A Transformação Digital é um tema que vem sendo discutido amplamente nos diferentes setores das empresas. No RH, não seria diferente. O que antes parecia ser algo mais distante, afinal, estamos falando de pessoas, hoje tornou-se um ponto de diferenciação entre as organizações bem-sucedidas e as que ainda buscam seu lugar ao sol no mercado.
Neste artigo, vamos falar sobre a Transformação Digital no RH, destacando a sua importância para o setor dentro das organizações. Além disso, também abordaremos os principais impactos de investir nessa abordagem, tanto do ponto de vista da Gestão de Pessoas quanto do negócio como um todo. Acompanhe!
O que é Transformação Digital no RH?
Trata-se de um conjunto de ações implementadas em uma empresa ou setor que visa otimizar processos e resultados por meio da tecnologia. Um ponto muito importante a ser destacado aqui, é que estamos falando de mudanças mais estruturais, que envolvem e impactam a organização como um todo. Desse modo, ações isoladas, como a contratação de um software em apenas um setor, não são consideradas Transformações Digitais.
Sendo assim, a Transformação Digital no RH é uma iniciativa que tem como objetivo trazer soluções tecnológicas para os processos do setor, de forma a modificá-los mais profundamente. Ainda, são abordagens que vão além do uso de um sistema para os processos do Departamento Pessoal ou outro para aplicação de pesquisa de clima. Nesse caso, é preciso ter ações integradas e de forte impacto.
Um bom exemplo de Transformação Digital no RH é o uso de People Analytics. Para conseguir realizar as análises necessárias, é necessário contar com ferramentas especializadas, que farão todo o trabalho desde a coleta dos dados junto aos colaboradores até os tratamentos e cálculos para a entrega de relatórios completos, com diferentes visões para a tomada de decisões.
Qual é a importância da Transformação Digital para o RH?
Desde o surgimento da internet, ainda no final do século passado, o mundo caminha em direção ao digital a passos cada vez mais largos. Hoje, as evoluções acontecem em menos tempo, e as empresas precisam se preparar adequadamente para evoluir ou ficarão para trás. No caso do setor de RH, a Transformação Digital tem a sua importância evidenciada em 3 aspectos principais, conforme veremos a seguir.
Otimiza os processos do setor
Conceitualmente, o objetivo primordial de qualquer tipo de tecnologia é prover uma maneira mais fácil, simples e objetiva de realizar uma tarefa. Foi dessa forma que evoluímos até aqui e seguimos evoluindo constantemente.
Diante disso, a Transformação Digital no RH otimiza os processos do setor, gerando economia de tempo e dinheiro. Aqueles mais repetitivos e corriqueiros, são os mais contemplados.
Contudo, chegamos a um nível de evolução que permite que algumas questões que pareciam impossíveis de serem automatizadas já podem ser incluídas no plano de digitalização. Uma delas é a análise preliminar de currículos, que faz um primeiro filtro de candidatos antes mesmo da primeira entrevista.
Possibilita uma atuação mais estratégica
O uso adequado da tecnologia possibilita ao RH uma atuação mais estratégica dentro da organização. Assim, em lugar de ser apenas um setor de apoio, ele se torna uma das fontes de informações para a tomada de decisão da alta gestão. O que aumenta a sua visibilidade na organização, bem como o seu nível de confiabilidade junto às demais áreas.
Fomenta o desenvolvimento e a inovação
O desenvolvimento deve ser uma constante nas empresas e a Transformação Digital no RH é o primeiro passo nesse sentido. A adoção de ferramentas, como o Profiler, possibilita uma geração mais variada de informações, com diferentes tipos de visões que ajudam a potencializar as ações de desenvolvimento e inovação na organização.
Quais são os impactos da Transformação Digital no RH?
Como mencionamos, uma Transformação Digital só acontece quando existe um impacto mais amplo na organização. No RH, as mudanças afetam vários processos e subsistemas, desde o Recrutamento e Seleção até o Treinamento e Desenvolvimento, passando pela Comunicação Interna e demais áreas.
O ponto principal a ser destacado está na forma como a transformação é percebida no dia a dia da empresa. Abaixo, confira 3 aspectos que representam muito bem a amplitude e a profundidade dessas mudanças.
Automação de tarefas repetitivas
O impacto mais imediato e evidente proporcionado ao aliar as atividades do RH à tecnologia é a automação de tarefas repetitivas. Grande parte das atividades rotineiras envolvem ações que são facilmente realizadas de forma automática por softwares especializados. Na prática, isso significa gastar menos tempo com tarefas operacionais.
Dessa forma, o setor pode aproveitar melhor as habilidades de seus analistas para a realização de atividades que exigem criatividade e análise crítica, como a montagem de PDIs personalizados e a criação de programas internos de fortalecimento do Employer Branding.
Geração e uso de dados sobre as pessoas
Outro impacto relevante está relacionado aos resultados possibilitados pelo uso da tecnologia no RH. Muito além de otimizar questões operacionais e burocráticas, um bom sistema é capaz de oferecer subsídios para a realização de análises mais aprofundadas sobre as pessoas.
Aqui, podemos explorar ferramentas como a Análise de Perfil Comportamental, a Avaliação de Desempenho, a Pesquisa de Clima e a Matriz 9 Box para conhecer melhor os profissionais e desenvolver planos de desenvolvimento melhor direcionados.
Suporte à tomada de decisões estratégicas
O impacto mais importante se reflete na forma como os resultados obtidos por meio de todas essas ferramentas e processos são utilizados na organização. Nesse sentido, a tomada de decisões estratégicas passa a ser feita de forma muito mais segura e confiante, baseada em dados reais e estatísticas precisas sobre as pessoas.
A Transformação Digital no RH é algo robusto, que envolve muito mais do que a adoção deste ou daquele software. Trata-se de uma mudança estrutural, que abarca novos processos, uma nova cultura e uma nova forma de ver e fazer a Gestão de Pessoas. Acima de tudo, ela é a estrada que leva a empresa adiante, seguindo o ritmo de inovações do mercado.
Se você gostou do conteúdo e quer acompanhar todas as novidades relacionadas à Gestão de Pessoas nas organizações, não deixe de conhecer o RH Portal!