Já ficou em dúvida sobre o que é Nest.js e se ele tem o mesmo significado que Next.js? Então, confira as explicações neste breve resumo. Mas não se esqueça de aprofundar seus conhecimentos nesta tecnologia se quiser usá-la no desenvolvimento back-end.
Primeiramente, devemos lembrar que o Nest.js é um framework progressivo para desenvolvimento em TypeScript. Em suma, ele se tornou bastante popular nos últimos anos, embora ainda haja desenvolvedores que prefiram usar o Express ou o Adonis, que são as demais opções no desenvolvimento back-end.
Qual é a definição de Nest.js?
Para saber o que é Nest.js antes de baixá-lo na sua máquina, é bom entender que Nest.js é um framework back-end feito com Node.js e que utiliza padrão TypeScript.
Basicamente, ele serve para criar aplicações escaláveis, confiáveis e mais eficientes, como o próprio framework se apresenta no seu site oficial.
A sua sintaxe é muito parecida com o Angular, que é um framework JavaScript. Portanto, para o desenvolvedor que já tem conhecimento em Angular, pode ser mais fácil aprender Nest.js. Confira a documentação aqui.
Como usar Nest.js?
Como ele é feito em Node.js, para o desenvolvedor usar esta tecnologia ele já deve ter o Node.js instalado.
Sobretudo, o DEV precisa saber que esse framework usa JavaScript progressivo, é construído com TypeScript, usa elementos de Programação Orientada a Objetos (POO), além de Programação Funcional (PF) e Programação Reativa Funcional (FRP).
Como falamos acima, os developers podem usar o Express no lugar de Nest.js, no entanto, o Nest também faz uso de estruturas como o Express e também pode ser configurado em Fastify.
Diferença entre Nest.js e Next.js
Basicamente, Nest.js e Next.js são frameworks para desenvolvedores Full-stack. Entretanto, há algumas diferenças.
Nest.js é usado do lado do servidor e pode resolver todos os problemas de back-end, ao passo que Next.js é uma pequena estrutura para aplicativos JavaScript que são renderizados pelo servidor.
Tanto um quanto o outro são recursos de código aberto. Em termos comparativos, Nest.js tem 17,4 mil estrelas no GitHub, enquanto Next.js é mais popular, somando 38,7 mil estrelas.
Recursos do Nest.js:
- Progressivo: ele aproveita os recursos JavaScript e traz soluções para o Node.js;
- Versátil: tem um ecossistema adaptável e pode ser usado em todos os tipos de aplicativos;
- Extensível: permite o uso de qualquer biblioteca devido à sua arquitetura modular.
Recursos do Next.js:
- Prático: ele usa apenas JavaScript e tem configuração zero, facilitando a vida do developer;
- Amigável: além de completo, ele é fácil de manusear;
- Funcional: ele tem renderização automática de servidor e divisão de código.
Conclusão
Você viu o que é Nest.js e que ele se tornou muito usado por desenvolvedores Back-end e Full-stack. Devido ao uso do TypeScript cada vez mais comum nas empresas, o Nest.js ganhou mais visibilidade.
Por isso, o termo foi escolhido hoje para a seção do Dicionário Tech da Coodesh. Neste link você encontrará outras explicações sobre as tecnologias e termos mais usados pelos desenvolvedores.
Consequentemente, tech recruiters que desejam aprender mais sobre conceitos de programação e ferramentas mais usadas podem consultar a mesma página.
Este conteúdo foi útil para você? Visite o nosso site e saiba como se inscrever na nossa plataforma como pessoa recrutadora ou desenvolvedora.