Metaverso no RH e no mercado de trabalho: o que é e quais são os seus impactos

metaverso no rh

Você, provavelmente, tem ouvido muito falar sobre metaverso. Essa nova tecnologia já é uma realidade e tem um potencial gigantesco, tanto no mundo do entretenimento quanto no corporativo. Mas, afinal, será que é possível incluir o metaverso na rotina do RH? 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre os impactos que o ambiente simulado vem trazendo ao mundo dos negócios e quais as possibilidades do metaverso no RH estratégico, para você ficar de olho nas tendências. Está curioso? Então, confira a leitura na íntegra. 

O que é o metaverso?

Apesar de parecer algo totalmente novo, o conceito de metaverso já é apresentado desde a década de 90. Trata-se de uma realidade paralela, onde é possível interagir e ter experiências completas em um ambiente totalmente simulado. 

Mas a ideia ganhou mais força recentemente, com a mudança do nome da empresa Facebook para Meta e o anúncio de que a companhia está investindo na construção de um ambiente virtual tridimensional que seria o “futuro da internet”. Nesse ambiente, é possível um alto grau de interação com outras pessoas de forma ultra realista por meio de avatares. 

Embora já tenha sido apresentado há anos, as limitações tecnológicas nunca possibilitaram uma experiência real como a que estamos vendo na atualidade. Dessa forma, podemos afirmar que o metaverso já é uma realidade, inclusive no Brasil. 

Segundo dados levantados pelo Instituto de Pesquisa Kantar Ibope Media, 6% da população do país com acesso à internet já utilizou alguma versão do metaverso. Em números, esse dado representa cerca de 4,9 milhões de brasileiros.

Quais mudanças o metaverso traz para o universo empresarial?

Com a criação de dispositivos avançados, o metaverso já proporciona uma imersão ultra realista na experiência virtual. Essa evolução nas tecnologias abre um mar de possibilidades, inclusive no mundo corporativo. 

Nesse sentido, o metaverso possibilita que pessoas estejam presentes em ambientes artificiais com visão e audição do local. Isso quer dizer que é possível unir pessoas de diferentes localidades em uma mesma experiência, simulando espaços novos. 

No mercado de eventos, por exemplo, já é possível vislumbrar os primeiros testes da tecnologia, que foram acelerados ainda mais por conta do cenário pandêmico. Ainda, com o metaverso, surgiram os eventos 4.0, que permitiram criar e manter a socialização e o networking entre pessoas. 

Além disso, o metaverso também pode ser utilizado para oferecer experiências únicas aos clientes, atendendo às suas demandas, cada vez mais exigentes, e mantendo a boa reputação da marca. 

Outras possibilidades da tecnologia no mundo empresarial são:

  • experiências imersivas para colaboradores, parceiros e acionistas;
  • abertura para a criação de setores de inovação;
  • experiências ilimitadas para clientes;
  • transição do trabalho presencial para o virtual;
  • possibilidade de análise da jornada do cliente.

Novos desafios no mercado de trabalho

Apesar de possibilitar inúmeras experiências de imersão, a implantação do metaverso no mundo corporativo ainda é um processo desafiador. Isso porque, demanda altos custos de tecnologia. 

Antes de implementar o processo dentro da organização ou em ações e eventos, é preciso investir em infraestrutura, uma vez que problemas de internet, por exemplo, podem paralisar a experiência e trazer más impressões. 

Além disso, é fundamental realizar um planejamento de longo prazo e treinar os colaboradores envolvidos para que eles consigam atuar com essa nova realidade digital. 

Por fim, a falta de acesso à internet e aos dispositivos eletrônicos compatíveis também é um obstáculo para que as empresas entrem de cabeça no metaverso. É importante lembrar que, no Brasil, cerca de 40 milhões de pessoas não acessam a internet, segundo dados do IBGE

Qual o papel do metaverso no RH?

Após entender o conceito dessa nova tecnologia, certamente, você já consegue imaginar diversas possibilidades do metaverso no RH, não é? 

Possivelmente, a mais importante diz respeito ao recrutamento e seleção. O metaverso é capaz de transformar a experiência do candidato, propondo abordagens diferenciadas, fortalecendo o employer branding e atraindo os candidatos mais preparados e alinhados à cultura organizacional

Além disso, a tecnologia também ajuda os profissionais do setor a ganharem tempo, realizando entrevistas e dinâmicas com pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo, fortalecendo o recrutamento online.

Um dos maiores impactos do metaverso no RH quando falamos sobre recrutamento e seleção são as possibilidades de inclusão. Com ambientes virtuais, é possível incluir, de forma prática e natural, candidatos com pouca mobilidade ou deficiência. Além disso, o metaverso está preparado para identificar a língua nacional de sinais, trazendo mais acolhimento para candidatos surdos. 

Ademais, o metaverso também traz mais praticidade na gestão do RH, principalmente em modelos de trabalho home office, proporcionando reuniões virtuais e uma disrupção do conceito de ambiente de trabalho. 

Ainda, com a ferramenta, é possível criar ambientes de interação mesmo com colaboradores que atuam de casa, minimizando, assim, o sentimento de solidão. 

Outra grande possibilidade da tecnologia está na área de treinamentos e desenvolvimento. Isso porque, o metaverso tem um poderoso potencial educacional. Por meio dele, é possível, por exemplo, ensinar sobre variados assuntos utilizando experiências práticas simuladas.

Principais cuidados no RH

O metaverso no ambiente empresarial traz novas possibilidades bastante interessantes. No entanto, para que a tecnologia alcance bons frutos, é fundamental uma transformação na cultura organizacional, nunca deixando de lado a humanização do RH

Para tanto, todas as mudanças devem ser adaptadas e é preciso que a organização crie novas dinâmicas e códigos de conduta. Ainda, é necessário, por exemplo, estabelecer regras de socialização, normas de etiqueta e comportamento, além de definições sobre os avatares. 

Por fim, fiscalizar e regulamentar o uso do metaverso na organização é essencial para prevenir casos de assédio e invasão de privacidade e garantir mais saúde no trabalho. É importante entender que não existe, ainda, uma regulamentação para o trabalho no metaverso, por isso, é dever das organizações buscar informações e orientar seus times. 

Conclusão

Como vimos, o metaverso no RH possibilita um leque de novas ideias, tornando a gestão de pessoas mais estratégica e garantindo um processo de recrutamento e seleção muito mais atraente e inclusivo. 

Agora que você já conhece a aplicação dessa nova tecnologia no departamento, confira também os melhores modelos de feedbacks para candidatos, baixando o e-book gratuito. 

mapeamento comportamental

Mapeamento comportamental tem novo layout na Coodesh

fazer to do list em react

Como fazer uma to do list em React?