Veja dicas de como avaliar hard skills de desenvolvedores

Veja dicas de como avaliar hard skills de desenvolvedores

Como avaliar hard skills? Para qualquer função na empresa, avaliar as habilidades técnicas das pessoas candidatas exige testes práticos. Porém, quando se trata de desenvolvedor de software é preciso ser ainda mais criterioso. 

Existe uma infinidade de linguagens, frameworks e bibliotecas. O tech recruiter não é obrigado a saber todas. Mas ele tem a missão de entregar os candidatos certos e que tenham conhecimento ou domínio dessas tecnologias para a decisão final dos gestores. 

Consequentemente, o recrutamento e seleção de pessoas desenvolvedoras passa pelos testes técnicos. Mas como retirar as suas lideranças do setor para se dedicar à aplicação dos testes nos candidatos? Será que só a avaliação do currículo não é suficiente? 

A contratação de profissionais especializados nas tecnologias X e Y para atender à demanda da sua empresa será mais assertiva se você testar as habilidades técnicas dos candidatos. 

Veja neste conteúdo como avaliar hard skills e encontrar o melhor perfil de DEV. 

SAIBA MAIS 

Como avaliar habilidades de desenvolvedores?

Avaliar hard skills: por onde começar? 

Na contratação habitual existe o processo de triagem, dinâmica em grupo, teste teórico, teste prático, avaliação comportamental e entrevista pessoal. Mas na avaliação de desenvolvedores, o fluxo é um pouco diferente. 

Para encontrar os candidatos ideais, os recrutadores aplicam testes técnicos, já que a função é essencialmente técnica. Contudo, como chegar neste ponto? 

Do momento da abertura da vaga até a entrevista final, há muito trabalho para o RH. Mas, em resumo, antes de avaliar hard skills é importante saber como atrair esses candidatos. 

Além de todo um contexto por trás de cada vaga, que engloba o employer branding e a cultura organizacional, há a definição pontual da descrição da vaga ou job description. 

Portanto, veja abaixo algumas dicas de como conduzir esse processo. 

1. Crie o job description  

Entenda que, quanto mais a sua vaga for clara e direta, mais pessoas ela vai impactar. Desse modo, crie um job description realista e alinhado ao mercado. Não divulgue apenas: “contrata-se desenvolvedor/programador PHP Sênior”. Dê detalhes como faixa salarial, tipo de contratação (PJ ou CLT), stacks desejadas para a oportunidade, atrativos da vaga, diferenciais do candidato ideal, entre outros aspectos. 

Dessa forma, sendo claro e transparente, eliminam-se curiosos do processo. Você ainda consegue atingir exatamente as pessoas que têm chance de serem classificadas e pertencerem à sua empresa. 

2. Atenção à triagem

Definido o job description, é hora de receber as candidaturas e realizar a triagem. Neste momento é importante contar com uma plataforma especializada ou um software de recrutamento e seleção que facilite a separação dos candidatos mais alinhados às expectativas da vaga. 

Algumas empresas preferem testar os candidatos para só então dar continuidade ao processo seletivo somente com os desenvolvedores que atingiram o desempenho esperado na etapa de testagem. 

Nesse sentido, fica a critério de cada empresa. Mas é bom se atentar que é preciso planejar muito bem cada uma das etapas: triagem e testagem. Assim, você consegue maior previsibilidade. 

3. Contratando por habilidades 

Quando se contrata um desenvolvedor, os anos de experiência não são tão relevantes. O que mais se leva em conta são as habilidades apresentadas. Aliás, o profissional pode ter dois ou três anos de vivência na área, porém ser expert na linguagem desejada pela empresa. 

Dessa forma, após a triagem, o tech recruiter deve ficar atento a esse detalhe. Se você descartar um profissional só porque ele tem pouca experiência, pode perder talentos. Afinal, os desenvolvedores iniciantes também podem surpreender no processo seletivo. 

Nesse sentido, é fundamental usar testes técnicos para realmente validar o profissional e preencher a vaga. 

Avaliar hard skills: como testar qualquer linguagem?

Qualquer linguagem, por mais difícil que seja, pode ser colocada à prova nos testes técnicos ou challenges, como os desenvolvedores costumam falar. Mas, não se preocupe, pois como tech recruiter você não precisa criar os testes. 

Na maioria das empresas, os testes são terceirizados e realizados por plataformas especializadas ou são criados pelos desenvolvedores mais experientes do time, bem como pelo CTO da startup. 

Mas, de qualquer forma, o RH prestará esse suporte à equipe de desenvolvimento. Isso porque é interessante conhecer as tecnologias para indicar quais delas apresentam maior facilidade para o preenchimento da vaga. 

Além disso, o tech recruiter deverá acompanhar o processo de avaliar hard skills para fornecer os devidos feedbacks e auxiliar no que for necessário. 

Como a Coodesh pode contribuir com a avaliação de desenvolvedores? 

A Coodesh é uma plataforma de recrutamento on-line de profissionais de tecnologia. Mas, além das etapas necessárias ao recrutamento, a plataforma também oferece testes práticos. Conheça-os melhor na sequência. 

  • Scorecard: é uma autoavaliação respondida pelo desenvolvedor de acordo com o seu nível de conhecimento em cada stack da sua área de atuação. O Scorecard não tem perguntas nem teste técnico, porém é um formulário de autoavaliação. 
  • Fast Challenge: como o próprio nome diz, o Fast Challenge é um teste rápido que contém perguntas de múltipla escolha sobre as tecnologias escolhidas, como por exemplo, JavaScript, React.js, Node.js e muitas outras disponíveis na nossa plataforma. 
  • Coding Challenge: é um teste prático de um pedaço de código que pode ser respondido diretamente na plataforma, com correção automatizada. O desenvolvedor preenche o teste, e o tech recruiter tem acesso ao resultado. 
  • Project Challenge: é um projeto mais completo e com prazo maior de execução. O Project Challenge pode ser definido conforme as tecnologias a serem usadas pelo futuro contratado na empresa. 

Além da pessoa candidata responder aos testes exigidos no processo seletivo aberto pela empresa e divulgado via Coodesh, ela também tem acesso ao feed de talentos com perfis já validados nos testes internos. 

Conclusão 

Avaliar hard skills é a etapa mais importante do seu processo seletivo para contratar desenvolvedor, pois com a avaliação você conhecerá melhor as habilidades técnicas, indo além do currículo. 

A Coodesh é uma solução para empresas de todos os portes, com suas diferentes demandas sobre o recrutamento tech. 

Crie sua conta como tech recruiter e comece a usar, gratuitamente, a nossa plataforma. Após, ative seu plano e comece a contratar de forma mais assertiva e ágil. 

Clique aqui e crie seu cadastro.

o que é assembly language

O que é Assembly Language?

Qual é o papel do líder no desenvolvimento de soft skills?

Qual é o papel do líder no desenvolvimento de soft skills?