Você já ouviu falar sobre o Project Challenge? Ele é uma das possibilidades – e talvez umas das mais abrangentes – para se avaliar um desenvolvedor. Vamos falar sobre essa modalidade de testes neste artigo.
Avaliar um DEV, ao contrário de outras profissões, vai além de olhar o currículo e fazer uma entrevista. Você precisa entender a fundo se a pessoa está realmente no nível que apresentou no currículo e se está preparada para exercer as funções do cargo o qual se candidatou.
Por exemplo, se há um candidato que coda em C#, ele precisa saber sobre Programação Orientada a Objetos (POO), .NET Core, Git e banco de dados SQL. Além, claro, de possuir habilidades comportamentais, como proatividade, autodidatismo e pensamento crítico.
E não necessariamente o candidato vai descrever que trabalhou com cada uma dessas tecnologias ou que possui as habilidades em seu currículo ou LinkedIn.
Dessa forma, uma ótima opção para avaliar desenvolvedores é aplicar testes de código para conhecer a fundo suas habilidades e competências.
O que é Project Challenge e como ele é aplicado?
A partir dos desafios técnicos, conseguimos avaliar os candidatos de forma imparcial e levando em conta apenas seus conhecimentos na stack (e não o tempo de atuação na área, formação e senioridade, por exemplo).
O Project Challenge é um tipo de teste onde a pessoa desenvolvedora cria um projeto do zero, com a linguagem e as ferramentas que costuma usar e que estão alinhadas com os requisitos da vaga.
O desafio de projeto é um das melhores opções de avaliação para developers iniciantes, principalmente pelo ponto citado acima sobre avaliar um candidato considerando suas habilidades e competências técnicas.
A aplicação e correção do teste são realizadas sob demanda e conduzidas pela própria equipe da Coodesh, de forma manual, sendo uma opção disponível nos planos pagos do produto Coodesh Assessment.
Principais tópicos do Project Challenge
São projetos de Back-end, Front-end ou Full-stack onde o desafiado consegue mostrar todo seu conhecimento e capacidade de execução. E apesar de ser mais demorado que outros tipos de teste, o Project Challenge é a opção mais assertiva. Ele contém tópicos que envolvem:
- Boas práticas de codificação;
- Habilidade de executar e entregar o código;
- Conhecimento da linguagem e frameworks;
- Capacidade analítica;
- Lógica de programação.
Geralmente, o projeto pode ser implementado em diversas linguagens a partir da mesma descrição, exceto se houver requisitos para ser desenvolvido com determinada stack.
Nesse tipo de teste, se faz muito importante a presença de um tech recruiter, principalmente para manter os candidatos engajados no processo e direcionar, da melhor forma, o feedback.
LEIA MAIS
Exemplos de Project Challenge
Dentro da Coodesh, possuímos Project Challenge para Front-end, Back-end, Full-stack, Mobile, QA, Data Science, Design, DevOps e alguns testes gerais para outras áreas.
Eles também são divididos em duas subcategorias: “Todas as linguagens” ou aqueles com especificação de linguagem.
Você pode conferir o escopo de um Project Challenge através desse link.
Outras opções de avaliação de desenvolvedores
Outras alternativas para avaliação de DEVs são o Fast Challenge e o Coding Challenge. Veja a seguir um breve resumo de cada um deles.
Fast Challenge
O Fast Challenge, como o próprio nome já indica, é um desafio rápido que os developers respondem dentro da linguagem que trabalham e avaliam conceitos teóricos e práticos.
Ele possui 20 perguntas que levam, em média, de 15 a 20 minutos para serem respondidas. Após a finalização do teste, o candidato recebe uma certificação caso obtenha mais de 75% de acertos.
O seu funcionamento é bem simples, possuindo perguntas diretas, com respostas de múltipla escolha e correção automática realizada pela Coodesh.
Um dos pontos mais positivos do Fast Challenge é que o candidato responde uma única vez ao teste e ele vale para todas as vagas da mesma linguagem.
Dessa forma, o processo seletivo fica bem menos cansativo para os DEVs, possibilitando maior engajamento e reduzindo o número de desistências. Veja a seguir as tecnologias validadas no Fast Challenge:
Coding Challenge
O Coding Challenge é uma versão reduzida do Project Challenge, tendo duração de 15 minutos a 1 hora. Nele, a pessoa candidata precisa desenvolver um código-fonte dentro dos requisitos apresentados nas instruções.
Ele avalia as skills do talento e possui correção imediata e automática em diversas linguagens de programação, tais como: Ruby, Javascript, PHP, C# e Java.
A tela do Coding Challenge possui a descrição do código que deve ser criado, o editor de código e os casos de teste, havendo alguns visíveis e outros ocultos.
Conclusão
Como você viu, a testagem de profissionais tech se faz necessária para que sua contratação seja bem-sucedida e mais confiável. Com a avaliação, você conseguirá um recrutamento mais assertivo, com foco nas hard skills do candidato.
Crie seu perfil e cadastre sua empresa na plataforma Coodesh.com e comece a contratar talentos validados com mais praticidade e segurança agora mesmo.