O que é TensorFlow?

o que é tensorflow

O Dicionário Tech da Coodesh traz o termo o que é TensorFlow. Ele é uma biblioteca de código aberto criada pelo Google em 2015 para ser usada no aprendizado de máquina e outras tarefas. Confira todas as informações sobre este tema lendo até o fim. 

Com o crescimento da IA (Inteligência Artificial), os projetos de Machine Learning e Deep Learning, com as tecnologias disponíveis, foram aprimorados. Foi o que aconteceu com o TensorFlow, que “nasceu” como DistBelief e ganhou novas funcionalidades para se tornar uma das tecnologias que é a base de muitos sistemas, como o ChatGPT. 

Para todo desenvolvedor que já coda em Python, conhecer o que é TensorFlow é de grande importância, pois a tecnologia está sendo mais requisitada nos projetos devido aos benefícios desse recurso. 

Definição

TensorFlow é uma biblioteca de código aberto e multiplataforma usada nos projetos de Inteligência Artificial, como Machine Learning e Deep Learning. 

Ele tem estrutura muito semelhante ao Python, podendo por isso, ser considerado uma biblioteca Python, assim como Numpy, Pandas, Scikit-learn, entre outras.

Desenvolvedores que já conhecem Python terão uma curva de aprendizado mais curta com TensorFlow. Mas quem deseja conhecer melhor essa ferramenta, pode entrar no site oficial, fazendo a instalação gratuita. 

A comunidade é grande, por isso, se tiver alguma dúvida, pode chamar os desenvolvedores da área. 

Histórico 

O TensorFlow foi lançado em novembro de 2015 após uma série de pesquisas dos engenheiros da Google. 

Aliás, a empresa começou a desenvolvê-lo no núcleo do Google Brain, que é voltado aos projetos de IA. Depois da criação do sistema DistBelief, que estudava redes neurais e Deep Learning, a ferramenta foi aprimorada porque as empresas do Google começaram a utilizar o recurso em aplicações comerciais e outras pesquisas. 

Assim, o DistBelief se tornou útil e começou a receber uma atenção especial dos engenheiros. Isso porque o Google destinou alguns cientistas da computação apenas para este projeto. Portanto, com o aperfeiçoamento, o DistBelief se tornou TensorFlow.

Depois do lançamento, a primeira atualização saiu em fevereiro de 2017 com a versão 1.0.0. E logo em janeiro de 2018, o mercado recebeu o TensorFlow 2.0 e, em março de 2023, o TensorFlow 2.12. 

Quem usa 

Como foi dito, o TensorFlow é uma das tecnologias usadas no desenvolvimento do GPT-3 da OpenAI, laboratório de IA sediado em São Francisco, Estados Unidos. O chat usa o Python, que é auxiliado por bibliotecas como o TensorFlow e o PyTorch, além de outras bibliotecas de pré e pós-processamento de dados de treinamento e gerenciamento de tarefas. 

Mas outras empresas também aplicam a ferramenta que é tema do Dicionário Tech de hoje em outros projetos, como Intel, GE (General Electric), Twitter, Paypal, Coca Cola, entre outras. 

O TensorFlow é uma biblioteca multiplataforma, portanto, pode ser executado em Windows, Linux ou MacOS. Além disso, existem vários APIs de TensorFlow que podem ser usados com Python, JavaScript, Java, Go, C++, Swift, Rust e outras linguagens. 

Conclusão 

Aprender novas ferramentas e entender o que é TensorFlow para aplicá-lo nos projetos ligados à IA é de extrema importância para o desenvolvedor, que pode se destacar no mercado de trabalho. Devido às novas tendências e às novas tecnologias que surgem, é fundamental estar preparado para atender às novas demandas do mercado. Gostou deste conteúdo? Veja outros termos listados no nosso Dicionário Tech. Aproveite para conhecer a plataforma de validação técnica, criar seu perfil e realizar seus testes gratuitos de habilidades.

importância das skills

Importância das skills: por que as habilidades estão à frente do currículo?

educação corporativa

Educação corporativa: conheça tendências para o futuro da aprendizagem