Confira as ações de employer branding na Coodesh

ações de employer branding na Coodesh

Demos os primeiros passos nas ações de employer branding na Coodesh em 2021 e já temos muitas novidades saindo do forno para 2022. Confira neste post as principais realizações. 

O ano de  2021 foi intensamente desafiador para a equipe Coodesh. Se você ainda não nos conhece, somos uma empresa focada em conectar pessoas desenvolvedoras validadas com as melhores empresas do mercado. 

Mas para atingir esse objetivo com mais assertividade, nosso time de recrutamento passou a atuar em uma nova vertente, a de employer branding, realizando as primeiras ações dentro e fora do time. 

Só para lembrar o conceito, o employer branding ou marca empregadora consiste em ações que fazem a empresa se diferenciar de outras do ramo. Portanto, é um conjunto de atividades que criam engajamento em torno do nome da marca para que ela seja mais conhecida, além de melhorar os índices de retenção de talentos e atração de novas pessoas para o time. 

Afinal, o branding é muito importante quando falamos de pessoas desenvolvedoras, pois em um mercado cada vez mais aquecido, o que a empresa tem a oferecer será crucial na decisão de onde trabalhar.

O que rolou em 2021 

Assim, como forma de divulgar o conhecimento e fomentar iniciativas semelhantes, gostaríamos de compartilhar com a comunidade tech algumas das ações que tomamos em 2021 para melhorar nossa marca empregadora. 

1️⃣ Coodesh DevTalks 

Como forma de ajudar pessoas desenvolvedoras em nível Júnior ou que ainda estão decidindo qual carreira seguir dentro do universo tech, entre as ações de employer branding na Coodesh passamos a realizar o Coodesh DevTalks. 

Trata-se de encontros semanais e abertos ao público em geral, com pessoas convidadas que já atuam na área de tecnologia. Nesses encontros, dúvidas podem ser tiradas em tempo real pelo nosso canal do YouTube ou na página do LinkedIn.

Reveja os nossos talks clicando aqui

2️⃣ Coodesh RecrutaTech 

O projeto Coodesh RecrutaTech, realizado nos mesmos moldes do DevTalks, foi iniciado em 2021 e colocado em prática a partir de 2022. 

Também pensando em criar autoridade no nome Coodesh como referência para tech recruiters, criamos o RecrutaTech. O evento segue um padrão parecido com o do DevTalks, onde convidamos recruiters com experiência de mercado para dar dicas aos RHs sobre boas práticas e como melhorar o seu repertório de habilidades. 

3️⃣ Coodesh Talks 

Ainda sobre eventos, desta vez pensando no público interno de colaboradores da Coodesh, criamos o Coodesh Talks. São eventos mensais onde convidamos um especialista sobre temas de Diversidade e Inclusão e Saúde Mental para fomentar o conhecimento e incentivo a um clima agradável e de tolerância dentro da equipe.

4️⃣ Social Media 

Para alinhar nosso posicionamento e tom de voz nas redes sociais, orientamos a criação do cargo e contratamos uma pessoa específica para cuidar das redes sociais: nossa Social Media Analyst. Essa pessoa estratégica tem dado todo apoio na realização de nossos eventos para o público externo e construído a nova imagem da Coodesh nas redes sociais.

5️⃣ Reuniões de alinhamento 

Realizamos reuniões a cada 15 dias onde juntamos o time de operação e produto, nas chamadas Biweekly – Ops & Product. O objetivo é discutir as melhorias implementadas no produto e colher sugestões do time interno sobre como a plataforma pode ser melhor aproveitada.

6️⃣ Chat

Focados na experiência do candidato, criamos um canal específico através de um novo chat na nossa plataforma. Nele a pessoa desenvolvedora ou tech recruiter pode tirar suas dúvidas em tempo real com um de nossos especialistas sobre qualquer assunto que possa surgir durante a jornada.

7️⃣ Mentorias 

Ainda pensando na experiência do candidato, como forma de preparar ainda mais as pessoas candidatas para o mercado, criamos as mentorias de carreira tech, onde a pessoa desenvolvedora participa de uma entrevista e damos feedbacks de onde ela pode melhorar para as próximas entrevistas. 

Essa mentoria também serve como funil de recrutamento para atrair e deixar mais pessoas validadas em nosso banco de talentos para futuras oportunidades.

8️⃣ Parcerias com Comunidades

A Coodesh se conectou com algumas comunidades de tecnologia para trazer mais pessoas candidatas para a base. Através das mentorias, conseguimos preparar pessoas de nível mais Júnior a agir de forma mais assertiva nas entrevistas. Também, com nosso fluxo de teste técnico, deixamos esses perfis já validados para quando vagas de nível Júnior surgirem em nossa plataforma. Assim, retroalimentamos o ecossistema de tecnologia

9️⃣ Fast Challenge 

Criação de uma modalidade de teste técnico mais rápida, o Fast Challenges, que é um recurso exclusivo da Coodesh, facilita o processo de triagem e participação nas vagas. Os recruiters podem ter uma visão geral prévia dos conhecimentos que as pessoas desenvolvedoras têm em certas áreas.

🔟 E-mails padronizados 

Padronizamos a comunicação dos e-mails enviados para as pessoas candidatas através da nossa plataforma, como os de teste técnico e convite para entrevista. Dessa forma, quem utilizar os serviços da Coodesh, cliente ou não, pode compartilhar um texto amigável e inclusivo com participantes do processo seletivo.

1️⃣1️⃣ Benefícios internos 

Contratamos uma pessoa para cuidar especificamente da Gestão de Pessoas. Agora temos uma visão geral sobre feriados e explicações sobre avisos importantes, como o 13º salário. Também conseguimos disponibilizar setup para nossos colaboradores, como notebook e telas. 

Além disso, enviamos kits de final de ano (os kits continham chocotone, sidra, camiseta e agenda personalizadas). 

Essas ações em torno da marca empregadora foram pequenas mudanças que tiveram um impacto visível na qualidade de vida dos coodeshers. 

O que vem por aí em 2022?

Já começamos o ano de 2022 com o processo de realinhamento da cultura orientado pelo nosso departamento de Gestão de Pessoas e pretendemos realizar a construção de Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) para as diferentes áreas de tecnologia. 

Pretendemos crescer ainda mais do que em 2021 e você pode continuar acompanhando as próximas ações de employer branding na Coodesh seguindo as nossas redes sociais e acompanhando o blog Coodesh, que sempre tem muito conteúdo bacana sobre a área de tecnologia e recrutamento.

carreira profissional em 2022

Como planejar sua carreira profissional para 2022

dicas de livros para desenvolvedores

10 livros para desenvolvedores que você precisa ler