O que é metaverso?

o que é metaverso

O que é metaverso é um assunto que vem ganhando atenção desde 2021, quando Mark Zuckerberg, dono do Facebook, Instagram e WhatsApp anunciou a criação da Meta. A empresa tem a proposta de criar um metaverso nos próximos anos. Mas como isso vai impactar na sociedade e, principalmente no mercado de trabalho para desenvolvedores? 

Entenda neste post do Dicionário Tech da Coodesh que o metaverso já vem fazendo parte do nosso cotidiano há muitos anos. Porém, com essa nova proposta, ou seja, de ser a internet do futuro, ainda é uma coisa recente e que poucos sabem exatamente como vai se dar. 

Definição 

Metaverso é o nome dado a um tipo de mundo virtual acessado por meio de dispositivos digitais. 

Você deve estar pensando que trata-se apenas de um recurso de realidade virtual como os que já existem. Entretanto, as pessoas poderão se divertir, namorar, trabalhar, fazer compras e estudar pelo metaverso. 

Áreas 

Nesse sentido, veja as principais áreas de atuação dessa nova internet, que possibilita uma imersão com a tecnologia e novas conexões com pessoas e empresas. 

Segundo o relatório “Into the metaverse”, da empresa Wunderman Thompson Data, o metaverso pode se dar em: 

  • MetaLives: na vida das pessoas; 
  • MetaSpaces: em ambientes, imóveis, pontos turísticos e eventos em geral; 
  • MetaBusiness: ambientes de trabalho com interações que utilizam hologramas, avatares e cenários virtuais; 
  • MetaSocieties: trata-se de comunidades que se formam em volta de objetivos comuns, assim como já ocorre nas redes sociais.  

Histórico 

O termo metaverso foi usado pela primeira vez em 1992 no romance Snow Crash (Nevasca, no Brasil) do autor Neal Stephenson. No livro, os personagens usam avatares para interagirem entre si dentro do que seria um espaço sucessor da internet. 

Para voltar à infância de muitos desenvolvedores, lembramos outro exemplo semelhante ao metaverso, que é o Tamagotchi (Tamago – ovo e Watch – observar) lançado em 1996. O bichinho virtual exigia atenção do dono, que não podia exagerar na dieta nem descuidar do amigo. 

Mais recentemente, em 2003, o jogo Second Life também trazia a proposta de um ambiente virtual para os seus competidores. 

Portanto, como você viu, o conceito de metaverso já faz parte do nosso convívio nos últimos anos. Resta agora saber como ele irá se comportar na próxima década. 

Nesse sentido, os desenvolvedores já começam a se preparar para esse mercado, pensando em quais tecnologias serão utilizadas. Porém, ainda não existe uma previsão. 

Capacidade computacional 

Mas quando pensamos em uma realidade virtual com as pessoas conectadas, logo devemos imaginar como será a capacidade computacional disponível em datacentes e dispositivos móveis conectados. 

Por certo, hoje ainda não existe essa infraestrutura capaz de suportar toda a navegação no metaverso. 

Além disso, uma barreira que se imagina no Brasil para essa nova tecnologia é o preço dos dispositivos de realidade virtual, inacessível à maioria das pessoas. 

Nesse sentido, as gigantes do setor de tecnologia também estão de radares ligados nesta tendência. O próprio Facebook comprou a Oculus Rift, empresa de óculos de realidade virtual, em 2016. 

Conclusão 

Portanto, você viu no Dicionário Tech de hoje o que é metaverso e como isso pode crescer nos próximos anos, juntamente com outras soluções tecnológicas. 

Então, continue acompanhando nosso blog e cadastre-se na nossa plataforma para ser validado para o mercado de tecnologia. Participe de testes comportamentais e técnicos para aumentar as suas chances de contratação. Acesse o link para saber mais.

o que é um PMM

O que faz um PMM (Product Marketing Manager)?

como avaliar habilidades de desenvolvedores

Como avaliar habilidades de desenvolvedores?