O dinamismo das startups nem sempre exige a contratação fixa de profissionais de tecnologia. Por essa razão, contratar desenvolvedor freelancer de forma remota é uma boa saída. Há inúmeras plataformas de serviço freelancer no Brasil e no mundo. Porém também existem alternativas, como a contratação de pessoas desenvolvedoras já validadas e certificadas. Confira as recomendações deste conteúdo para fazer a escolha certa.
Pelo lado da empresa, contratar desenvolvedor freelancer é interessante porque não há vínculo empregatício, e o formato de contratação reduz os custos. Já pelo lado da pessoa desenvolvedora, a contratação freelancer pode ser benéfica porque o profissional presta serviço para várias empresas e tem uma jornada flexível.
Mas o que é um profissional freelancer, como contratar legalmente, quais as obrigações de ambas as partes e como encontrar o profissional ideal? Veja essas reflexões e respostas a seguir.
O que é freelancer?
O profissional freelancer é um autônomo que presta serviços às empresas às quais é contratado. A palavra faz referência ao inglês e lembra os guerreiros da Idade Média que tinham a “lança livre” para defender quem os contratassem.
Em suma, o profissional pode trabalhar por sprint, para cobrir férias de funcionários fixos ou em um projeto de ampliação. De modo geral, o freelancer é requisitado pela startup para atender a uma necessidade pontual e temporária.
Ele pode trabalhar em contratos part-time, seja de 4 ou de 6 horas. Mas é fundamental que o serviço seja embasado por um contrato. Afinal, o “contrato de boca” pode sair caro para a empresa, caso o desenvolvedor reclame seus direitos na Justiça.
Hoje em dia, a legislação brasileira reconhece o freelancer como o contrato do trabalho intermitente. Assim, ele tem carga horária reduzida e salário proporcional ao período trabalhado.
Mas se sua empresa tem dúvidas sobre o formato de contratação freelancer, acione seu departamento jurídico. E continue acompanhando as dicas deste conteúdo de como contratar desenvolvedor freelancer para o seu time.
Quais as vantagens de contratar desenvolvedor freelancer?
Como foi dito inicialmente, contratar desenvolvedor freelancer é vantajoso para a empresa porque traz mais dinamismo ao formato de contratação, economia de recursos e otimização de tempo.
Sendo assim, veja mais algumas vantagens deste tipo de contratação a curto e médio prazo.
Variedade de profissionais: a empresa tem uma ampla variedade de profissionais dispostos a trabalhar como freelancers, seja no Brasil ou no exterior;
Possibilidade de avaliação prévia: na maioria das plataformas de recrutamento é possível conhecer as habilidades do desenvolvedor previamente. A base é avaliada pelos próprios usuários (outras empresas contratantes) ou pelo fluxo de avaliação interna.
Sem vínculo empregatício: a startup/empresa empegadora não arca com despesas de contratação fixa, sem recolhimento de encargos e outros compromissos.
Quais cuidados tomar na hora de contratar desenvolvedor freelancer?
Contudo, apesar das vantagens às empresas, a contratação de freelancers também deve ser cercada de cuidados.
Primeiramente, a empresa deve optar por essa forma de contratação de forma consciente. Afinal de contas, deve ser uma decisão consensual entre os sócios.
Outro detalhe importante é recrutar o freelancer com os mesmos cuidados tomados no momento de selecionar alguém para uma vaga fixa. Isso porque a pessoa terá acesso a informações do negócio, estará envolvida nos projetos, mesmo que temporariamente, e deverá apresentar boas entregas.
Sendo assim, é imprescindível deixar claro que o freelancer deve seguir os prazos acordados e informar sobre o andamento da sprint. Portanto, se houver algum empecilho, o gestor deve ser comunicado a tempo.
Sobretudo, a contratação de desenvolvedor freelancer deve ser acompanhada de um contrato de trabalho assinado por ambas as partes.
Quais são as plataformas exclusivas de contratação de freelancers?
A seguir, você vai conhecer algumas plataformas exclusivas de contratação de pessoas freelancers. Nem todas, no entanto, são voltadas para o mercado de TI (Tecnologia da Informação). Mas cabe à sua empresa decidir.
Freelancer
A plataforma Freelancer conecta 58 milhões de empregadores e freelancers globalmente. A empresa pode criar o projeto e esperar pelos orçamentos ou pesquisar diretamente o perfil dos profissionais disponíveis. Ela conta ainda com chat em tempo real. A empresa pode liberar o pagamento conforme as etapas entregues.
Freelancer Select
Também é possível contratar desenvolvedor pelo site Freelancer Select. Nele há mais de 40 mil freelancers cadastrados. O formato de funcionamento é o mesmo, sendo que a plataforma oferece suporte em caso de disputa, ou seja, quando o profissional não cumpre com o combinado.
99freelas
A 99freelas é uma plataforma voltada para várias áreas, inclusive desenvolvimento de softwares. A empresa precisa criar uma conta, postar o projeto e aguardar as propostas. Hoje em dia são 1,2 milhão de freelancers cadastrados.
Toptal
A plataforma Toptal é exclusiva para contratação de freelancers da área de tecnologia, como desenvolvedores de software, gerentes de produto, gerentes de projeto e especialistas em finanças. Ela também tem abrangência internacional. Fundada em 2010, a Toptal tem clientes do Vale do Silício e empresas de tecnologia como Airbnb.
Workana
Com sede na Argentina e escritórios no Brasil, Colômbia e México, a Workana reúne milhares de freelancers para trabalho remoto, com atendimento exclusivo para empresas, que é o Workana Empresas. Assim como nas demais plataformas, o cliente precisa postar o projeto, aguardar os orçamentos e escolher por sua conta o freelancer mais bem referenciado.
Como usar a Coodesh para contratar desenvolvedor freelancer?
A Coodesh é uma plataforma de recrutamento e seleção que atende empresas de todos os portes e segmentos conectando organizações e developers já validados, ou seja, que já passaram por testes comportamental e técnico.
Nossa base de talentos é formada por profissionais interessados em contratos CLT, PJ e freelancer. Portanto, no momento em que os desenvolvedores se inscrevem nas vagas ou criam seus perfis na plataforma, eles já indicam a forma de contratação mais atrativa para o momento profissional que estão vivendo.
Vantagens
Enquanto que nas plataformas de contratação de freelancers, a empresa deve assumir sozinha o controle da contratação, avaliando o perfil de cada profissional e as propostas apresentadas, na Coodesh o contratante tem acesso a perfis já testados.
Além disso, pode contar com equipe de especialistas em recrutamento tech para conduzir o processo. Desse modo, a empresa terá o trabalho de selecionar o melhor talento entre as opções disponíveis.
Por consequência, a contratação é mais assertiva. Afinal, a empresa contratante tem a chance de conhecer melhor o perfil do freelancer e julgar se as habilidades estão alinhadas às suas expectativas.
Afinal, um freelancer 5 estrelas em uma plataforma comum pode não conter a skill desejada para a sua vaga ou não estar alinhado ao perfil da sua equipe, ou seja, o que serviu para uma empresa pode não servir para a sua. Portanto, é ideal ter um processo mais criterioso e personalizado para escolher o freelancer ideal.
Validação
Dentro da plataforma, o desenvolvedor participa de um fluxo padrão onde preenche seus dados básicos (experiência profissional e formação acadêmica). Mas o diferencial está na realização de uma autoavaliação das suas hard skills (Scorecard), teste comportamental (Profiler) para a verificação das suas soft skills e ainda teste técnico.
O recruiter ou CEO precisa apenas criar uma conta na plataforma, escolher o plano ideal (gratuito, Basic ou Premium), anunciar sua vaga ou projeto e gerenciar as candidaturas.
Aliás, se a startup desejar mudar o formato de contratação para modelo fixo (CLT ou PJ), ele também pode manter a utilização da plataforma.
Conclusão
Como você pode conferir neste conteúdo, contratar desenvolvedor freelancer é vantajoso para a empresa. Entretanto, é importante passar por um processo personalizado para encontrar o desenvolvedor ideal para executar o seu projeto.
Nesse sentido, conheça melhor a Coodesh e comece a testar, criando a sua conta e gerenciando os primeiros candidatos freelancers.
Acesse a página exclusiva para empresas e tire suas dúvidas.