O Dicionário Tech da Coodesh resume hoje o que é Maria DB. Esse banco de dados que pode substituir o MySQL é um dos mais usados pelos desenvolvedores. Por isso, aproveite para conhecer mais particularidades dessa importante ferramenta.
MariaDB está na sétima posição entre os bancos de dados preferidos dos DEVs, segundo a pesquisa Stack Overflow de 2022. A ferramenta é usada por 17,93% dos desenvolvedores que responderam a pesquisa. O primeiro lugar na preferência do developer é do MySQL, um “primo” de MariaDB.
Definição
MariaDB é um tipo de banco de dados criado pelos mesmos desenvolvedores do MySQL. Sendo um fork de MySQL, ela pode substituí-lo sem maiores complicações nem grandes esforços de configuração.
A ferramenta é de código aberto, tendo como principais atributos a rapidez, alta escalabilidade, robustez de suas ferramentas, variedade de plugins e muita capacidade de armazenamento.
No desenvolvimento web, ou seja, na construção de um site, é preciso contar com muitas ferramentas, sendo que o banco de dados é uma das mais importantes. É nele que estão inseridas informações como textos, fotos, vídeos, documentos e demais arquivos. Por esse motivo, é fundamental escolher uma ferramenta de data base bem estruturada.
Para conhecer melhor a ferramenta, acesse a página oficial.
Histórico
O banco de dados MariaDB foi lançado em outubro de 2009. E ponto para quem achou que o nome está ligado a um nome de mulher.
É que como o recurso foi desenvolvido pelos mesmos criadores de MySQL, a motivação para o nome é parecida. MySQL teve sua nomenclatura inspirada na primeira filha de Monty Widenius, chamada My. Maria, por sua vez, é a filha mais nova dele.
Vantagens
Confira as vantagens de escolher MariaDB nas suas aplicações:
- É open-source, o que significa que pode ser usada gratuitamente;
- A ferramenta garante agilidade e estabilidade;
- Possui barras de progresso que possibilitam a progressão do site;
- Personalização através de plugins;
- Criptografia disponível em rede, servidor e aplicativo;
- Funciona em qualquer base de dados em nuvem, em pequenas ou grandes escalas;
- Hospedagem de MariaDB tem um custo relativamente baixo;
- Possui boa documentação, facilitando as pesquisas dos DEVs.
Dessa forma, o banco de dados acaba sendo usado por equipes de desenvolvimento de muitas empresas, como Wikipedia, Google, BlaBlaCar, Samsung e Nokia.
Conclusão
Você viu o que é MariaDB, um banco de dados poderoso para aplicações web. Aproveite agora para conferir outros termos técnicos, ligados a linguagens, frameworks e bibliotecas utilizados por programadores. Eles estão disponíveis no nosso Dicionário Tech. Não deixe também de conhecer a plataforma Coodesh, um canal para desenvolvedores testarem seus conhecimentos e se candidatarem às vagas de emprego.