ela é uma das mais populares, podendo ser empregada no back-end e no mobile em muitas aplicações.
Dessa forma, Java é composta por sua máquina virtual e APIs de controle e desenvolvimento.
Importância da máquina virtual
Mas, afinal, o que é uma máquina virtual, como o JVM? Trata-se de um software que simula uma máquina física.
Nesse sentido, ele consegue executar programas, gerenciar processos, além de memórias e arquivos.
Isso faz com que o desenvolvedor fique independente do sistema operacional utilizado. Assim, ele não precisa se preocupar se o código escrito vai rodar bem em Linux, por exemplo.
Funções do JVM
A principal função do JVM é compilar o código em Java. Contudo, ele possui outras funções, como:
- Execução de pilhas;
- Gerenciamento de memória;
- Execução de threads, entre elas o Garbage Collector, que faz uma limpeza na memória virtual quando existe muito lixo.
Diferença entre JVM, JRE e JDK
Você, como desenvolvedor ou como tech recruiter, certamente verá os termos JVM, JRE e JDK juntos. Mas existem algumas diferenças. Confira!
- JVM: máquina virtual do Java, sendo uma importante ferramenta para interpretar o código em Java e rodá-lo em qualquer plataforma.
- JRE: é o chamado Java Runtime Environment que deve ser instalado na máquina como um programa gratuito para rodar aplicativos Java em seu computador.
- JDK: é o Java Development Kit, um pacote que inclui tudo o que é necessário para escrever aplicações e também deve ser instalado na sua máquina.
Conclusão
Você viu o que é JVM e porque o seu uso é tão popular por parte dos desenvolvedores em Java.
O termo, aliás, faz parte do nosso Dicionário Tech, que visa trazer termos técnicos usados no dia a dia do desenvolvimento.
Agora, continue acompanhando a Coodesh, que é uma plataforma para validação de desenvolvedores e de recrutamento tech.
Faça seu cadastro gratuito!