in ,

Divulgação de vagas: como otimizar e captar novos talentos

Você trabalha com recrutamento e seleção e vem encontrando dificuldades na divulgação de vagas? Não se preocupe você não está sozinho! É cada vez mais desafiador encontrar o candidato ideal para as oportunidades anunciadas.

No entanto, é possível garantir que as oportunidades cheguem até os profissionais certos. Mas para isso o processo de divulgação de vagas precisa ser assertivo. É essencial que o processo seja coerente, ágil e consistente.

Para isso, os profissionais de recrutamento e seleção necessitam conhecer e ficar por dentro das tendências de mercado. Além de trabalhar para otimizar seus processos de divulgação de vagas e captação de novos talentos.

Tarefa difícil? Não se preocupe! Continue comigo que vou lhe apresentar tudo que você precisa saber para otimizar o seu processo de divulgação para conquistar aquele talento tão desejado.
Neste percurso vamos abordar os seguintes temas:

  • A importância da otimização da divulgação de vagas
  • Métodos eficazes de divulgação de vagas
  • Como fazer uma descrição assertiva para divulgação
  • Como encontrar o talento ideal para sua vaga.

Ficou empolgado? Então vamos lá!

A importância da otimização da divulgação de vagas

( Fonte: abrhrs.org.br )

É cada vez mais complicado conseguir contratar o profissional ideal para as vagas anunciadas. São as mudanças do mercado que cada vez mais oferecem oportunidades de trabalhos flexíveis e digitais aos candidatos.

A urgência das demandas por contratações, além de várias outros fatores que tornam o processo de recrutamento cada vez mais árduo.

Ao mesmo tempo, o planejamento adequado de todas as etapas que compreendem o processo de recrutamento é vital. Neste sentido a fase de divulgação das vagas é imprescindível para atrair bons pretendentes as oportunidades oferecidas.

Não adianta uma elaboração meticulosa das etapas de avaliação, se não conseguirmos trazer para os nossos processos profissionais com o perfil desejado. É por isso que a etapa de divulgação de vagas é tão importante para o sucesso de um processo de recrutamento.

Sendo assim, escolher as maneiras mais inteligentes de divulgação é o primeiro passo para garantir a efetividade do seu processo de recrutamento. Pesquisas já demonstram que a maioria dos profissionais busca novas oportunidades de trabalho pela internet.

Assim, levar seu processo seletivo para os meios digitais são fundamentais para chegar até os grandes talentos do mercado. Além disso, o processo de divulgação online, acelera o processo e melhorar os indicadores da sua empresa.

Vamos conferir mais detalhes sobre isso?

Métodos eficazes de divulgação de vagas

( Fonte: Infographya)

Um erro clássico que muitos recrutadores cometem é achar que quanto mais, melhor. Na verdade, vale muito mais escolher os métodos mais eficazes para cada perfil anunciado, do que atirar para todos os lados. 

Além disso, a divulgação de vagas é a etapa mais cara de todo o processo de recrutamento, correspondendo a aproximadamente 33% de todo o orçamento. Então é fundamental direcionar os recursos para os lugares mais adequados.

Vejamos, por exemplo, uma vaga para auxiliar de serviços gerais, não poderá ser divulgada nos mesmos moldes de uma vaga de diretor-executivo. Afinal são segmentos e públicos diferente, não é mesmo.

Então, lembre-se de avaliar com muita cautela o perfil da sua vaga antes de escolher os métodos para o seu processo seletivo. Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico, mas por enquanto, vamos conhecer alguns destes métodos de divulgação.

1. Faça uma Comunicação Interna

Sabe aquela máxima que diz que primeiro se arruma a casa para depois receber as visitas? É mais ou menos isso que acontece com a divulgação de vagas. Sempre é bom comunicar internamente para depois abrir a vaga para o público externo.

A comunicação interna pode abrir espaço para profissionais da casa que tenham interesse em se candidatar a vaga e também pode gerar ótimas indicações. Se a sua empresa é um bom lugar para se trabalhar, com certeza seus colaboradores podem contribuir para espalhar a oportunidade.

2. Utilize todos os recursos das mídias sociais

Como já falamos é cada vez mais comum a utilização das mídias sociais na busca por vagas e também para divulgação de oportunidades. Lembre-se de produzir um bom material, pois, a vaga também se vende pela aparência.

É muito comum hoje em dia a utilização de redes como Linkedin, Facebook e Instagram na divulgação de vagas. Essas ferramentas quando bem utilizadas podem ser muito úteis para seus propósitos.

Além disso, você pode convidar as pessoas a compartilhar a informação e indicar profissionais que possam ter interesse na posição anunciada. Novamente, se a sua empresa tiver um bom relacionamento com os colaboradores eles podem auxiliar a disseminar suas vagas.

3. Invista no Employer Branding

Já ouviu falar do Employer Branding? É quando uma empresa é reconhecida no mercado com uma marca empregadora, ou seja, aquelas que despertam o desejo de profissionais em trabalhar lá. 

Se você perguntar, por exemplo, para um profissional da área da tecnologia onde ele sonha em trabalhar, é possível que ele cite empresas como Google, LG, Apple. Essas organizações são excelentes exemplos de marcas empregadoras.

Além disso, estudos apontam que 75% dos profissionais, pesquisam a reputação das empresas no mercado, antes de se candidatar a uma vaga, então esse é um recurso que pode trazer muitos talentos até você.

4. Aposte nas estratégias de Marketing Digital

O marketing digital pode ser um ótimo aliado na divulgação de vagas. E o melhor é que muitas ferramentas podem ser gratuitas. Você pode, por exemplo utilizar o marketing de conteúdo para criar conteúdos que enaltecem as qualidades da sua marca e melhorar seu employer branding.

Além disso, aproveite as oportunidades de promoção gratuitas em que o marketing pode ser seu aliado. 

Por exemplo, se tiver acesso à universidades e grupos específicos de segmentos que costuma contratar, você pode se voluntariar para participar de palestras e eventos e, em contrapartida vender suas vagas para o seu público alvo.

5. Consultoria e startups especializadas

Investir em anúncios em empresas especializadas em divulgação de vagas, pode ser útil. No entanto, é sempre mais viável avaliar o segmento que você deseja contratar, afinal esse tipo de anúncio geralmente é pago, então é necessária inteligência para investir assertivamente.

Por exemplo, vagas operacionais podem ser divulgadas em sites de busca de emprego. Já vagas estratégicas terão mais efeito se divulgadas em segmentos específicos para o seu público alvo.

Como fazer uma descrição assertiva para divulgação de vagas

( Fonte: Contratanet )

O primeiro passo para elaborar uma descrição de vaga ou Job description, é conhecer muito bem o perfil do profissional que você deseja contratar. A segunda é descrever com clareza o anúncio da vaga, para que possa chegar até as pessoas certas.

Para lhe auxiliar nesta tarefa, confira a estrutura a seguir que pode lhe oferecer uma boa base para sua descrição:

  • Título: claro, objetivo e direto.
  • Localização: é um dos principais critérios de busca e deve receber destaque. Acompanhada do regime de trabalho e jornada (presencial ou home office, integral, etc.)
  • Atribuições do cargo: Resuma ao máximo as principais atividades, atribuições e expectativas em relação aos resultados esperados.
  • Requisitos: divida os requisitos entre obrigatórios e desejáveis.
  • Salário e benefícios: O ideal é anunciar o salário oferecido, ou se preferir estabeleça uma faixa salarial. Mas evite o “à combinar” . Que em alguns casos pode maquiar um salário abaixo da média do mercado e afastar os candidatos.
  • Instruções para a candidatura: Quanto mais prática a inscrição, melhor. Deixe a burocracia para depois e facilite o processo para os pretendentes a vaga.

Se considerar pertinente você também pode incluir uma breve apresentação da empresa. Em especial se ela não for muito conhecida no mercado, mas seja breve. A melhor alternativa é construir a reputação da empresa previamente como já falamos anteriormente. 

Como encontrar o talento ideal para sua vaga

Fonte: mais.espm.br

Utilizando tudo que já falamos até aqui, com certeza você já se sente mais preparado. Agora é só ir em busca do profissional ideal para sua empresa. Mas lembre-se! Uma dica importante é: O foco da sua divulgação deve sempre estar nas competências, sem julgamento de caráter e preconceitos. 

Afinal é cada vez mais comum que os profissionais busquem empresas que prezam pela diversidade em seu quadro de colaboradores. E também que valorizem as individualidades de cada membro da equipe.

Então se sua intenção é atrair os melhores talentos do mercado. Construir uma cultura de diversidade na sua organização pode ser um ótimo método de conquistar bons profissionais.

Assim você amplia seus horizontes e tem mais chances de contratar o seu profissional ideal. Além de contribuir para a produtividade e o aumento da criatividade da sua equipe de trabalho.

Foco é a chave do sucesso

Fonte: JRMCoaching

Contudo, a premissa para uma boa divulgação da sua vaga é: Dedicar-se a um bom planejamento e detalhamento do perfil do seu candidato e focar no que realmente deseja. Muitas empresas contratam profissionais inadequados para suas vagas, por que não sabem como divulgar assertivamente.

Além disso, fique atento às tendências do mercado, e as novas plataformas digitais que surgem todos os dias. E não esqueça de investir na imagem da sua marca no mercado, esse é um requisito essencial para atrair talentos. 

Afinal, de nada vale ter o melhor processo de divulgação se os profissionais não desejam trabalhar na sua organização.

Você gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de curtir a nossa página e acompanhar tudo que acontece de novidade nos recursos humanos. Te vejo no próximo post e boa sorte na divulgação das suas vagas!

Escrito por Franciele Ghizzoni

Publicitária, formada pela UNOESC, especialista em Gestão Escolar pela FURB e em Administração de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas pela UnC - Concórdia.
Experiência de 10 anos em gestão de equipes e liderança, processo de Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Ambiência e Rotinas Trabalhistas.
Atualmente Recruiter Tech na Coodesh, com foco no no gerenciamento de ciclos de recrutamento e seleção de profissional da área de tecnologia.

Processo de recrutamento e seleção: veja o passo a passo