Talent Success: a contribuição para o RH Estratégico

Criar uma boa equipe de trabalho é quase como montar um time esportivo. Os jogadores com alta performance servem de estímulo para os colegas. E para despertar esses perfis “matadores”, o RH Estratégico conta com os serviços do especialista em Talent Success. Descubra porque essa função é tão importante no atual cenário e porque vale a pena investir nesta carreira.

As pessoas que trabalham em uma empresa são o principal investimento do empreendedor. Isso porque elas estão diretamente envolvidas com o sucesso nos resultados. Portanto, comprometimento, engajamento e motivação pessoal para crescer são atributos cada vez mais buscados.

E quando o RH se mobiliza para pensar estrategicamente em cada colaborador(a), os talentos são lapidados e se consegue atingir um time forte, pronto para vencer os desafios do mercado.

Mas afinal, o que é RH Estratégico?

O RH Estratégico é o contrário do RH jurássico, ou seja, aquele que está focado apenas na parte burocrática que inclui documentação, pagamento e contratos.

Na prática, o RH Estratégico direciona suas ações para atrair e reter talentos com o objetivo de melhorar os resultados da empresa como um todo.

Nesse sentido, a pessoa especialista em Talent Success tem um papel fundamental. Isso porque, juntamente com outros profissionais do RH, ela tem o papel de planejar bem as contratações, acompanhar planos de carreira e aplicação de incentivos a fim de reter os talentos.

E porque é tão importante desenvolver talentos na empresa?

Pode-se imaginar que quando uma empresa tem os melhores talentos do segmento, equivale dizer que ela tem equipamentos de ponta na sua linha de produção. Afinal de contas, os resultados são crescentes, mesmo considerando que estamos falando sobre humanos e que estão sujeitos a erros operacionais.

Mas para se ter uma ideia mais clara desse potencial, a LSA Global (empresa de consultoria e treinamento de negócios) identificou que a gestão de talentos repercute no faturamento. Veja:

  • empresas com gestão de talentos crescem 58% mais rápido;
  • organizações com essa preocupação são 72% mais lucrativas.

Sendo assim, o Talent Success é um(a) profissional estratégico dentro da empresa. Não é à toa que as pessoas estão se dedicando a esta carreira.

Mas, certamente, somente a gestão de talentos orquestrada pelo RH Estratégico não alcança resultados positivos sozinha. A mesma empresa de consultoria – LSA Global – identificou que outros elementos são ainda mais importantes. Confira o resumo de um levantamento feito pelos consultores.

  • o talento é responsável por 29% da diferença entre empresas de alto e de baixo desempenho;
  • a clareza estratégica é responsável por 31%, ou seja, a empresa deve saber onde e como vencer;
  • já a cultura – como as coisas são feitas no dia a dia – responde por 40% do sucesso (ou fracasso) da organização.

Já um estudo realizado em 2007 pelo Hackett Group identificou que as empresas que priorizam o talento dos(as) colaboradores(as) faturam 15% a mais que os seus concorrentes que não adotam a mesma prática.

Nesse contexto, é importante conhecer mais a fundo as responsabilidades e skills de um(a) profissional de Talent Success.

Então, qual é o papel de um Talent Success?

O objetivo do Talent Success é fazer com que todos ganhem

O(a) profissional de Talent Success atua diretamente com os colaboradores, mas também pode participar do processo de recrutamento juntamente com os colegas do RH, como o(a) especialista em Candidate Experience. Portanto, veja algumas responsabilidades comuns a este(a) profissional:  

  • acompanhar a jornada de cada talento dentro da empresa;
  • monitorar o crescimento profissional através de estatísticas levantadas em programas de avaliação e autoavaliação;
  • definir e alinhar metas de crescimento profissional;
  • acompanhar o desenvolvimento do plano de carreiras;
  • contribuir com o processo de recrutamento;
  • participar das reuniões e projetos do RH Estratégico;
  • redesenhar projetos e propor novas soluções visando o crescimento dos colaboradores;
  • verificar a retenção de talentos, bem como a taxa de turnover da empresa.

Como você viu, o(a) especialista em Talent Success precisa desenvolver suas próprias habilidades para também ajudar a despertar as skills dos seus colegas de trabalho.

Habilidades

  • formação na área de RH, Marketing, Administração ou Psicologia, por exemplo;
  • visão analítica;
  • foco e disciplina para coordenar a agenda de trabalho;
  • pleno entendimento da cultura da espera;
  • visão clara dos objetivos, missão, visão e valores da empresa.

Sendo assim, o(a) profissional precisa acima de tudo se colocar no lugar do outro a fim de entender como a pessoa colaboradora pode ser melhor aproveitada, seja numa função executora ou mais analítica.

Remuneração

O(a) especialista em Talent Success é uma das pessoas atuantes no RH, porém ocupa um cargo estratégico e, nesse sentido, pode ter uma remuneração mais atrativa que os colegas.

No mínimo, a área de gestão de Recursos Humanos tem uma remuneração mensal média de R$ 3.580,37 mensais no Brasil, segundo os dados calculados pelo CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregado) com base em 5 mil rendimentos pagos no ano de 2019.

Conclusão

Como você percebeu, o Talent Success é uma peça importante do RH Tech e Estratégico, pois ajuda a elevar a performance dos(as) profissionais. Ao considerar que o mercado está cada vez mais competitivo, é fundamental alcançar todo o potencial dos(as) colaboradores(as).

Sem contar o ganho no contexto da visão humanizada do RH, já que as empresas conhecem os benefícios de ter profissionais realizados e felizes fazendo parte do time.

Agora que você chegou até o fim do artigo, que tal continuar acompanhando as nossas publicações sobre outras áreas do RH Tech?

Aproveite e conheça melhor nossa plataforma. Somos a Coodesh, uma empresa especialista em recrutamento tech para empresas e startups do Brasil e do exterior.

Você pode divulgar as vagas da sua empresa, pois elas serão anunciadas em diversos canais para atrair o talento esperado. Saiba mais clicando aqui.

O que são testes unitários?

Analista de Diversidade e Inclusão: saiba tudo sobre a carreira