Como preservar a saúde mental na área tech?

saúde mental na área tech

A gente precisa falar da saúde mental na área tech. O nosso bem-estar é importante para a qualidade de vida, e isso implica diretamente no trabalho e nas nossas relações sociais. Se cuidar e preservar deve ser uma ação de autocuidado e feita todos os dias para manter a nossa sanidade mental. 

A rotina na área de tecnologia é desgastante, isso porque demanda muito um esforço mental para resolução de problemáticas, chefias não instruídas, trabalhos sobre pressão, horas a mais do seu horário de serviço, estudos e o contato diário com pessoas do time que pode gerar um desgaste. 

O estresse relacionado ao trabalho é algo que devemos nos atentar, principalmente no pós-pandemia da Covid-19, em que muitas pessoas que estavam trabalhando em casa e lidando com problemas familiares e trabalhistas ao mesmo tempo. 

Então, como preservar a saúde mental na área tech no trabalho? Bom, essa temática é muito complexa e vai além de um texto, é necessário ressaltar que vamos apontar apenas algumas dicas. Afinal, existem diversos profissionais da saúde capacitados para estarem com você neste momento. 

O que é? 

Vamos começar com o conceito, o que realmente é saúde mental.  É muito comum trazermos essa discussão para se referir a tudo que envolve o bem-estar psicológico e até relacionado às nossas emoções cotidianas. O cuidado com a saúde mental vai muito além, podendo falar sobre a sua vivência na esfera do trabalho.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde mental no trabalho como um estado de bem-estar em que o indivíduo está ciente de suas próprias habilidades, além de conseguir enfrentar as tensões normais da vida, podendo também trabalhar de forma produtiva e ser capaz de contribuir com a sua comunidade.

Ainda de acordo com a OMS, estima-se que 264 milhões de pessoas sofram de depressão e transtorno de ansiedade. Ainda, cerca de 24% dos trabalhadores já precisaram se afastar por estresse, porém menos da metade dos afastamentos tiveram registros relacionados à saúde mental. 

O reflexo atual 

Falar sobre saúde mental é, necessariamente, falar sobre doenças mentais porque estão correlacionadas no nosso dia a dia. A partir do nosso esgotamento mental, o adoecimento psicológico acompanha um diagnóstico, podendo ser transtorno de ansiedade, depressão, estresse e a tão discutida atualmente Síndrome de Burnout. 

Infelizmente, algumas doenças psicológicas não possuem cura, como por exemplo o transtorno de ansiedade, mas existem diversos tratamentos que podem ser realizados com ajuda de um profissional de saúde e ações de autocuidado. 

Acompanhada do transtorno de ansiedade, a depressão é um estado que também afeta muitas pessoas e que pode ser acarretada com os estresses cotidianos no trabalho, ela possui cura e tratamento.

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é uma das doenças mais comuns causadas pelo trabalho excessivo, os seus sintomas estão ligados a condições emocionais, exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. 

Dicas para se cuidar

Viu como é importante cuidar da sua saúde mental na área tech? Essa discussão nos mostra o quão importante é cuidarmos da nossa sanidade no nosso dia a dia e, também, definirmos limites nas nossas relações trabalhistas. Aí vão algumas dicas para evitar esse desgaste emocional:

Faça terapia 

Todo mundo já ouviu essa recomendação e acho mais do que importante ressaltar: a terapia é um ato de cuidado semanal. Um bom profissional da saúde instruído te ajuda a entender mais sobre os seus sentimentos, além de  tratar ou aliviar os sintomas debilitantes dos transtornos mentais. Aliás, essa é a primeira ação que você deveria ter. 

E lembre-se: é comum a gente não se adaptar com psicólogo logo nos primeiros contatos, portanto, você pode buscar outros profissionais com diferentes correntes de abordagens psicoterapêuticas ou esperar mais sessões.

Converse sobre o que você está sentindo

É muito importante falar para as pessoas que você confia o que está sentindo para entender mais sobre o que está acontecendo. Isso porque quando falamos, conseguimos processar mentalmente esse turbilhão de sensações e podemos contar com a ajuda de amigos para nos instruir ao tratamento de transtornos mentais.

Tenha um tempo para você 

Essa dica vai para aquela pessoa que trabalha de segunda a domingo, esquecendo-se totalmente que um tempo off faz bem. Tirar um tempo para você é essencial para cuidar da sua saúde mental e se preservar em relação aos desgastes do trabalho. É aquele tempinho que você trava na agenda para sair com amigos, meditar, dormir algumas horinhas a mais, fazer exercícios e se dedicar exclusivamente a você. 

Defina limites

Essa dica é bem importante e difícil de colocar no nosso dia a dia, isso porque envolve definir limites para colegas de trabalho. Quando falo sobre definir limites, estou me referindo a delimitar até onde é trabalho que está previsto em um contrato e até onde excede. As horas que você fica a mais prestando serviço e que não ocorre pagamento sobre ela, é um problema de não delimitação. 

Estabelecer limites na relação trabalhista é necessário para garantir a sustentabilidade da convivência e de preservar a saúde mental de todas as pessoas envolvidas. 

Neste momento, é importante cautela com as palavras, avaliação do contexto, garantia de dizer “não” e também o respeito. A gente sabe muito bem que não é fácil delimitar, mas não podemos nos afetar por um excesso de trabalho que acarretará em uma baixa produtividade no futuro. 

Responsabilidade da empresa

E aí entra em cena a responsabilidade da empresa, de possuir um time de RH competente para saber lidar com feedbacks dos funcionários. Cursos, workshops e salas de diversão são as tendências atuais, mas antes de se aplicar essas ações internas, é necessário ouvir das pessoas que estão na esfera da empresa o que elas veem como necessidade. 

A responsabilidade da empresa é fornecer um ambiente de convivência saudável, além de um local de trabalho seguro; dar o direito à saúde ocupacional, com o acompanhamento médico periódico no trabalho; afastamento remunerado do trabalho (licença médica) de até 15 dias; entre outros que estão previstos na lei nº 6.514 de 22 de dezembro de 1977 para pessoas em regime CLT.

Conclusão 

A saúde mental é um pilar importante para a nossa vivência no ambiente de trabalho e que deve ser levada a sério. Além disso, vai muito além do que uma autorresponsabilidade de cuidado, sendo necessário relembrar a condição da empresa como responsável também dessas ações afirmativas de preservação mental. 

Lembre-se que as dicas deste conteúdo amenizam alguns sentimentos, mas não tratam de forma definitiva, por isso, se for necessário procure uma ajuda profissional. Aproveite para ler também o conteúdo sobre como aumentar a sua autoconfiança em práticas diárias. E se ainda não fez seu perfil gratuito na plataforma Coodesh, aproveite para saber como funciona clicando aqui.

Escrito por Lorena Resende

Meu nome é Lorena Resende, tenho 23 anos e sou Cientista Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possuo conhecimento na área de Comunicação Social, com enfoque em criação de conteúdo digital, arte digital e análise de mídias sociais.

testes técnicos na coodesh

Saiba como realizar testes técnicos na Coodesh

como recrutar os melhores perfis de DEVs

Como recrutar os melhores perfis de desenvolvedores?