O que é Visual Basic?

visual basic

Você está no Dicionário Tech da Coodesh e verá, neste conteúdo, um resumo do que é Visual Basic. Afinal, você já deve ter ouvido falar nele, uma linguagem de programação criada pela Microsoft. 

Muito comum em ambientes acadêmicos e corporativos, ele foi ganhando melhorias com o passar do tempo, como o suporte a banco de dados. Além disso, outras linguagens se derivaram dele. 

Hoje em dia, o Visual Basic é uma das linguagens de programação mais populares. Está entre as 10 mais utilizadas segundo o Índice TIOBE. 

Saiba mais sobre essa tecnologia a seguir. 

Definição de Visual Basic

Visual Basic é uma linguagem de programação orientada a objetos criada pela Microsoft. Ela faz parte do pacote Visual Studio .NET, voltada para aplicações .NET.

Mas por que ela tem esse nome? Por ser totalmente gráfico, ele facilita o desenvolvimento de uma interface de aplicações permitindo uma boa visualização. 

Além disso, essa linguagem facilita a criação de aplicativos, sendo por isso muito usada por desenvolvedores iniciantes e que ainda não estão no mercado. 

Esta tecnologia também permite uma escrita eficiente e legível a qualquer outro desenvolvedor. Portanto, se você quer criar programas avançados com um código-fonte compreensível e que não exija muitos comentários, o Visual Basic é um bom caminho. 

Saiba mais sobre a documentação. 

Onde usar Visual Basic 

Você sabia que a linguagem pode ser usada no Windows, web, aplicativos .NET, Microsoft Office e no mobile

Como você percebeu, é uma linguagem bastante dinâmica e útil no dia a dia. Outra vantagem é que ele possui um IDE (Integrated Development Environment), ambiente de desenvolvimento integrado, agilizando os trabalhos do DEV. 

Para quem deseja acessar banco de dados, ele também possui esse recurso. Embora no início, ele não contasse com esse suporte, hoje em dia as últimas versões adotaram tecnologias como RDO, ADO e DAO. 

Escrever, compilar e testar 

Com esta tecnologia, testar não é um problema. A sua estrutura permite escrever, compilar e testar quase que instantaneamente. 

Sendo assim, o desenvolvedor pode construir o código, fazer a compilação e testar o aplicativo, podendo comparar as informações que são necessárias para a aplicação. 

Linguagens derivadas 

Ele possui linguagens derivadas que também são muito usadas pelas equipes de desenvolvimento. Confira algumas:

  • VBScript: é a linguagem de Active Server Pages. Normalmente é usada no scripting de Windows e de páginas da Internet;
  • Visual Basic .NET: considerado o Visual Basic repaginado, mas com um estilo muito parecido com o Java até porque também tem um paradigma orientado a objetos. Ele não é 100% compatível com versões anteriores, porém há possibilidade de converter códigos antigos para uso em Visual Basic .NET;
  • Visual Basic for Applications (VBA): está integrado em todos os produtos Microsoft Office, bem como a Visio e WordPerfect Office 2002.

Conclusão 

O recurso vem se aprimorando nos últimos anos. Desde 2002, por exemplo, quando houve a primeira versão da plataforma .NET, a linguagem ganhou recursos, como herança e polimorfismo. Mas ela continua com a mesma sintaxe e paradigma. 

Agora que viu o que é Visual Basic, confira outros termos do Dicionário Tech. Saiba também como criar seu perfil de usuário ou de tech recruiter na Coodesh. 

A Coodesh é uma plataforma de code assessment para desenvolvedores e, ao mesmo tempo, de recrutamento tech para empresas.

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

guia para contratar e gerenciar desenvolvedor remoto

Guia para contratar e gerenciar desenvolvedores remotos

gestão de desempenho

Gestão de Desempenho: o que é, quais as metodologias e os objetivos envolvidos