Veja 7 inspirações para happy hour virtual na sua empresa

Aquela conversa com os colegas do trabalho na mesa do bar, com música ao vivo, no começo da noite de uma sexta-feira, está com os dias contados em razão do crescimento do trabalho remoto e equipes espalhadas pelo Brasil. Mas isso não quer dizer que você não possa se divertir mesmo a distância. Por isso, confira inspirações de happy hour virtual para colocar em prática e melhorar o convívio com as pessoas do seu time. 

Muitas empresas nasceram remotas, como é o caso da Coodesh, mas milhares delas adotaram o home office das equipes após a pandemia da Covid-19, que estabeleceu o isolamento social e a quarentena no começo de 2020. 

Para se ter uma ideia, 46% das empresas nacionais implantaram o trabalho remoto, segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA). Portanto, milhares de trabalhadores(as) tiveram que se adaptar a esse modelo de trabalho. 

Sobretudo, o home office trouxe um desafio a mais: como manter o convívio das pessoas do time sem os encontros presenciais? Afinal, somos seres sociais e precisamos estar conectados. 

Para manter o engajamento, os RHs criaram estratégias com inspirações para happy hour virtual. Tanto que o termo “happy hour virtual” teve um crescimento de 650% nas buscas realizadas no Google nos últimos 12 meses, segundo o Google Trends. 

Sendo assim, acompanhe a seguir nossas dicas de confraternização a distância. 

1. Planeje o happy hour virtual 

Que tal reunir um grupo do RH para planejar um cronograma de happy hours corporativos e totalmente remotos? 

A confraternização pode ter dias certos, tempo de execução (sem precisar ser tão rígido) e até orçamento. Pode haver sorteio de brindes, envio de kits e até mesmo a compra de aperitivos. 

Lembre-se que sempre haverá aquele(a) mais atrasado(a) que entrará na sala após o início e ainda os mais festeiros, que serão os últimos a saírem da videoconferência. 

2. Escolha a plataforma virtual 

Como você colocará em prática as inspirações para happy hour virtual? Um passo importante é escolher a plataforma. 

Isso porque é preciso se certificar de que todos têm condições de acesso. Para isso, são mais utilizados o Zoom, Google Meet, Hangouts, Facebook, Instagram, Skype, Microsoft Teams, entre outros. 

3. Aproveite as datas temáticas 

Entre as inspirações para happy hour virtual estão as datas temáticas. Que tal comemorar a Páscoa em equipe, fazer um arraiá virtual ou ainda uma festa virtual de fim de ano? Outra dica é aproveitar o calendário de aniversários do mês para festejar a passagem de anos dos colegas. 

Mas a sua empresa também pode aproveitar as datas que carregam um simbolismo, como Dia Internacional da Mulher (08 de março) ou Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (28 de junho), para promover uma rodada de discussão. 

SAIBA MAIS: Conheça boas práticas de onboarding remoto

4. Incentive o consumo de petiscos 

Para não parecer que você está naquela reunião de trabalho, incentive os colegas a preparar ou encomendar alguma comidinha ou consumir uma bebida. Enfim, será mais fácil se descontrair. 

5. Receita em tempo real 

Outra das nossas inspirações para happy hour virtual é a receita em tempo real. Que tal marcar uma chamada por vídeo em que todos possam desenvolver a mesma receita? Pode ser algo simples, como um bolo de caixinha, ou um prato mais sofisticado, a critério da equipe. 

Assim, a tela pode ficar diretamente na cozinha mostrando o passo a passo do preparo. Enquanto esperam o tempo de cozimento, os colegas de trabalho podem conversar sobre assuntos aleatórios. 

6. Jogue on-line 

O seu happy hour virtual também poderá contar com momentos para os games on-line, o que acha? Entre eles estão o StopotS, que é a versão virtual do antigo jogo de Stop. Ou ainda o Gartic, em que a equipe tem que adivinhar o desenho feito pelo outro. Mas há também o Uno On-line, que é igual ao jogo físico, mas adaptado às telas dos smartphones. E, então, você conhece mais alguns?  

7. Show exclusivo 

E a última dica é a realização de um show exclusivo, em uma daquelas confraternizações de fim de ano. Afinal, há cantores que cobram cachês mais modestos e que podem contar com um repertório que chame a atenção de todos. 

Ações favorecem o employer branding 

O RH pode estar focado na descontração das pessoas dos mais diferentes setores da empresa. Entretanto, as ações acabam repercutindo também positivamente no employer branding da organização. 

Afinal de contas, o termo, que está relacionado à gestão da marca empregadora, reúne uma série de estratégias que fazem o público interno sentir-se bem e satisfeito dentro da empresa. 

Como consequência, os(as) profissionais se sentirão mais engajados e à vontade para propor novas ideias, participar dos projetos de outros setores e aumentar o seu próprio networking interno. 

Isso sem falar na percepção positiva no público externo ao divulgar o happy hour virtual nas redes sociais da empresa, bem como por parte de cada funcionário(a). 

E, como sabemos, o employer branding tem um forte apelo nos processos de recrutamento, já que as pessoas candidatas costumam tomar suas decisões não apenas movidas pelo salário, mas pelo clima organizacional. 

Nesse sentido, a pesquisa da Randstad mostrou que 94% dos brasileiros acompanham a reputação das empresas. E, pelo menos, 61% deles afirmam que a cultura da organização é mais importante que a faixa salarial. 

Conclusão 

Você acabou de ler sobre inspirações para happy hour virtual que são simples e não exigem um grande esforço ou orçamento. Basta apenas a dedicação de todos da equipe de RH e de Endomarketing da organização para que as confraternizações façam sucesso na equipe. 

Além disso, os resultados podem ser percebidos no melhor engajamento dos profissionais do seu time e até no recrutamento de novos talentos. 

E por falar em recrutamento, uma dica final que trazemos é a página de recrutadores(as) de profissionais de tecnologia da Coodesh. 

Cadastre-se agora mesmo e comece com o plano gratuito a avaliar e recrutar desenvolvedores remotos para a sua empresa.

O que é Rest?

Transformação Digital no RH: entenda a sua importância