A página de carreira é uma seção do site institucional da empresa que trabalha a marca empregadora e divulga vagas de emprego. Quando bem construída, ela desperta a atenção dos profissionais mais talentosos. Mas como usá-la como um propulsor para o recrutamento e seleção, principalmente de desenvolvedores e outros profissionais de tecnologia?
A seção acompanhou a evolução do recrutamento. No passado, os candidatos deixavam currículos nas recepções das empresas. Com o crescimento da internet, as empresas passaram a investir em páginas de carreira. Essa tendência veio acompanhada da necessidade de fomentar a marca empregadora e de automatizar o recebimento e a triagem dos currículos.
Muitos marketplaces de vagas de emprego, como a Coodesh, oferecem campos específicos para a empresa construir sua página de carreira, caso ela ainda não tenha. Por isso, é importante entender a importância dessa ferramenta de atração de talentos tech. Veja as dicas deste artigo!
O que é página de carreira?
Página de carreira é uma seção voltada para candidatos às vagas de emprego. É uma oportunidade de trabalhar o marketing de recrutamento e tornar-se conhecido a pessoas que não estão procurando emprego, mas podem se interessar um dia.
Portanto, ela se resume a uma página dentro de um website que traz informações sobre quem é a empresa, quais são os seus valores, quais vagas estão disponíveis e como os funcionários atuais veem a empresa usando vídeos de depoimentos.
O conteúdo varia de acordo com a empresa, mas geralmente ele segue esse padrão mencionado. Ela está alinhada à mesma linha editorial de comunicação do site, com a mesma estética de cores e fontes usadas nos demais canais de divulgação da empresa.
O propósito de uma página de carreira é mostrar como a empresa é por dentro. Imagine que você é um desenvolvedor de software desempregado e está enviando currículos para as principais empresas. Você certamente cairá na página de empregos da empresa desejada. Por esse motivo, é bom causar uma excelente impressão no candidato.
Importância estratégica da página de carreira
Quando um talento tech está procurando emprego e encontra uma vaga compatível aberta na sua empresa, o primeiro passo será procurar informações sobre a companhia no Google ou outros buscadores.
Normalmente, vão aparecer outros links no resultado de buscas, como o Glassdoor ou até mesmo o Reclame Aqui, dependendo do contexto. Se a empresa é conhecida, é tudo mais fácil. Porém, se os candidatos não conhecem a marca, é necessário dar uma atenção especial à página de carreira.
Sendo assim, ela deve ser otimizada para aparecer entre os primeiros lugares dos resultados de busca. Desse modo, o candidato terá as informações oficiais sobre a empresa, que passaram pelas aprovações dos setores responsáveis e, portanto, estão de acordo com a imagem que se deseja passar para os futuros talentos contratados.
Além disso, a página pode ser construída a várias mãos, com a ajuda do Marketing e do RH, incluindo todas as informações necessárias para os futuros talentos conhecerem os propósitos da empresa. Com essa oportunidade de apresentar a companhia, com depoimentos de funcionários, os principais atrativos e a cultura organizacional, a atração de talentos fica mais assertiva.
Assim, evita-se que curiosos participem do processo de seleção e obtém-se o engajamento das pessoas realmente dispostas a fazer parte do time.
Elementos essenciais da página de carreira
Então, agora que você já conhece mais sobre a importância da página de carreira, vamos ver como construir uma na prática?
É claro que o conteúdo e o layout desta página variam de empresa e de setor. Mas, de modo geral, ela precisa conter:
- Cultura: o que move a empresa, quais são os seus principais propósitos e o porquê de a empresa existir;
- Valores: do que a empresa não abre mão? Ela é uma empresa com espírito jovem e inovador?
- Missão: o que a empresa faz e como ela se posiciona no mercado, bem como porque os colaboradores devem estar alinhados com os mesmos objetivos.
Além disso, é fundamental contar com a descrição das vantagens competitivas e benefícios para os funcionários, como plano de saúde, plano de carreira, cartão de benefícios, entre outros.
Outro ponto que você não pode esquecer é o depoimento de colaboradores, em formato de vídeo ou de texto. A fala deve ser convincente e demonstrar porque a empresa é um ambiente interessante para o desenvolvimento, onde se pode conciliar trabalho e vida pessoal numa perfeita harmonia.
Acima de tudo, é importante focar na experiência do usuário, como em qualquer outro website. A página de carreira deve ser fácil de navegar entre os botões e seções, visualmente agradável, acessível e responsiva, permitindo uma boa navegação em qualquer dispositivo, seja um notebook, tablet ou smartphone.
E, como não poderia deixar de esquecer, o campo de vagas. Se a empresa tem várias filiais ou se é uma multinacional, é muito importante que tenha uma barra de pesquisa que possibilita filtrar as oportunidades conforme a localização ou departamento.
O que não fazer na página de carreira
Mas o que não fazer na página de carreira para que ela não afaste os potenciais candidatos? Veja as dicas a seguir.
Informações vagas e desatualizadas: a página de carreira também precisa ser atualizada, com a inclusão de novos marcos, selos, atrativos e novidades da organização. Além disso, é importante que todos os campos sejam preenchidos com informações consistentes sobre a empresa.
Depoimentos longos: é interessante contar com vídeos de depoimentos de funcionários, como falamos no decorrer do artigo, mas é importante que eles sejam breves para não desgastar o usuário, com uma média de 1 a 5 minutos cada.
Divulgação exclusiva de vagas: muitas páginas de emprego têm apenas o campo de vagas disponíveis, ou pior ainda, um redirecionamento para uma plataforma de emprego. Dessa forma, o candidato pode até aproveitar para candidatar-se a uma vaga, mas tem que procurar outros sites para obter informações sobre a empresa.
SAIBA MAIS
Employer Branding: exemplos de como atrair e reter talentos tech
Exemplos de páginas de carreira para se inspirar
Você deve estar se perguntando como começar a sua página de carreira. Por isso, trouxemos algumas referências. Primeiro, veja as páginas construídas dentro da plataforma da Coodesh e depois outras mais personalizadas.
- Deep ESG: a plataforma de ESG em tempo real contém o famoso quem somos de forma breve e direta, os links das redes sociais e as vagas abertas;
- For People Software: a fábrica de software conta com uma imagem de capa, a descrição da empresa e os links de todas as redes sociais;
- TruckPag: a empresa de meios de pagamentos especializada em gestão de frotas também construiu sua página com informações sobre a empresa, dados de fundação, número atual de colaboradores e links das redes sociais;
- Airbnb: com um layout leve e moderno, a página traz os benefícios, vagas, notícias e propósitos;
- QuintoAndar: sobre a empresa, porque trabalhar nela, depoimentos e vagas estão presentes na página de empregos da plataforma;
- Natura: a página de trabalhe conosco da Natura explica como é feito o processo seletivo, tem fotos da fábrica e das lojas, diretrizes do programa de Jovem Aprendiz e muito mais.
Dica bônus: coloque informações sobre desenvolvimento e diversidade
Profissionais de tecnologia valorizam empresas que incentivam o desenvolvimento dos colaboradores por meio de cursos e treinamentos internos, ou ainda, incentivos para os estudos.
Por isso, exponha na página de carreira as iniciativas que despertam o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional do colaborador. Se sua empresa tem parcerias com escolas e faculdades, destaque essa informação no site.
Felizmente, uma tendência no recrutamento e seleção é a diversidade, com a criação de vagas afirmativas. Se a sua empresa tem comitês de diversidade ou ações de diversidade e inclusão, coloque os links e resultados na página de carreira. Você poderá atrair candidatos que se simpatizam com a causa ou que representam as comunidades, como LGBTQIAPN+.
Conclusão
Como você viu neste conteúdo, a página de carreira deve ser um aliado do recrutamento e seleção, ao mesmo tempo em que é uma ferramenta das ações de employer branding da sua empresa.
Após as dicas recebidas, confira como se inscrever na Coodesh e criar sua página de carreira dentro da própria plataforma. Além disso, você poderá recrutar profissionais de tecnologia, testá-los e fazer um mapeamento das suas principais skills. Saiba mais aqui.