Como planejar sua carreira profissional para 2022

carreira profissional em 2022

O ano de 2022 já começou. Com ele, as esperanças foram renovadas e mais 12 meses de novas oportunidades vão começar. Início do ano é momento de planejar novos objetivos, começar novas rotinas e renovar hábitos, e muita gente usa essa energia para revisar sua carreira profissional. 

Assim como em todos os setores da vida de uma pessoa, revisar e renovar planos na carreira profissional é importante para alinhá-la com seus objetivos e recalcular rotas para alcançá-los. 

Se você está nessa fase de planejar ou replanejar sua carreira profissional, chegou ao lugar certo! Este post vai apresentar inúmeras estratégias para você colocar no papel e começar a praticar suas metas e objetivos para 2022. Sua carreira é parte essencial da sua vida, por isso planejar e ir atrás dos seus objetivos é o caminho para uma vida ainda mais feliz.

Continue a leitura e comece a estruturar sua carreira profissional em 2022!

O que é carreira profissional?

O conceito de carreira profissional é bastante amplo e engloba toda a trajetória profissional de uma pessoa. Faz parte da carreira de um trabalhador: sua formação e conhecimentos específicos, experiências profissionais diversas e atividades extracurriculares que contribuíram com sua construção como profissional.

Em outras palavras, a carreira profissional diz respeito a todo o caminho que a pessoa traçou em sua vida profissional até aquele momento. Isso inclui seus passos, objetivos, conhecimento, experiências e cargos. 

Apesar de parecer algo extremamente objetivo, a carreira profissional apresenta informações bem subjetivas sobre a pessoa. Muitos especialistas consideram que a carreira profissional se trata da construção da “marca pessoal” daquela pessoa no mercado de trabalho. 

Assim, os relatos de sua trajetória profissional apresentam competências e habilidades únicas daquele trabalhador, além de demonstrar credibilidade, compromisso e reconhecimento em sua história e exercício profissional. 

Tipos de carreira

Em uma perspectiva geral, é possível traçar três tipos de carreira profissional básica: Carreira Tradicional, Acadêmica e Empreendedora. A partir deles, nas trajetórias há inúmeros desdobramentos e especificidades, porém é importante reconhecer a que nível macro você se encontra ou pretende estar. 

Teoricamente, essas tipologias se conceituam da seguinte forma: 

  • a Carreira Tradicional está relacionada a uma trajetória focada no crescimento profissional dentro de uma perspectiva linear de funções, atividades e conhecimento ou, até mesmo, em uma única organização;
  • a Carreira Acadêmica está relacionada à trajetória do trabalhador no campo da academia: docência, pesquisa e publicações;
  • já a Carreira Empreendedora engloba aqueles que escolhem trabalhar para si e construir seu próprio negócio

Qual a diferença entre carreira e profissão?

Apesar de ser uma diferença bem simples de ser entendida, é preciso que ela esteja bem clara na cabeça de todos os profissionais. Enquanto carreira diz respeito à trajetória completa do trabalhador, ao falarmos de profissão, estamos nos referindo APENAS à ocupação exercida por aquele profissional.

Assim, a profissão é definida como a função/ocupação que aquela pessoa desempenha, o que normalmente está relacionado diretamente à sua formação e curso superior ou técnico concluído. 

Como planejar ou replanejar sua carreira profissional em 2022?

Atualmente, o mercado de trabalho se encontra cada vez mais competitivo e cheio de possibilidades — carreiras, funções, formações etc. Assim, mais do que uma formação especializada bem “redondinha”, o mercado também exige que o profissional se mantenha atualizado e com uma visão global do que está acontecendo na sua área e no mundo. 

Por isso, planejar e replanejar sua carreira profissional deve ser um movimento constante de revisão e atualização da sua trajetória. Ainda, é muito importante que o profissional apresente um plano estratégico com seus objetivos e metas muito bem estruturados e que ele seja revisto e recalculado frequentemente. 

Assim, se considerarmos as demandas atuais, esse planejamento estratégico da sua carreira tem que percorrer dois caminhos principais: desenvolvimento pessoal e planejamento profissional. Ademais, esses percursos devem ser bem planejados e trazer especificações precisas e possíveis de serem concretizadas, contabilizando os imprevistos ao longo da trajetória. 

Para isso, organizamos alguns direcionamentos estratégicos para você construir seu planejamento de carreira para 2022. Confira!

Por onde começar

O primeiro passo para criar um plano de carreira para este ano que está começando é elaborar seus objetivos profissionais de curto, médio e longo prazo. Entretanto, é necessário voltar alguns passos atrás. Antes, é preciso entender a diferença entre metas e objetivos. 

Objetivos são propósitos, sua conquista final, o que você deseja alcançar. Normalmente, apresentam descrições concretas. Já as metas são os pequenos passos que são necessários para conquistar o objetivo, ou seja, pequenos “degraus” que precisam ser realizados durante o processo para se chegar no resultado que almeja. 

Então, primeiro de tudo: entenda seus objetivos, o que deseja conquistar profissionalmente para então traçar um plano de metas coerente com você e com o mercado. Tenha clareza nos seus objetivos e tente ser o mais sintético possível. 

Lembre-se que, apesar de efetivos, os objetivos podem não ser permanentes e devem ser revistos constantemente, assim como o planejamento como um todo. Então, anote seus objetivos e os classifique, em curto, médio e longo prazo. A partir daí, vamos planejar o que fazer para conquistá-los.

Quais as principais estratégias de uma carreira profissional de sucesso?

Uma carreira de sucesso está relacionada com a realização do objetivo traçado por você, ou seja, alcançar o que se deseja e o que se planeja conquistar. Dessa forma, o planejamento da sua carreira profissional vem para garantir esse sucesso. 

Como conversamos antes, a partir de agora é preciso traçar as metas a serem cumpridas nesse caminho, sempre lembrando que sua carreira depende de desenvolvimento profissional e pessoal contínuo.

Nesse sentido, para você definir sua trajetória, pensamos em algumas estratégias de planejamento. Acompanhe!

Autoconhecimento

A carreira profissional é algo fundamental para a sua construção como pessoa, assim como seu amadurecimento pessoal também é base para o profissional que você deseja ser. Por esse motivo, é preciso ter um amplo entendimento sobre quem você é e quem deseja ser, para que seu perfil e motivações guiem suas escolhas. 

Logo, saiba o que te motiva, suas dificuldades, qualidades, limitações, convicções e paixões, para assim criar uma visão estratégica dentro da sua personalidade e dos seus desejos. Conheça seu perfil comportamental e tenha claro suas potencialidades e o que deseja desenvolver. 

Análise de Mercado e Análise Profissional

Após essa análise pessoal, entenda como suas características podem ser entendidas em seu perfil profissional. Quais são seus pontos fortes e fracos e seus principais motivadores e limitadores. Somado a isso, analise o mercado em que você está inserido ou que deseja se inserir. 

Ainda, mapeie os concorrentes e os estude, conheça as características do mercado — seus problemas, lacunas, possibilidades e inovações — e esteja sempre ligado nas tendências. O ideal é fazer um organograma das demandas, compatibilidades e incompatibilidades entre o mercado e você, e o que precisa ser feito para encurtar as distâncias. 

Metas e Ações

Uma vez entendido o seu perfil profissional, seus objetivos e o mercado, vamos sair do campo da idealização. Agora, liste as metas que precisam ser executadas para a conquista dos seus objetivos. Coloque stage points detalhados: com prazos, datas, custos, dedicação e possibilidades. 

Ainda, direcione seus esforços para cumprir essas metas e lembre-se de sempre optar por ações possíveis dentro das suas limitações. É importante que a teoria esteja completamente ligada à prática. Pense e aja de maneira congruente para que a sua trajetória realmente se concretize. 

Desenvolvimento contínuo

Lembre-se que a conquista do seu objetivo profissional não se encerra na chegada até ele ou no cumprimento de todas as metas do percurso. O mercado, atualmente, demanda atualizações constantes. 

Então, considere no seu planejamento metas de desenvolvimento contínuo, buscas por qualificações, investimentos em melhoria de habilidades, minimização das dificuldades e, obviamente, investimento na sua qualidade de vida — que tem relação direta com a sua vida profissional.

Networking

Deve fazer parte do seu planejamento a adoção de estratégias para a ampliação do seu networking. Assim, é importante que você apresente metas definidas ligadas a: comunicação eficiente, bons relacionamentos interpessoais, prática de networking, transmissão de personalidade e confiança. 

Dicas finais para planejar uma carreira profissional 

Com os direcionamentos anteriores, tenha certeza que você está pronto para planejar sua carreira no ano de 2022. Mas ainda temos algumas dicas finais!

A conquista de objetivos está relacionada diretamente à sua motivação e autoconhecimento, por isso mantenha seu pensamento positivo e acredite em você: em seu potencial e busca por melhorias. 

Mudanças demandam esforços e dedicação: trabalhe sua autoestima, mantenha-se focado e não desanime frente aos desafios. A felicidade faz parte do caminho e é uma decisão sua ser feliz nesse trajeto. Por fim, mantenha-se grato por suas conquistas e com as mudanças de rota, em algum momento seu objetivo estará completo!

Conclusão

Depois de todas essas informações, está na hora de pegar uma folha de papel e começar a planejar seus novos objetivos para 2022. Pense em todas as estratégias que trabalhamos aqui e se motive para começar esse ano focado no seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

Se quiser mais dicas e estratégias de autoconhecimento e desenvolvimento profissional, acesse o site RH Portal e se prepare para uma carreira profissional de sucesso!

onde aprender java e spring

Onde aprender Java e Spring para enriquecer o currículo de desenvolvedor?

ações de employer branding na Coodesh

Confira as ações de employer branding na Coodesh