Carreira de Front-end Ember.js: saiba como está o mercado na área

desenvolvedor ember

Já pensou em ser desenvolvedor Front-end Ember.js? O framework se sustenta no mercado desde 2011 e, embora não seja tão popular, é requisitado em startups que desenvolvem aplicações mais robustas. Mas será que vale a pena investir nesta carreira? 

O mundo do desenvolvimento é muito dinâmico. Portanto, você pode ser Front-end em outra especialidade, como Vue.js ou React.js, mas acabam lhe aparecendo desafios em outras tecnologias. 

Enfim, é preciso estar de mente aberta. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o Ember não morreu e ainda está muito presente nas stacks pedidas nas vagas de emprego para desenvolvedores. 

Então, aproveite para ler neste conteúdo um breve resumo do que é Ember.js e como o desenvolvedor desta carreira se posiciona hoje. 

O que é Ember.js? 

O Ember.js está para o front-end assim como o Rails está para o back-end. Os dois frameworks, aliás, guardam muitas semelhanças. A começar pelo seu criador. 

O desenvolvedor Yehuda Katz, juntamente com Tom Dale, lançou o Ember em meados de 2011. Ele é committer de projetos open-source como Rails e jQuery. Aliás, Yehuda é um defensor dos projetos de código aberto. Saiba mais sobre o seu perfil aqui

Mas, em suma, Ember.js é um framework usado em JavaScript visando garantir mais produtividade ao desenvolvedor, bem como uma aplicação mais completa. 

Ele nasceu com o propósito de ser um framework para aplicações audaciosas. Mas é preciso entender o contexto do seu surgimento. 

Como você sabe, ele foi lançado em 2011 como um dos primeiros frameworks em JavaScript. Na época o JavaScript era menos estruturado do que hoje em dia. Havia, portanto, mais dificuldade em definir padrões e respostas aos problemas comuns encontrados no desenvolvimento. 

Assim, o Ember.js surgiu para resolver um gap que existia entre os desenvolvedores mais avançados no front-end e os que ainda estavam se adaptando. 

Um dos grandes diferenciais desta tecnologia é que ela é bastante opinativa, sendo, neste ponto, muito semelhante ao Rails. Dessa forma, o desenvolvedor recebe soluções prontas para problemas pontuais e, como consequência, acaba otimizando mais seu tempo. Ao final do expediente, tem a sensação de que produziu mais do que se estivesse utilizando outro framework. 

Outro ponto importante é que o Ember é muito indicado para construir SPA (Single Page Application), que é uma das técnicas de front-end mais usadas na atualidade. 

Como ingressar na área de Front-end Ember.js? 

O desenvolvedor Ember precisa saber que a tecnologia não é recente nem popular, entretanto, vem se mantendo há mais de 10 anos e com uma comunidade ativa. As releases, aliás, são frequentes. A curva de aprendizagem não é das mais difíceis, segundo os desenvolvedores desta área. 

Mas é preciso ter conhecimento em JavaScript para começar bem. Além disso, HTML 5 e CSS 3 são bem-vindos. Quem já está acostumado com Angular, por exemplo, costuma aprender Ember mais facilmente. 

LEIA TAMBÉM

Conheça as principais características do JavaScript 

Em síntese, o desenvolvedor desta carreira deve começar sondando tudo que está no site oficial da tecnologia. A partir daí, pesquisar livros e cursos de Ember.js para ter um conhecimento mais estruturado e, assim, oferecer o conhecimento para ser aplicado nos projetos das startups e empresas que atuam com esta tecnologia. 

Como é a empregabilidade em Ember.js? 

Devido à filosofia do Ember – mais opinativo – há muitas empresas com times enxutos que preferem esta solução. Entretanto, também há big techs de olho nos profissionais do mercado porque utilizam Ember em seus projetos. 

Empresas como Linkedin, Netflix, Heroku, Microsoft, Square, Creditas, entre outras, aplicam o framework em seus projetos. Por essa razão, a oferta de vagas é constante. 

No LinkedIn há cerca de 70 vagas em aberto nesta carreira. Porém, podem haver mais oportunidades em plataformas de recrutamento de desenvolvedores, como a Coodesh. 

Sendo assim, é importante que a pessoa desenvolvedora Front-end ou Full-stack fique de olho nas oportunidades que surgem diariamente no mercado. 

Quais os perfis de desenvolvedores Ember?  

Assim como em outras áreas, o desenvolvedor Ember.js pode ser contratado como nível Júnior, Pleno ou Sênior. 

O número de anos de experiência varia entre as empresas, mas normalmente, a pessoa com um ano de experiência se encaixa como Júnior, sendo que até cinco anos de trabalhos na área já é considerada Pleno e, acima disso, é tida como Sênior. 

Sendo assim, cabe a cada tech recruiter avaliar a experiência do candidato desta área e alinhar com as expectativas da empresa. 

Faixa salarial 

O valor do salário do desenvolvedor Front-end Ember.js varia muito conforme a empresa, a região, o nível de experiência e o momento que a empresa está vivendo. 

Porém, de modo geral, ele segue a média do mercado, que vai de R$ 2.750,00 para desenvolvedor Júnior e R$ 14.530,00 para profissionais do nível Sênior. 

Para ficar por dentro dos salários pagos a desenvolvedores Front-end confira este conteúdo. 

Onde encontrar vagas de Front-end Ember.js? 

O desenvolvedor que está procurando o primeiro emprego ou uma recolocação no mercado, já sabe o caminho para encontrar a vaga dos sonhos. 

Normalmente, ele procura nas plataformas de recrutamento, nos grupos de desenvolvedores nas redes sociais e no feed do LinkedIn. Entretanto, quem está há um bom tempo sem receber alerta de vagas em suas notificações, pode ficar atento nos seguintes canais: 

Coodesh: somos uma plataforma de code assessment e de recrutamento tech. O desenvolvedor cadastra seu perfil gratuitamente e pode completar seu perfil para construir sua jornada na plataforma. O fluxo compreende teste comportamental e teste técnico, além de colocar o desenvolvedor em evidência na busca das empresas. 

Entre os diferenciais da plataforma estão o Fast Challenge (avaliação teórica das suas stacks) e o Project Challenge (projeto técnico conforme sua carreira). Tudo isso com o feedback dos especialistas da Coodesh. 

Programathor: a plataforma é exclusiva para desenvolvedores e programadores, permitindo a segmentação da busca diretamente no site. 

Hipsters.job: o desenvolvedor pode pesquisar as vagas voltadas à tecnologia por categoria, por cidade (caso queira vaga presencial) e por estado. 

Trampos.co: a plataforma oferece vários filtros para encontrar emprego na área, além de trabalhar com pacotes pagos que colocam o desenvolvedor nos primeiros lugares nas buscas das empresas que utilizam a plataforma. 

Curiosidade 

E, então, ficou interessado em ingressar no Ember.js para participar dos processos seletivos nesta carreira? 

Uma curiosidade é o mascote Tomster (que recentemente ganhou a sua irmã Zoey). O desenho, assinado por Lindsey Wilson, está presente nas ilustrações do framework, ganhando vários estilos e divertindo a comunidade. 

Conclusão 

A carreira de Front-end Ember.js pode ser uma ótima alternativa ao profissional que está buscando novos desafios no desenvolvimento. 

Tanto em grandes quanto em médias startups, o desenvolvedor Ember pode aplicar seus conhecimentos em projetos de alto desempenho. Que tal conferir outras carreiras do mundo tech no nosso blog? Aproveite também para criar seu perfil na plataforma Coodesh e começar a utilizar nossos recursos. Confira aqui.

onboarding do desenvolvedor

Entenda o onboarding do desenvolvedor na plataforma Coodesh

o que é arquitetura mvc

O que é arquitetura MVC?