O que é Play Framework no desenvolvimento web? Entenda neste conteúdo apresentado pelo Dicionário Tech mais esse termo usado pelos desenvolvedores.
Basicamente, Play Framework é uma aplicação web de código aberto que segue o padrão MVC (Model, View e Controller). Enfim, ele é escrito em Scala e pode ser utilizado em Java ou em outras linguagens compiladas para bytecode JVM (Java Virtual Machine).
Usado por empresas e plataformas do mundo todo, como Walmart e LinkedIn, essa ferramenta é muito requisitada pelas startups. O motivo é a rapidez que ela proporciona no desenvolvimento de aplicações. Assim, o dia do desenvolvedor torna-se mais produtivo.
Confira mais detalhes na sequência deste resumo do que é Play Framework.
Simplicidade e agilidade
O Play Framework foi construído com base em dois conceitos importantes:
- Convention Over Configuration: é um modelo de desenvolvimento de software que busca diminuir o número de decisões que os desenvolvedores precisam tomar.
- Kiss (Keep It Simple, Stupid!): é um princípio de design que afirma que as aplicações devem ser tão simples quanto possível.
Sendo assim, se o desenvolvedor seguir todos os passos disponibilizados pelo framework, a própria ferramenta irá conduzir as ações a serem tomadas.
Isso reduz a necessidade de o desenvolvedor fazer configurações extras, como Annotations, XML e outros recursos de metadados. O resultado é a otimização de tempo do desenvolvedor.
Criação e inspirações
O desenvolvedor Guillaume Bort criou o Play Framework em meados de 2007. Na época, ele trabalhava na Zenexity, hoje Zengularity SA.
Os primeiros lançamentos já não estão mais disponíveis, mas o que se sabe é que ele continua recebendo atualizações e sendo requisitado nas vagas de emprego para desenvolvedores web.
O framework se inspirou em outras tecnologias, como ASP.NET MVC, Django e Ruby on Rails. Portanto, se o desenvolvedor já está familiarizado com essas stacks, pode ter mais facilidade para aprender Play Framework. Mais informações estão no site da tecnologia.
Scala e Java
Como você viu, o Play Framework roda principalmente com Scala e Java na programação do lado back-end. Sendo assim, vamos relembrar um pouco dessas duas linguagens.
- Scala: é uma linguagem de programação estaticamente tipada e que suporta a programação orientada a objetos e a programação funcional conjuntamente. O código-fonte escrito em Escala roda em JVM e, assim, em todas as plataformas.
- Java: é uma linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida na década de 90 por James Gosling. A linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado pela JVM. É uma das linguagens mais antigas e populares.
Vantagens
Em síntese, o Play Framework é uma boa escolha e, como o próprio nome sugere, é divertido e leve para o desenvolvedor.
Isso porque ele consegue livrar o developer de uma série de configurações e arquivos de mapeamento.
Além disso, ele fornece testes integrados, integração com IDEs e outros benefícios que o profissional pode aprender a cada dia.
Conclusão
Agora que você já leu sobre o que é Play Framework, continue acompanhando os termos já mostrados no Dicionário Tech para ter ainda mais conhecimento sobre a área tech.
Se você é tech recruiter, é importante entender este e outros termos usados nas equipes de desenvolvimento. E para melhorar suas técnicas de recrutamento, aproveite para se cadastrar na plataforma Coodesh e encontrar os talentos ideais para a sua empresa.
Mas se você é desenvolvedor, amplie os seus conhecimentos e aprimore seu currículo criando o seu perfil na plataforma Coodesh para ter acesso a vagas de emprego e validar seu perfil profissional para ser encontrado pelas empresas.