Conheça os benefícios do mapeamento de habilidades em times de TI

mapeamento de habilidades

Você tem um time de desenvolvedores, programadores e outros profissionais de TI (Tecnologia da Informação) na sua empresa? Se sim, você precisa conhecer os principais benefícios do mapeamento de habilidades para aumentar a retenção, promover a eficiência e melhorar a experiência de talentos e de clientes. 

Ao mapear as habilidades dos seus colaboradores você saberá, com precisão, quais treinamentos devem ser aplicados, como deverá ser a jornada de desenvolvimento de cada profissional dentro da sua empresa e como está o nível qualitativo da equipe. 

Essas informações servirão de base para você traçar estratégias mais assertivas de crescimento do time e da empresa como um todo. Aliás, as ações irão se refletir no cumprimento das suas OKRs e planos de crescimento do negócio. Isso porque os talentos são responsáveis, em boa parte, pelo sucesso da marca.  

Como identificar as habilidades dos talentos tech? 

Na maioria das empresas, o RH assume os programas de capacitação internos. Mas para executar as ações, é preciso conhecer o perfil de cada colaborador. 

Para conhecer melhor o perfil de cada talento tech, é preciso testá-lo. Embora a checagem das habilidades já tenha sido feita na fase do recrutamento e seleção, é preciso monitorar as skills dos colaboradores de tempos em tempos. 

Isso ocorre porque a tecnologia evolui muito rapidamente. Portanto, a habilidade que um talento tinha há dois anos, por exemplo, já pode estar defasada. Dessa maneira, é preciso repetir os testes de avaliação técnica. 

Assim, se obtém um diagnóstico das habilidades de cada profissional e da equipe de maneira geral. Então, como começar? 

Em primeiro lugar, é preciso fazer um planejamento. Afinal, é necessário saber quais modelos de testes aplicar, se eles serão feitos pelas lideranças técnicas da empresa ou se será contratada uma plataforma externa. 

Dentro desse planejamento, é importante constar orçamentos, número de profissionais a serem avaliados, prazos de execução etc. Com todos os dados em mãos, é hora de aplicar os exames. 

Entre os modelos de testes, os mais usuais são: 

  • Autoavaliação: o próprio funcionário atribui uma nota aos seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas. No caso de desenvolvedores e programadores, eles podem indicar o nível de conhecimento em determinadas stacks. 
  • Avaliação: a avaliação pode ser feita em formato de 90º (quando apenas o líder avalia), 180º (quando líder e talento avaliam) e 360º (quando líder, liderado e par são avaliados). 
  • Testes técnicos: os profissionais de TI podem ser convidados a fazer testes técnicos que apurem as suas habilidades. Nesse sentido, é possível contratar uma plataforma de assessment ou delegar essa atividade à liderança do time técnico. 

LEIA TAMBÉM 

O que é LMS e quais as suas vantagens?

Quais os benefícios do mapeamento de habilidades? 

Benefícios do mapeamento de habilidades: afinal, o que a sua empresa tem a ver com isso? Basicamente, o mapeamento das skills ajuda a construir planos de desenvolvimento mais focados em gaps de habilidades. E, por sua vez, os treinamentos ajudam a reter os talentos na sua empresa. Porém, há outras vantagens. Veja a seguir. 

Otimização de alocação de recursos humanos

Após identificar as skills de cada colaborador, você pode concentrar as tarefas conforme o talento de cada funcionário. Isso garante uma alocação de recursos humanos mais eficiente. Assim, os programadores e desenvolvedores com domínio de IA (Inteligência Artificial), por exemplo, podem assumir projetos nesta área. 

Melhoria da produtividade 

Ao atribuir tarefas de acordo com as habilidades individuais dos desenvolvedores, o mapeamento de habilidades ajuda a maximizar a produtividade, pois os membros da equipe podem trabalhar em áreas em que são mais proficientes e experientes. Assim, as tarefas podem ser concluídas em menos tempo, com a qualidade que o seu cliente merece. 

Redução de erros e retrabalho

Ao garantir que os desenvolvedores sejam designados para projetos compatíveis com suas habilidades, o mapeamento de skills ajuda a reduzir erros e retrabalho, uma vez que os profissionais estão trabalhando em áreas em que possuem maior conhecimento e expertise. Dessa forma, evita-se atrasos e o desgaste natural ao ter que refazer tarefas. 

Aumento da satisfação dos funcionários

Ao levar em consideração as habilidades individuais dos desenvolvedores e atribuir projetos adequados, as empresas podem promover a satisfação dos funcionários, pois eles se sentirão valorizados e envolvidos em trabalhos que se alinham às suas competências. A tendência, portanto, é a redução da taxa de turnover que desestabiliza as equipes. 

SAIBA MAIS 

Educação corporativa: conheça tendências para o futuro da aprendizagem

Desenvolvimento profissional direcionado

Com o mapeamento de habilidades, as empresas podem identificar lacunas de competências e desenvolver programas de treinamento personalizados para seus desenvolvedores, permitindo que eles aprimorem suas habilidades específicas e acompanhem as demandas do mercado. Assim, os benefícios se estendem à empresa e aos funcionários. 

Melhoria da qualidade do produto

Ao atribuir desenvolvedores com as habilidades certas para cada projeto, as empresas têm mais chances de entregar um produto de maior qualidade, pois os profissionais estarão trabalhando em suas áreas de expertise, aplicando suas melhores práticas e conhecimentos especializados. Com isso, reduzem-se as chances de bugs, de queixas de clientes e, paralelamente, aumenta-se o engajamento do talento. 

Tomada de decisão embasada

O mapeamento de habilidades fornece às empresas dados concretos sobre as competências de seus desenvolvedores, o que ajuda na tomada de decisões estratégicas, como contratação, formação de equipes, identificação de líderes técnicos e planejamento de sucessão. Em suma, o RH não age “no escuro”, mas sim pautado em indicadores de skills e desempenho. 

Conclusão 

Os benefícios do mapeamento de habilidades devem nortear as ações do RH, principalmente para os gestores que ainda não começaram as suas ações de desenvolvimento e retenção de talentos. 

E agora, um recado especial para você que deseja avaliar profissionais como programadores e desenvolvedores. O Coodesh Skills é uma ferramenta digital de autoavaliação de profissionais de tecnologia. 

O processo é 100% automatizado e possibilita acompanhar a evolução do profissional. Os dados das autoavaliações anteriores ficam armazenados no sistema e permitem um retrato melhor do perfil do colaborador. 

Deseja conhecer a plataforma e ter acesso a um caminho mais rápido e fácil para o mapeamento de habilidades dos seus desenvolvedores? Peça uma demonstração.

o que é NoSQL

O que é NoSQL?

teste de código on-line

Teste de código on-line: uma abordagem estratégica para avaliar desenvolvedores