Você é uma pessoa desenvolvedora ou um tech recruiter e se deparou com a expressão o que é NoSQL? Então, aproveite para ler este conteúdo do Dicionário Tech e saber o que essa sigla significa.
Afinal, esse modelo de gerenciamento de banco de dados é muito útil para profissionais que lidam com Big Data. Portanto, a escolha do melhor sistema proporciona mais flexibilidade, escalabilidade e otimização do tempo por parte do profissional de tecnologia.
Veja as informações sobre o que é NoSQL nas próximas linhas deste conteúdo e clique nos hiperlinks do texto para ter acesso a mais informações e expandir seus conhecimentos.
Definição
A sigla NoSQL significa Not Only (Não Somente) SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada).
Ele é um tipo de sistema de gerenciamento de banco de dados projetado para lidar com grandes volumes de dados não estruturados ou semiestruturados, de forma altamente escalável e flexível.
Diferentemente dos bancos de dados relacionais tradicionais, os bancos de dados NoSQL não seguem o modelo de tabelas e esquemas fixos, permitindo armazenar dados em formatos variados, como documentos, grafos, colunas ou chave-valor.
Essa abordagem torna os bancos de dados NoSQL ideais para aplicações modernas e complexas, como aplicativos web, mídias sociais, Internet das Coisas (IoT) e análise de Big Data.
NoSQL vs SQL
A diferença entre NoSQL e SQL é a forma como os dados são armazenados. Enquanto o SQL utiliza um modelo de tabela relacional, o NoSQL aplica um modelo de documento, chave-valor ou gráfico.
Por muito tempo, o modelo de dados usado foi o de bancos de dados relacionais. Mas em meados de 2000 outros modelos começaram a ser aplicados, como o NoSQL.
Entretanto, se puxarmos um pouco a história do banco de dados, vemos que antes do modelo relacional, outros sistemas eram adotados pelos profissionais de dados.
Os primeiros modelos não eram relacionais e sim hierárquicos, como o IMS-DB, nos anos 60, ou o modelo baseado em grafos, como o CodaSyl, nos anos 70. Só para complementar, “grafo” e “gráfico” são conceitos diferentes. O primeiro é uma estrutura de dados, enquanto o segundo é uma representação visual de dados.
- Exemplos de SQL: Oracle, DB2, SQL Server, MySQL e PostgreSQL;
- Exemplos de NoSQL: MongoDB, Amazon DynamoDB, DataStax, Couchbase e ElasticSearch.
Origem
O modelo relacional começou a ser usado após os anos 80, depois de ser apresentado por Ted Cood no início da década de 70. Já o modelo não relacional veio um pouco mais tarde.
O termo NoSQL foi usado pela primeira vez em 1998 por Carol Strozzi que criou um banco de dados não relacional de código aberto.
No entanto, o termo NoSQL voltou a ser usado somente em 2006. Ele foi citado no artigo “BigTable: A Distributed Storage System for Structured Data” publicado pelo Google. Aliás, o BigTable foi descrito como um banco escalável com dados já indexados, facilitando e agilizando a consulta aos dados armazenados.
Vantagens
E quais são as vantagens de usar um banco de dados NoSQL? Confira a seguir:
- Escalabilidade: eles são escalados horizontalmente, pois usam clusters distribuídos de hardware, e não verticalmente, que exigiria a adição de servidores mais complexos.
- Flexibilidade:eles têm esquemas flexíveis e possibilitam um desenvolvimento mais ágil. Isso o torna ideal para dados não estruturados e semiestruturados.
- Funcional: as APIs e tipos de dados altamente funcionais são criados para cada tipo de modelo de dados;
- Performance: o NoSQL é direcionado para modelos de dados específicos, o que possibilita maior performance do que nos bancos relacionais.
Conclusão
Você viu neste artigo o que é NoSQL. A utilização vai depender das características do projeto e das preferências do desenvolvedor, além do gerenciamento do time tech.
Aproveite e veja agora outros termos técnicos, que fazem parte do dia a dia do desenvolvedor, no nosso Dicionário Tech.
E não se esqueça de conhecer melhor a Coodesh e criar seu cadastro para ter acesso a vagas de emprego, a testes de habilidades e de participar do feed de talentos.