O que são microservices?

o que são microservices

O desenvolvedor sempre está em busca de soluções ágeis e seguras para as suas aplicações. Portanto, compreender o que são microservices ou microsserviços é de fundamental importância para garantir excelência na entrega, com mais agilidade e menos riscos de bugs. 

Nesse sentido, apresentamos o tema “o que são microservices” no Dicionário Tech da Coodesh. A seção especial do nosso blog traz termos técnicos e conceitos de programação tratados de uma maneira leve e sucinta para introduzir o desenvolvedor iniciante ou o entusiasta nos primeiros passos da tecnologia em questão. 

Confira neste conteúdo o que são microservices, qual a diferença com a arquitetura monolítica e as principais vantagens deste conceito. Boa leitura!

Definição 

Então, o que são microservices ou microsserviços? Trata-se de um conceito ligado à arquitetura de uma aplicação no qual pequenos serviços autônomos se comunicam usando APIs (Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicações). 

Imagine o que acontece quando você está acessando um e-commerce. Você pode colocar produtos no carrinho, receber recomendações de outros produtos, pesquisar outros produtos, entre outras ações. Em síntese, cada ação é independente e pode ser executada ao mesmo tempo. Dessa maneira, um microservice funciona do mesmo jeito. 

Na prática, a escolha pelos microsserviços na arquitetura da aplicação permite que a equipe trabalhe de forma independente e concomitante. O resultado, por sua vez, é uma entrega mais rápida e eficiente. 

Mas qual é a alternativa aos microsserviços? O outro modelo de trabalho com a arquitetura de uma aplicação é o monolítico. Saiba mais a seguir. 

Microservices vs Monolítico 

Como você viu, microservices têm funcionalidades independentes e que funcionam ao mesmo tempo. Já na abordagem monolítica ocorre o contrário. Assim, as funcionalidades operam em um único processo, uma só estrutura. 

Portanto, isso gera um alto acoplamento. Em caso de alteração ou implantação, há uma indisponibilidade da aplicação como um todo. Por consequência, podem surgir algumas complicações. 

Aliás, a abordagem monolítica é bem-vinda em aplicações menores, porém, em maiores pode ser mais interessante adotar o modelo de microsserviços. 

Outro detalhe importante é que o acréscimo ou aprimoramento de recursos de um aplicativo torna o código mais complexo. Isso, portanto, restringe a experimentação. A adoção de novas ideias pode ficar comprometida. 

Principais vantagens 

Como foi dito, o microservice pode ser mais vantajoso. Afinal de contas, a equipe de desenvolvimento pode trabalhar em diferentes etapas do projeto. 

E mais ainda, qualquer update na aplicação não envolverá todos os recursos, mas apenas algo pontual. 

No entanto, existem mais vantagens. Confira agora. 

  • Baixo acoplamento: as aplicações são independentes, apresentando um baixo acoplamento entre si; 
  • Uso de APIs em diferentes linguagens de programação, melhorando assim a adaptação do desenvolvedor que já está habituado com uma determinada tecnologia; 
  • Mais agilidade: devido à independência dos recursos, os testes e deploys também podem ser feitos de forma autônoma; 
  • Maior escalabilidade: cada funcionalidade é escalada de maneira própria e mais adequada à necessidade. 

Conclusão 

De maneira geral, ao adotar o conceito do que é microservices no time de desenvolvimento da startup ou empresa, é bom lembrar que a equipe vai ganhar em agilidade. Mas é preciso que a cultura organizacional se adapte à novidade. 

Afinal, o método anterior possuía um ritmo específico de desenvolvimento e implementação. Então, a adoção de microsserviços pode trazer algumas dificuldades iniciais, mas que podem ser superadas. 

E, então, você pretende usar microservices no seu projeto? Se sim, aprofunde seus estudos e pratique seus conhecimentos como desenvolvedor na plataforma Coodesh

Somos uma plataforma de code assessment, que avalia tanto as hard quanto as soft skills apresentadas pelos desenvolvedores que desejam ganhar visibilidade perante às empresas e encontrar o emprego desejado, bem como a ascensão profissional. Saiba mais sobre a nossa plataforma e faça seu cadastro gratuitamente aqui.

upskilling e reskilling

Diferença entre reskilling e upskilling: veja os conceitos e importância

escolas para aprender Elixir

Conheça escolas on-line para fazer curso de Elixir