Afinal, é preciso aplicar testes para desenvolvedor sênior? Imagine que um tech recruiter precisa preencher uma vaga estratégica e possui um developer de nível avançado interessado. Com medo de perdê-lo, ou por confiar nas informações do seu currículo, o contratante pode ficar tentado a pular a etapa de testes. Mas é fundamental avaliar o candidato com a precisão que só um desafio técnico oferece.
Isso porque você pode contratar um profissional que não esteja alinhado à tecnologia cobrada no job description. Por mais que ele seja habilidoso, pode ser que ele não seja a pessoa ideal para a sua empresa no momento. Na pior das hipóteses, pode ser que o candidato não tenha todas as skills que divulgou no currículo. Afinal, como os salários são atrativos, alguns profissionais podem supervalorizar suas habilidades para conseguir a vaga.
Portanto, somente um teste técnico pode tirar suas dúvidas e garantir mais clareza no processo de recrutamento e seleção. Afinal, nenhuma empresa quer perder tempo e dinheiro com contratações mal-sucedidas.
Você vai ver neste conteúdo qual é o perfil do DEV sênior no mercado atual, os benefícios de aplicar testes para desenvolvedor sênior, os erros mais comuns na testagem, as tecnologias mais exigidas e os tipos de desafios ideais.
Quem são os desenvolvedores seniores no mercado atual?
Se você disse que o desenvolvedor sênior é aquele que tem mais de oito anos de experiência em carteira, você pode estar enganado. Isso porque o mercado atual tem se pautado mais na análise das competências do que nos anos de registro profissional.
Leia também
Retenção de desenvolvedor sênior: investir na equipe traz resultados a longo prazo
Sabe por quê? Porque o desenvolvedor pode ter adquirido conhecimento em um projeto pessoal, porque ele pode ser ativo na sua comunidade ou porque ele pode ter soft skills que impulsionam a sua carreira. Enfim, os anos de experiência já não são suficientes para medir a senioridade de um developer.
De todo modo, o perfil de um desenvolvedor sênior está ligado ao fato de ele saber:
- Resolver problemas;
- Ter um alto nível de autoconhecimento;
- Conhecer todos os aspectos da engenharia de software;
- Saber delegar tarefas com assertividade;
- Ter uma boa visão de negócio;
- Saber gerenciar bem o seu tempo;
- Saber conduzir bem uma conversa com a equipe e com o cliente;
- Ter humildade para reconhecer que precisa estar em constante aprendizado.
Entretanto, é bom lembrar que o recrutamento por competências, buscado nos testes para desenvolvedor sênior, não elimina os certificados e os anos de experiência na carreira. O tech recruiter vai continuar pesando na balança esses dois últimos itens citados.
Nesse sentido, a pesquisa Stack Overflow de 2022 mostrou que apenas 18,88% dos developers que responderam ao levantamento no período tinham entre 10 e 14 anos de experiência em programação e, por isso, estão na faixa de DEVs seniores.
Benefícios de oferecer testes para desenvolvedor sênior
Como falamos acima, a aplicação de testes para desenvolvedor sênior garante mais assertividade e precisão no seu processo seletivo. Sendo assim, o recrutamento tende a ter mais sucesso em relação àquele que se baseia na leitura do currículo e na entrevista individual. Saiba agora outros benefícios de investir suas energias nesta etapa do processo seletivo.
Pré-seleção para entrevistas: você pode optar por realizar, primeiro, os testes técnicos entre os candidatos. Assim, os melhores pontuados vão para a etapa seguinte;
Feedbacks mais precisos: você tem condições de dar feedbacks estruturados aos candidatos, proporcionando assim uma boa experiência do candidato;
Comparação justa entre os candidatos: realizar um teste técnico padronizado permite que os recrutadores comparem de forma justa e imparcial o desempenho dos candidatos. Isso ajuda a evitar preconceitos e favorecimentos;
Economia de tempo e recursos: embora um teste técnico exija um investimento inicial de tempo e recursos para sua criação e aplicação, ele pode, a longo prazo, economizar tempo e recursos significativos. Ao identificar os candidatos mais qualificados logo no início do processo de recrutamento, as empresas evitam a contratação de pessoas inadequadas.
Erros na aplicação de testes para desenvolvedor sênior
Contudo, apesar das vantagens dos testes para desenvolvedor sênior, o tech recruiter precisa ficar atento para evitar que os developers fujam dos testes da sua empresa pelo fato de haverem alguns erros de estratégia, como:
Testes muito longos, que exigem vários dias de execução, roubando assim o tempo dos DEVs e tendo pouca eficácia;
Testes reaproveitados de outros processos seletivos e que não dizem respeito diretamente ao cargo ou à tecnologia solicitada nos requisitos;
Desafios mal-preparados, que abram brechas para os questionamentos dos developers;
Desafios sem feedback, ou seja, que deixam os desenvolvedores sem resposta após a realização. Afinal, os testes também têm função educativa e podem contribuir para o aprimoramento do profissional.
Superestimar a relevância dos currículos e, simplesmente, deixar de realizar os challenges só porque se trata de um profissional de nível avançado.
Quando testar desenvolvedor sênior?
Agora que você já viu as principais dicas para testar desenvolvedores seniores, entenda três momentos em que os testes são fundamentais.
Triagem em processo de recrutamento e seleção
Os testes para desenvolvedor sênior também são importantes, assim como para developers dos níveis júnior e pleno. Afinal, os desafios são capazes de extrair as principais skills dos candidatos e proporcionar uma maneira justa de analisar todos os interessados, livre de vieses e pré-julgamentos. O teste pode ser aplicado na etapa final do processo seletivo, como critério de escolha entre os candidatos mais alinhados à vaga, ou na fase inicial, para dirigir o processo conforme os profissionais que correspondem melhor às demandas da empresa.
Saiba Mais
Hunting ativo de desenvolvedores seniores
Sua empresa pode criar um banco de talentos em várias áreas com o uso de testes para desenvolvedor sênior. Assim, ao realizar o hunting de talentos, o tech recruiter vai direto ao ponto, ou seja, abordando aquele developer que já foi validado e que possui a stack desejada na área.
Upskilling e onboarding estratégico
Os testes para desenvolvedor sênior também são muito úteis no processo de upskilling do seu time de developers e no onboarding estratégico. Portanto, ao testar profissionais no processo de upskilling (aprendizado contínuo) você garante um direcionamento melhor dos cursos e treinamentos a serem desenvolvidos. Além disso, no onboarding, você pode validar melhor os pontos fortes e fracos do profissional logo ao entrar na sua empresa. E com as rotas de aprendizado oferecidas, é possível traçar uma linha de evolução.
Linguagens e frameworks mais comuns para testar desenvolvedores sênior
Veja a seguir as linguagens e frameworks que são a base de outras ferramentas, e que portanto, podem fazer parte dos testes técnicos a serem aplicados.
- JavaScript
- TypeScript
- Go Lang
- Elixir
- Clojure
- Ruby
- Python
- React.js
- Vue.js
- Angular
- .NET Core
- PHP / Laravel
- Java / Spring
Quais os tipos de testes técnicos para desenvolvedores sênior?
A seguir, confira os testes para desenvolvedor sênior que são aplicados através da plataforma da Coodesh.
Fast Challenge
Contém 20 perguntas de múltipla escolha sobre as stacks da área na qual o DEV está se candidatando. O teste é respondido e corrigido on-line. Se ele tiver aproveitamento acima de 75%, pode baixar seu certificado e integrá-lo ao LinkedIn.
Coding Challenge
É um teste para desenvolvedor com correção on-line e que verifica o desempenho do candidato na escrita de códigos. Nele, o desenvolvedor pode revelar suas skills na tecnologia pretendida de forma rápida e de qualidade.
Project Challenge
É um teste completo, onde o desenvolvedor pode escrever seu código com maior tempo disponível e detalhes utilizando as tecnologias de maior conhecimento. A análise é manual, e o candidato recebe o feedback.
Teste de Soft Skills
É um teste baseado na metodologia DISC que analisa, através de um questionário que dura 5 minutos, mais de 50 características da personalidade profissional do indivíduo.
Conclusão
Em resumo, os testes para desenvolvedor sênior vêm para agregar ao seu processo seletivo, ajudando o seu RH a encontrar a pessoa certa para a vaga aberta. Além disso, lhe dá a certeza de contratar um desenvolvedor que atenda às expectativas dos gestores.
Para saber mais sobre a validação técnica de desenvolvedores seniores, agende uma call com nossos consultores.