Quer saber o que é Flutter? Se você é desenvolvedor, é importante aprender essa tecnologia que aumenta a produtividade do profissional tech na criação de aplicativos móveis. Confira neste conteúdo do Dicionário Tech.
Aliás, o Dicionário Tech é uma seção especial do blog da Coodesh criada para apresentar a explicação de termos usados pelos programadores. São linguagens, frameworks, bibliotecas e outras estruturas, tudo para compor a caixa de ferramentas dos DEVs que estão sempre em busca de atualização.
Definição de Flutter
Flutter é uma ferramenta do Google criada para desenvolver aplicativos compilados nativamente em qualquer plataforma, utilizando uma mesma base de código.
O framework em questão é escrito na linguagem de programação Dart, que também foi criada pelo Google. Com este framework, o código é compilado para a linguagem base do dispositivo. Por isso, o desempenho é muito melhor.
Por ser multiplataforma, entende-se que o Flutter pode ser usado para desenvolver aplicações em qualquer sistema operacional, como Windows, Linux e MacOS, além de aplicações nativas para Android e iOS.
LEIA TAMBÉM
Curso de Flutter: veja dicas de escolas on-line para dominar essa tecnologia
Histórico do Flutter
O Flutter foi criado pela equipe do Google em meados de 2015, mas foi lançado no mercado em 2018 como uma estrutura de código aberto. Apesar de ser relativamente novo, ele é bastante usado e tem uma comunidade muito engajada.
Ele foi batizado, inicialmente, de Sky e era executado apenas no ambiente Android. Atualmente, esta tecnologia é uma das mais utilizadas para o desenvolvimento de aplicações mobile.
Os desenvolvedores estão sempre acompanhando a sua evolução. A versão mais recente é o Flutter 3.10. Ela traz mais segurança e melhorias para as aplicações web e em dispositivos móveis.
SAIBA MAIS
Veja dicas para começar a carreira de desenvolvedor Mobile Flutter
Vantagens do Flutter
Bastante popular, o framework está presente nas listas de vagas de emprego, tamanha é a sua aceitação na área do desenvolvimento. Acompanhe agora algumas vantagens:
- É aprendido rapidamente por quem já conhece Dart;
- Tem alta produtividade e alta performance;
- Possui sintaxe simples e desenvolvimento rápido;
- É compatível com várias outras estruturas;
- Permite o acesso aos recursos nativos do sistema, como memória, wi-fi, câmera, entre outros.
Por isso, já dá para ver que Flutter é uma tecnologia que não pode faltar no seu currículo como desenvolvedor.
Interface utiliza widgets
A interface do Flutter é criada por meio de widgets. Veja o que são essas estruturas.
O que é: componente visual usado para definir a interface de um aplicativo. São como peças de uma estrutura de Lego que formam a figura principal.
Como funciona: para criar a interface, os widgets podem se apresentar em duas categorias. A primeira é de layout (delimita as áreas da tela que serão preenchidas por widgets) e a segunda é de interface (determina os componentes que irão compor a interface).
Conclusão
Em suma, entender o que é Flutter facilita a escolha de tecnologias que serão utilizadas no desenvolvimento de aplicações web e mobile. O Flutter é uma ótima opção, pois é multiuso, gratuito e tem o suporte da comunidade.
Você já é desenvolvedor Flutter e quer testar seus conhecimentos na área ou conquistar um emprego na área? Faça seu cadastro gratuito na Coodesh e tenha acesso a vagas e testes com certificado.