Qual é a diferença entre Engenheiro(a) de Dados, Arquiteto(a) de Dados, Cientista de Dados, Administrador(a) de Dados e Analista de Dados? Essas profissões de análise de dados estão em alta entre os profissionais de tecnologia. Então, qual delas seguir? Veja os detalhes neste conteúdo.
Primeiramente, vale frisar que estamos gerando dados o tempo todo. Para você ter uma ideia, geramos 2,5 quintilhões de bytes todos os dias. Isso segundo o IDC, que é uma empresa de inteligência de mercado.
Mensagens trocadas no WhatsApp, fotos postadas nos stories das redes sociais, artigos publicados, compras on-line, filmes no streaming e milhares de outros mecanismos são geradores de dados.
Quais as profissões de análise de dados mais comuns?
Algumas das profissões de análise de dados foram mapeadas pela pesquisa Stack Overflow 2021. Veja a pesquisa completa aqui.
De acordo com as respostas das pessoas desenvolvedoras entrevistadas, em uma lista de 24 áreas de atuação, as profissões de análise de dados aparecem em três posições. Confira:
- Administrador(a) de dados: 8.51% das respostas (8º lugar da lista);
- Cientista de dados: 6,43% (12º lugar);
- Analista de dados: 5,73% (16º lugar).
Como é possível perceber, as áreas de atuação são amplas. Isso porque não é possível reter todos os conhecimentos em um(a) só profissional.
Nesse sentido, acompanhe a seguir uma pequena explicação de cada uma das áreas mais comuns ligadas às profissões de análise de dados.
Administrador(a) de Dados (DBA)
O(a) Administrador(a) de Dados (Database Administrator ou DBA) é responsável pela criação, instalação, monitoramento, reparos e análise das estruturas de banco de dados.
Portanto, são informações sobre pessoas, objetos e lugares, por exemplo, que ficam a cargo deste profissional, que também tem conhecimento sobre o hardware.
Assim, o banco de dados fica sob a análise constante deste(a) profissional, que busca melhorias contínuas do sistema e da administração dos elementos.
Analista de Dados
O Analista de Dados, por sua vez, analisa os elementos com um olhar voltado para o presente, ou seja, para as soluções ou respostas que eles podem proporcionar.
Esse(a) profissional realiza, basicamente, a coleta, compilação, análise e interpretação dos dados. De maneira mais ampla, essas informações acabam auxiliando a tomada de decisões das lideranças.
Em suma, a pessoa Analista de Dados contribui com outros setores da empresa, como marketing e vendas, pois as informações geradas e analisadas acabam direcionando novos fluxos de trabalho. Enfim, o objetivo final é a geração de resultados.
Arquiteto(a) de Dados
Já a pessoa Arquiteta de Dados é responsável pela definição da estrutura do banco de dados. Primordialmente, ele(a) visualiza e projeta as principais etapas e os processos, desde o planejamento até a eliminação de dados.
Em síntese, o(a) profissional expressa requisitos estratégicos, descreve os projetos que atenderão a esses requisitos, alinhando-se à estratégia do negócio.
Portanto, ele(a) precisa ter uma visão de negócio muito bem definida para evitar acúmulo de elementos que sejam inúteis. Aliás, o seu trabalho ajuda a otimizar o banco de dados e a sua utilização na empresa.
LEIA MAIS: Conheça a profissão de Full-stack
Cientista de Dados
As pessoas cientistas de dados projetam modelos e mecanismos de aprendizado utilizando técnicas matemáticas que visam encontrar soluções para os desafios do negócio.
Dessa maneira, esse(a) profissional pode se basear em dados fornecidos pelo comportamento do consumidor para projetar algoritmos a fim de recomendar algumas ações, como os produtos mais populares de um e-commerce.
É com o(a) Cientista de Dados que a empresa pode compreender melhor o consumidor e aumentar os seus resultados.
Na prática, ele explora os dados que foram organizados pelo engenheiro e pelo arquiteto, encontrando padrões para evidenciar parâmetros que ajudem na tomada de decisão.
Engenheiro(a) de Dados
E, por último, entre as profissões de análise de dados, está a pessoa engenheira de dados.
Este(a) profissional é responsável por criar e manter a base de dados. São peças-chave para detectar tendências e desenvolver algoritmos para transformar dados brutos em informações de qualidade.
A pessoa engenheira de dados garante, também, que os conteúdos sejam mantidos em segurança e possam ser recuperados quando necessário.
Em síntese, todas essas profissões de análise de dados são representadas por pessoas com experiência em programação ou formações acadêmicas voltadas à área de Ciências da Computação ou Análise de Sistemas.
LEIA MAIS: Conheça a profissão de Front-end
Qual a diferença entre Data Science e Data Analytics?
Ambas, Data Science e Data Analytics, fazem parte do complexo maior chamado Big Data, que é a área de conhecimento que estuda e trata os dados.
Mas Data Science está ligada à extração e interpretação de elementos derivados de uma enorme quantidade de dados.
Enquanto isso, Data Analytics cumpre funções mais específicas dentro de um universo de dados. Os analistas buscam encontrar tendências que ajudem as empresas na tomada de decisões.
Em síntese, cada uma das áreas se concentra em um ramo diferente do Big Data. Por isso, Data Science funciona de forma mais ampla, ao passo que Data Analytics busca correlações entre os dados.
Conclusão
Em resumo, é interessante notar que todas as profissões de análise de dados se complementam. Nas grandes empresas, não é possível contar com um(a) único(a) profissional que tenha respostas para tudo. Afinal de contas, é difícil que uma só pessoa absorva todos os conhecimentos de todas as áreas.
Mas se você quer investir de fato em uma dessas áreas, é a hora. Isso porque ela é promissora e promete continuar aquecida nos próximos anos e décadas.
Afinal de contas, a gestão de dados é fundamental para as empresas saberem onde estão e aonde poderão chegar.
Agora que você já viu detalhes sobre essas carreiras, que tal acessar o site da Coodesh e pesquisar sobre vagas de emprego para DEVs que contenham oportunidades para profissões de análise de dados?
Clique aqui para pesquisar vagas para DEVs e neste link para participar da nossa comunidade.
Aumente as suas chances de contratação com a Coodesh.