O que é Zig?

o que é zig

Afinal, o que é Zig? Neste conteúdo do Dicionário Tech, você verá o que é esta linguagem que vem crescendo desde a sua criação, em meados de 2015. Além disso, saberá porque ela vem sendo uma boa opção para o desenvolvedor que deseja substituir a linguagem C. Confira! 

Basicamente, Zig tem chamado a atenção porque sua comunidade é crescente. Recentemente, ela entrou na lista dos 50+ do Índice TIOBE, que mede a popularidade dos principais idiomas de programação. No mês de abril de 2023, por exemplo, ela ficou em 46º lugar no ranking geral. 

Mas o que chama atenção nesta linguagem? O que levaria o desenvolvedor a aprendê-la, e a empresa a utilizá-la? Saiba mais a seguir. 

Definição 

Como foi falado acima, Zig é uma linguagem de programação criada com o propósito de substituir a linguagem C. Ela é mais simples e fácil, além disso, tem uma sintaxe mais enxuta. 

Seu desempenho também é aprovado pelos DEVs que a utilizam. Em síntese, ela é imperativa, estaticamente tipada e compilada. 

Seu objetivo é ser pragmática, oferecendo funcionalidades melhores que as adotadas com os códigos escritos em C. Por isso, ela traz uma série de mudanças estilísticas em relação à concorrente. Além disso, ela tem um compilador em C e em C++ podendo ser usada com as duas linguagens. 

Mas, por vezes, ela também é vista como um clone da linguagem Rust, pois ela começou a ganhar mercado no mesmo período que outras tecnologias, além de Rust, como Go, Carbon e Nim. 

Veja links importantes: 

Site oficial 

Documentação 

História 

A linguagem Zig foi criada por Andrew Kelley. Segundo ele, a criação se deu em um projeto pessoal. Neste link, o próprio desenvolvedor explica os detalhes da linguagem.

Quando ele a desenvolveu, ele pensou em criar uma alternativa às linguagens mais complexas que usavam muitos recursos, como funções, tipos e outros elementos que eram destinados a softwares mais complexos. Portanto, Zig é mais minimalista no que se refere à quantidade de recursos. 

Vantagens 

Entre as vantagens dessa linguagem estão simplicidade, facilidade, segurança e prevenção de erros. 

A linguagem C, por exemplo, permite comportamento indefinido que pode abrir brechas para vulnerabilidades. Já Zig é mais seguro e menos propenso a erros. 

Quem é desenvolvedor iniciante encontra a vantagem de aprender uma tecnologia com uma sintaxe mais clara e fácil de entender. 

Como ela é compatível com outras linguagens, ela pode ser incorporada em projetos que já estão em execução. 

A flexibilidade é outro ponto alto do idioma. Ele pode ser usado em aplicações de vários sistemas, como Linux, macOS, Android e Windows. 

Zig também conta com a inferência de tipos. Isso possibilita que o DEV escreva o código sem precisar declarar o tipo de cada variável. Há ainda o sistema de gerenciamento de memória mais seguro, auxiliando na prevenção de problemas de memória. 

Conclusão 

Você viu o que é Zig e como as vantagens dessa linguagem podem ser bem aproveitadas pelos desenvolvedores. Com isso, a popularidade pode aumentar nos próximos anos nos projetos. 

Aproveite agora para conhecer outros termos explicados no Dicionário Tech e fazer o seu cadastro como developer na Coodesh. Na plataforma, você encontra oportunidades de emprego anunciadas por empresas parceiras e ainda testes técnicos para validar seus conhecimentos. 

cultura de feedback

Como implementar uma cultura de feedback eficaz para reter desenvolvedores?

retenção de desenvolvedor sênior

Retenção de desenvolvedor sênior: investir na equipe traz resultados a longo prazo