O que fazer para engajar equipes remotas na área tech?

O trabalho remoto ganhou novo fôlego na pandemia da Covid-19. Mas mesmo com a redução dos casos da doença, com a imunização dos(as) trabalhadores(as), muitas empresas resolveram manter o home office. No entanto, uma das consequências é o risco na queda do engajamento. Por isso, o desafio das lideranças é manter as equipes remotas engajadas e motivadas. Como fazer isso? 

A resposta pode ser simples. Na verdade, ela se divide em uma série de dicas que prometem aumentar o engajamento no time. Mas, acima de tudo, é importante considerar o perfil de cada empresa. 

Afinal, cada uma tem sua cultura. Porém, não custa nada colocar o assunto em pauta nas reuniões do RH para formar um time engajado e disposto a encarar os desafios. 

Por essa razão, preparamos este artigo para você que está buscando mais informações sobre equipes remotas engajadas e motivadas. 

O que é engajamento nas equipes remotas? 

Uma pessoa engajada na empresa é aquela que trabalha feliz, que está alinhada aos propósitos da organização, que se sente motivada para encarar novos desafios e para cumprir metas. 

Se no trabalho presencial, onde as pessoas trabalham lado a lado, conversam e se conhecem mais profundamente, o engajamento já é um desafio, quanto mais nas equipes remotas. 

Nesse sentido, uma pesquisa do relatório State of the Global Workplace mostrou que apenas 15% das pessoas colaboradoras estão engajadas no trabalho. A maioria, portanto, sente-se alheia segundo os indicativos da pesquisa. 

Nesse sentido, as lideranças têm se movimentado para engajar os seus times. As corporações estão cada vez mais preocupadas com uma política mais robusta de atrativos, benefícios, planos de carreira e muito mais. 

Aliás, o foco no engajamento inicia-se no processo de recrutamento. As entrevistas e dinâmicas de fit cultural já indicam esse viés. Ou seja, os RHs estão em busca de pessoas engajadas para fazerem parte dos seus times. 

Até porque, no final das contas, o engajamento atrai resultados positivos para a organização. Um relatório da empresa Gallup, por exemplo, mostrou que empresas com equipes engajadas apresentaram 21% de aumento em produtividade e 22% de crescimento em lucratividade.

Como promover o engajamento nas equipes remotas? 

Existem muitas situações de equipes remotas na área de tecnologia: times que nasceram remotos, que eram presenciais e agora estão no home office e ainda as equipes do trabalho híbrido, que ora estão na empresa e ora em casa. 

Mas, de modo geral, a meta é a mesma: colocar todas as pessoas na mesma “página”, com o mesmo propósito, objetivos e anseios. 

Nesse sentido, existem muitas orientações repassadas por especialistas em gestão para melhorar esse alinhamento. Acompanhe a seguir algumas dicas que separamos para você. 

Crie um ambiente acolhedor 

Mesmo que a distância, a equipe pode ser mais engajada com um ambiente acolhedor. Por isso, vale a pena manter as conversas diárias, seja em dailys por videoconferência, por troca de mensagens pelos aplicativos de conversa e ainda por e-mails.  

Controle a ansiedade na comunicação assíncrona 

É comum que, ao mandarmos uma mensagem, esperamos uma resposta imediata. Mas lembre-se que a comunicação assíncrona está relacionada às equipes remotas. Dessa forma, controle a ansiedade e aguarde o retorno da sua mensagem, sem que com isso você reduza a produtividade, pois é possível tocar outros projetos enquanto você está dependendo de uma determinada resposta. 

Priorize a comunicação 

Independentemente de a resposta chegar rápido ou demorar algumas horas, é fundamental manter um canal aberto de comunicação com o gestor ou outras pessoas da equipe. Sem a proximidade física do trabalho presencial, é preciso mostrar-se sempre disponível, seja em videoconferência, áudios ou textos. Mas, é claro, dentro dos limites do bom senso. E uma dica bônus é: sempre que o assunto for mais delicado, procure conversar em tempo real para evitar as interpretações inadequadas em textos. Portanto, a chamada por vídeo é ideal. 

Possibilite boas condições de trabalho 

Muitas empresas que mantinham equipes presenciais e migraram para o trabalho remoto fizeram acordos com os(as) funcionários(as) para levar os equipamentos da empresa para casa, como notebooks e smartphones corporativos. Outras ainda preferem oferecer auxílio home office para ajudar no pagamento de um plano de internet melhorado. Nesse sentido, é importante conversar com o seu time para verificar qual é a principal necessidade da equipe e buscar soluções para atender as demandas. 

Como gerenciar o trabalho a distância? 

Existem muitas plataformas de gerenciamento de trabalho em equipe que podem ser bastante úteis nas equipes remotas para reduzir ruídos na comunicação bem como aumentar o engajamento. 

Confira algumas dessas ferramentas mais comuns na sequência. 

G Suite: a plataforma também pode oferecer condições para uma boa integração em equipes remotas. Ela inclui endereço de e-mail, espaço de armazenamento no Google Drive e os aplicativos Docs, Sheets e Slides. Ainda é possível fazer uma videoconferência no Hangouts Meet. 

Microsoft Teams: é uma plataforma da Microsoft que contém funcionalidades que vão do bate-papo a conferências e armazenamento de arquivos. Ela foi lançada em 2016 e é interessante por integrar as pessoas e os conteúdos produzidos.

Slack: a proposta do Slack é substituir o e-mail dentro das empresas. Portanto, a comunicação corporativa pode ficar concentrada no Slack, que possibilita comandos ágeis, integrações e uma boa interação na comunicação em equipe ou individual. 

Trello: a sua estrutura é baseada no método Kanban, com a divisão de tarefas a fazer, fazendo e feitas. A própria interface intuitiva da plataforma possibilita uma boa visualização das atividades. Além disso, é gratuita e possui várias funcionalidades. 

Como ‘quebrar o gelo’ nas equipes remotas? 

É muito normal que as equipes tech trabalhem remotamente. Além disso, a autonomia e o autogerenciamento é uma característica dos times de tecnologia. 

Sendo assim, para quebrar o gelo e promover mais interação e engajamento, é importante promover algumas iniciativas simples, mas que podem surtir efeito. Veja algumas inspirações. 

Happy hour: além das reuniões formais, você pode criar happy hours remotos em datas especiais, como aniversários, festa junina, Halloween, Dia da Mulher, Dia do Orgulho LGBTQIA+, entre outros. 

Lista de desejos: para envolver a equipe, você pode criar uma lista de desejos para circular no canal de comunicação interno. Assim, é possível conhecer os objetivos, visões e expectativas dos(as) companheiros(as) de trabalho. 

Dicas de filmes e séries: outra forma de manter o engajamento interno é trocar dicas de filmes e séries. Você pode criar um grupo específico e atualizá-lo conforme os lançamentos e experiências da equipe. E sem spoiler!

Fotos do home office: uma boa maneira de conhecer os colegas é trocar fotos sobre a mesa de trabalho: organizada ou nem tanto? Cheia de coisas ou o com o mínimo possível? Com uma xícara de café ou de chá como companheira? Afinal, é uma maneira divertida de conhecer melhor os(as) colegas. 

Playlists: o que as pessoas do seu time ouvem enquanto trabalham? Muitos preferem o silêncio, mas outros produzem melhor ouvindo música. Essa também é uma boa forma de ‘quebrar o gelo’ na equipe. 

Conclusão 

As equipes de tecnologia ampliaram o trabalho remoto, especialmente porque são raras as vezes em que é preciso desenvolver um trabalho presencialmente. 

Nesse sentido, principalmente após a pandemia, muitas startups migraram para o trabalho remoto. Desse modo, uma preocupação que surgiu entre as lideranças foi o engajamento dos(as) funcionários(as). 

Então, muitas práticas vêm sendo adotadas para impedir que o engajamento e, consequentemente a motivação, caiam com o trabalho a distância. 

Contudo, o ideal é conhecer a equipe e a cultura da empresa para encontrar soluções personalizadas para os times remotos. 

E, então, agora que você chegou ao fim deste conteúdo, que tal conhecer melhor a Coodesh? Atuamos na área de recrutamento tech e conectamos empresas e DEVs. Portanto, acesse a nossa plataforma e conheça as nossas soluções.

Como controlar a jornada no home office?

O que é SSL?