Onde estudar Clojure: saiba como começar

escolas de clojure

Onde estudar Clojure para ampliar os conhecimentos no back-end e participar de processos seletivos nesta carreira? Esta linguagem de programação não é das mais populares, embora seja utilizada por grandes startups, como Nubank e Quinto Andar. Então, é hora de traçar seus objetivos e começar a estudar. 

Mas antes de buscar certificações nesta área é bom que você já tenha um conhecimento básico em outras linguagens, como Java (Clojure possui total interoperabilidade com o Java) e Lips (Clojure é um membro da família de linguagens Lisp). 

Além disso, é importante começar estudando a documentação dessa tecnologia, que está presente neste link, bem como entender o seu contexto histórico e a sua participação no mercado de desenvolvimento atual. 

Antes de tudo, o que é Clojure?

Clojure é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo desenvolvedor e palestrante Rich Hickey. Ela foi desenvolvida a partir de Lisp. Por sua vez, Lisp é uma família de linguagens criadas em 1958 pelo cientista da computação John McCarthy

LEIA TAMBÉM 

O que é Clojure? 

Trata-se de um idioma executado em Java Virtual Machine (JVM) ou Máquina Virtual Java. Sendo assim, Clojure é considerada uma linguagem funcional que apresenta dados imutáveis e persistentes. 

Ela tem uso geral dentro do back-end. Além disso, combina a acessibilidade e o desenvolvimento interativo de uma linguagem de script com uma infraestrutura completa para programação multithread (permite a execução de múltiplas linhas de execução dentro de um contexto simples).  

Mas antes de saber onde estudar Clojure, se você quer ver e analisar o código-fonte, acesse-o no GitHub. Ademais, builds mais recentes podem ser conhecidos aqui

Como está a carreira de desenvolvedor Clojure? 

Muitas startups usam o Clojure como a linguagem principal do back-end (como o Nubank que você verá a seguir), outras exigem a stack em algumas vagas de software engineer ou tech lead. 

Portanto, saiba que a carreira de desenvolvedor Clojure não é das mais populares, ou seja, que você encontra vagas em abundância. No entanto, é uma das que pagam os melhores salários. 

SAIBA MAIS 

Carreira de desenvolvedor Clojure

Segundo o levantamento mais recente da Stack OverFlow, que ouviu developers do mundo inteiro, Clojure é a tecnologia mais bem paga. São US$ 93.067 (anual). 

No Brasil, não há um levantamento preciso. Mas sabe-se que um desenvolvedor Clojure Sênior chega ao patamar de R$ 18 mil (mensal). 

No LinkedIn, a busca de vagas para Clojure developer resulta em cerca de 30 oportunidades. Em suma, se você estudar e aprender a tecnologia, saiba que o mercado está favorável. 

Quem contrata Clojure developer?

Startups e empresas com equipes de desenvolvedores que utilizam Clojure como linguagem de back-end contratam Clojure developers. Mas para ajudar a entender como está o mercado, é bom citar que a big tech Nubank se tornou referência nessa linguagem. 

O ano era 2013, e o Nubank buscava tecnologias para desburocratizar o sistema financeiro e facilitar a vida do seu cliente. Enfim, o Clojure pareceu a melhor solução. 

Atualmente, são 15 milhões de clientes, e todas as áreas da fintech usam Clojure, sendo que cerca de 90% dos microsserviços são escritos nessa stack. Em 2020, o Nubank adquiriu a empresa de software norte-americana Cognitect, proprietária do Clojure. 

Mas outras organizações também utilizam Clojure e, portanto, contratam desenvolvedores dessa carreira, como as listadas abaixo. 

Walmart: o Clojure é usado em um sistema de gerenciamento de dados que suporta mais de cinco mil lojas. 

Chartbeat: a empresa de tecnologia usa Clojure e Apache Kafka (plataforma open-source para realizar transmissão de dados em um fluxo contínuo). Assim, a empresa consegue rastrear o tráfego interno de sites com mais de um milhão de cliques por minuto em tempo real. 

8th Light: a empresa de software localizada em Chicago utilizou Clojure em um projeto e o concluiu em apenas um mês, entre o design e a implantação. 

Onde estudar Clojure?

✅ Alura 

A escola de programação Alura oferece a Formação Clojure. Trata-se de uma série de sete cursos que ensinam o desenvolvedor a ingressar nesta área com todos os conhecimentos possíveis. O programa, aliás, é coordenado pelo professor Guilherme Silveira, um dos co-fundadores da Alura. O aluno terá acesso a videoaulas que explicam desde os conceitos básicos de programação funcional até como desenvolver um projeto nesta tecnologia. 

✅ Codepuzzle

A Codepuzzle criou um pacote de cursos completo para o desenvolvedor, compreendendo os cursos de Clojure, Scala, Rust, GoLang, Node.js, Ethereum e Blockchain. Assim, a pessoa interessada adquire o pacote com 390 aulas ao todo e pode ter acesso a um conteúdo que permite uma formação completa para o back-end. Enfim, o curso está hospedado na plataforma Hotmart. Confira os detalhes neste link

✅ Programador Web Valencia 

O curso on-line da escola Programador Web Valencia é um dos poucos em espanhol, sendo formatado em quatro aulas e um e-book pago com atividades e outros conteúdos sobre a linguagem Clojure. Basicamente, o curso prepara o desenvolvedor para instalar a linguagem em diferentes plataformas e utilizar os editores. 

✅ Programando com Roger 

O desenvolvedor Roger Vieira criou o curso gratuito Clojure para Iniciantes. Ele roda no seu canal do YouTube chamado de “Programando com Roger”, que também traz conteúdos sobre Python e já soma 2,93 mil inscritos. No curso de três vídeos, ele ensina o passo a passo de como codar nesta linguagem com exemplos práticos. Acompanhe aqui.  

✅ Udemy 

Um dos cursos de Clojure mais bem avaliados da plataforma Udemy é a formação “Clojure: introdução à programação funcional”. O programa foi criado pelo desenvolvedor de softwares Marcio Frayze David.

O developer inscrito poderá aprender conceitos do paradigma funcional, implementar programas simples, construir condicionais, trabalhar com vetores e mapas, trabalhar com estruturas de dados imutáveis, entre outros conceitos. São, ao todo, 53 aulas com quase 11 horas de duração no total.

Outro curso bem avaliado da plataforma Udemy é o “Aprendizagem de Clojure“, com conteúdo em inglês. O interessante é que nenhuma experiência é necessária, pois o professor Adam Bard ministra o conteúdo a partir do zero. Durante o curso, o desenvolvedor também terá conteúdos de Java. Mais de 1,3 mil alunos já fizeram as videoaulas.

O desenvolvedor também pode escolher o curso “Fundamentos de Clojure para iniciantes”, também em inglês no catálogo da Udemy. As videoaulas trarão conteúdos que ensinarão o aluno a sintaxe e os fundamentos da linguagem, os conceitos de programação funcional, a programação simultânea e muito mais. Contudo, é interessante que o desenvolvedor já tenha conhecido em Java ou Scala, por exemplo. Saiba mais sobre o conteúdo do curso aqui.

Para quem deseja começar do zero, compreendendo os conceitos da linguagem funcional, este curso, em inglês, “Clojure: o guia completo para iniciantes” também é uma boa pedida. Mais de 2,7 mil alunos já fizeram o curso, hospedado na plataforma Udemy. Ele ensina desde noções básicas a conceitos avançados da linguagem, fazendo jus à promessa de guia completo.

O desenvolvedor que atua com projetos em microsserviços pode se matricular no curso “Construindo microsserviços com Clojure”. Ele também está na Udemy e tem idioma em inglês. Em suma, são menos de duas horas de curso, em 31 videoaulas curtas ministradas por instrutores da empresa canadense Infinite Skills. Ao final do curso, o aluno poderá configurar, modificar e implantar um microsserviço com Clojure e Pedestal. Conheça melhor o curso neste link.

E a nossa última dica de cursos hospedados na Udemy é “Aprendendo ClojureScript – Programação Funcional Simplificada para a Web“. O aluno poderá configurar seu sistema e escrever funções a partir de Clojure. Portanto, se você já tem experiência em JavaScript, HTML e Document Object Model, esse curso irá aprimorar suas skills. São cerca de duas horas de aprendizado com acesso a certificado.

Conclusão 

Se o desenvolvedor já tem conhecimento em outras linguagens de back-end, especialmente no paradigma de programação funcional, terá mais facilidade para estudar Clojure. 

Aliás, há bons cursos para o desenvolvedor que busca lugares de onde aprender Clojure e começar a praticar seus conhecimentos. 

E se você já é desenvolvedor Clojure e pretende ter seu perfil validado com testes comportamentais e técnicos, fazendo um bom portfólio para se apresentar nos processos seletivos, visite o site da Coodesh e conheça a plataforma.

Clique aqui para entrar na página exclusiva de desenvolvedores.

preencher seu currículo

Veja novidades na hora de preencher seu currículo na Coodesh

o que é arquitetura MVVM

O que é arquitetura MVVM?