Como facilitar a busca de um elemento em um banco de dados? Saiba o que é Elasticsearch e como ele funciona para entender melhor a sua importância no dia a dia de uma equipe de desenvolvimento.
O termo está no Dicionário Tech da Coodesh porque o conhecimento dessa ferramenta é muito requisitado nas vagas de emprego para desenvolvedores de todos os perfis. Por essa razão, também é essencial que o recrutador especializado entenda o conceito.
Definição de Elasticsearch
Elasticsearch é uma ferramenta de busca e análise de dados. Pode ser um dado textual, numérico, geoespacial, estruturado e não estruturado.
Desenvolvido pela Apache Lucene e lançado em 2010, ele é o componente central do Elastic Stack que, por sua vez, é um conjunto de ferramentas usadas na gestão e análise de dados.
O recurso é conhecido por REST APIs simples, com velocidade e escalabilidade que permitem mais agilidade ao desenvolvedor. Dessa forma, é possível indexar vários conteúdos em muitos casos, como:
- busca em website;
- busca em aplicação;
- métricas de infraestrutura;
- monitoramento de container;
- visualização e análise de dados geoespaciais;
- análise de dados empresariais.
Mas você deve estar se perguntando onde usar Elasticsearch. Na verdade, ele pode ser usado com várias linguagens, como:
Mas por que usar Elasticsearch? Saiba mais a seguir.
Quais as vantagens de usar Elasticsearch?
O banco de dados não é uma atribuição apenas dos profissionais ligados à Data Science, mas de todos os developers que precisam usar os subsídios para as suas aplicações. Portanto, é interessante contar com ferramentas em mãos que possam agilizar a busca de certos dados.
Por essa razão, o Elasticsearch tem sido usado pelas empresas para otimizar a busca de informações. Nesse contexto, confira algumas vantagens de usar Elasticsearch:
- Rapidez: ele realiza buscas praticamente em tempo real, reduzindo a latência e adaptando-se muito bem em análise de dados de segurança e monitoramento de infraestrutura;
- Distribuído de fábrica: documentos que estão no Elasticsearch podem ser distribuídos em vários containers. Eles são chamados de shards e podem ser duplicados para oferecer mais segurança nos casos de falhas de hardware.
- Conjunto de recursos: o Elasticsearch contém uma série de recursos que oferecem mais velocidade, escalabilidade, resiliência, ampla capacidade de armazenamento e uma busca de dados mais eficiente.
- Gratuidade: os recursos são gratuitos e abertos sob a licença da Elastic.
Por essa razão, aprender mais sobre essa poderosa ferramenta pode lhe ajudar na carreira tech e no recrutamento.
Conclusão
Como você viu, Elasticsearch é uma ferramenta de busca em banco de dados criada em 2010 e com código aberto para agilizar o trabalho do desenvolvedor. Ela permite indexar documentos e localizar dados quase que instantaneamente.
Para saber mais sobre o recurso, acesse a documentação. E aproveite para conferir outros artigos explicativos sobre os principais termos usados pelos desenvolvedores acessando o nosso Dicionário Tech.