O que é Assembly Language?

o que é assembly language

O que é Assembly Language? Indo direto ao ponto, ela é uma linguagem de programação de baixo nível. Mas qual é a função? E por que é importante conhecer este termo que está no nosso Dicionário Tech para desenvolvedores e recruiters? 

A arquitetura de um processador x86 ou ARM, por exemplo, tem um código de máquina. No entanto, esse código é formado por uma sequência de 0 e 1 que seria incompreensível para humanos. Portanto, o Assembly Language vem para facilitar o entendimento. 

Cada arquitetura de processador é diferente e quando uma nova arquitetura é criada não há ferramentas prontas para essa arquitetura. É preciso criar a documentação para que os desenvolvedores consigam estudá-la e criar novos softwares ou até mesmo aplicar as ferramentas já existentes. 

A documentação contém o conjunto de instruções da nova arquitetura. Porém, para ser compreensível, ela ganha um formato em texto mnemônico (que ajuda a formular um conceito). É justamente esse texto que se configura como a Assembly Language.  

Como as instruções da Assembly Language são instruções do código de máquina, ela fica sendo considerada uma linguagem de programação de baixo nível, ou seja, que está mais voltada à simbologia da máquina do que ao olhar humano. 

Por que saber o que é Assembly Language? 

O domínio dessa tecnologia pode ajudar desenvolvedores a se destacarem numa entrevista de emprego conforme os requisitos do job description. Veja alguns benefícios desse conhecimento: 

  • Boa opção para escrever rotinas de interrupção; 
  • Entender que o processador executa instruções; 
  • Entender que os programas funcionam em conjunto com o sistema operacional; 
  • Processar os dados de instruções; 
  • Reduzir a complexidade das tarefas; 
  • Trabalhar com menos memória e tempo de execução; 
  • Verificar como os dados são exibidos na memória. 

Qual a diferença entre Assembler e Assembly?

Lembrando um detalhe que pode impactar nas tarefas do dia a dia: use Assembly para a linguagem e Assembler para o compilador. Veja mais detalhes a seguir. 

Assembly: trata-se, como você viu neste conteúdo, da linguagem de programação feita por mnemônicos simples. Ao escrever um código em Assembly é possível saber o que o processador está fazendo. Além disso, você como desenvolvedor tem acesso a recursos que não teria se estivesse usando uma linguagem de programação de alto nível. 

Assembler: o Assembler é um compilador, um programa utilizado para ler o arquivo de texto que contém o mnemônico da linguagem e o transforma em linguagem de máquina. 

Conclusão 

O que é Assembly Language deve estar no radar de estudos dos desenvolvedores e também ser de entendimento de recrutadores especializados. Afinal, o recurso ajuda a tornar a programação mais dinâmica. 

Saiba mais termos no Dicionário Tech e não deixe de conhecer a plataforma de recrutamento e assessment.

novidades para DEVs

Novidades de novembro: conheça os novos desafios para DEVs

Veja dicas de como avaliar hard skills de desenvolvedores

Veja dicas de como avaliar hard skills de desenvolvedores