Ao longo das gerações, as visões de mercado e as expectativas dos colaboradores foram se transformando. Isso trouxe novas demandas e necessidades na forma como os líderes conduzem seus liderados. Mas o que se espera de um líder do futuro e quais habilidades e competências ele precisa desenvolver?
Neste post, propomos algumas reflexões sobre os profissionais de liderança que vão se destacar nos próximos anos e levantamos algumas das características principais que eles devem ter. Pretende assumir essa função, mas não sabe como se desenvolver da melhor forma? Confira o post completo a seguir.
O que se espera de um líder do futuro?
Se antes as lideranças tinham um papel de autoridade, hoje, seu objetivo envolve muito mais a capacidade de influenciar pessoas, para que elas trabalhem em conjunto para um mesmo objetivo.
As novas gerações, por exemplo, buscam empresas que compartilhem de seus propósitos e que ofereçam autonomia nas relações de trabalho. Assim, espera-se que o líder do futuro tenha um caráter destemido e flexível, conseguindo se adaptar facilmente em cenários de inovação e mudança.
Quais as habilidades e competências do líder do futuro?
Além do conhecimento técnico, o líder do futuro precisa ter algumas habilidades comportamentais ou soft skills importantes. Entre elas, podemos destacar criatividade, empatia, comunicação assertiva e equilíbrio emocional.
Ademais, ele também precisa ter facilidade para lidar com o capital humano e com situações complexas do dia a dia. Essas habilidades são essenciais para promover mais bem-estar no ambiente de trabalho, contribuindo para que os colaboradores se sintam motivados, engajados e satisfeitos.
Características do líder do futuro
Agora, vamos listar algumas das características que compõem uma liderança do futuro e que devem ser priorizadas no processo de desenvolvimento desses profissionais:
- Equilíbrio emocional: o líder deve ter uma postura equilibrada, conseguindo conviver harmoniosamente com pessoas de diferentes perfis e sabendo lidar com situações de estresse e pressão;
- Humildade: deve saber dialogar e estar disposto a aprender com seus liderados, entendendo que nem sempre terá todas as respostas. Além disso, deve ser aberto a críticas construtivas, utilizando-as para melhorar sua gestão.
- Motivação: o líder do futuro deve ser capaz de incentivar seus liderados na busca por conhecimento e encorajá-los a expressarem suas opiniões, contribuições e feedbacks;
- Capacidade de delegar: o líder deve promover autonomia aos colaboradores e precisa saber delegar tarefas e confiar no time, promovendo um ambiente seguro, mantendo relações em via de mão dupla;
- Gestão humanizada: deve investir no desenvolvimento de competências comportamentais de suas equipes, proporcionando um ambiente harmônico com boas relações, alinhamento de propósitos e engajamento;
- Abertura à inovação: o líder do futuro também precisa ser uma pessoa curiosa e atenta às novidades. Com a transformação digital que vivemos nos dias de hoje, é fundamental estar aberto à tecnologia e às novas soluções, além de fomentar uma cultura de inovação;
- Capacidade de resolver conflitos: os conflitos internos fazem parte de qualquer empresa e precisam ser resolvidos de forma consistente para não impactarem o clima organizacional. Assim, é importante conhecer metodologias ágeis para uma resolução de conflitos eficiente;
- Empatia e inclusão: deve conseguir se colocar no lugar dos outros e respeitar as diferenças, promovendo uma cultura de respeito e inclusão social;
- Visão analítica: a cultura de dados é parte da transformação cultural do mercado e deve auxiliar em toda a tomada de decisões da empresa. Sendo assim, é válido que o líder do futuro esteja atento e saiba analisar dados e enxergar novos caminhos a partir das informações coletadas.
Qual a diferença entre chefe e líder?
Embora ambas as denominações remetam a um profissional que está a frente de um grupo de pessoas, existem algumas diferenças relevantes entre um chefe e um líder. Elas estão relacionadas, principalmente, às posturas desses profissionais no ambiente de trabalho e a forma como eles gerenciam seus liderados.
Enquanto o chefe é uma figura autoritária, que manda, cobra, aponta culpados e inspira medo, o líder tem um papel muito mais inspirador, de orientar, incentivar e buscar soluções.
Ainda, tem foco em inovação e é flexível para lidar com mudanças, buscando sempre as melhores técnicas para uma gestão participativa e integradora. A confiança também é um elemento-chave na gestão dos líderes, que estão abertos a ouvir seus liderados e estimulam a reflexão de cada membro da equipe.
Como motivar os liderados?
Como vimos, inspirar e motivar os talentos é uma das principais tarefas do líder do futuro. Para ajudar nessa demanda, listamos algumas dicas que podem contribuir para sua gestão.
Seja acessível
É importante que o líder seja acessível para sua equipe e que esteja disponível para ouvir suas questões, problemas, expectativas e demandas. Essa abertura mostra um lado mais humano do gestor, o que contribui para cativar os colaboradores e criar um ambiente de confiança.
Promova a saúde mental
As questões de saúde mental podem interferir diretamente na performance das equipes, por isso, elas devem ser encaradas com seriedade e cuidado. O ideal é que o líder do futuro estimule um ambiente saudável e colaborativo, sem cobranças e competitividade excessiva.
Dê o exemplo
Os colaboradores se sentem motivados quando veem um líder ativo, engajado e que não tem medo de pôr a mão na massa e assumir riscos. Dessa forma, em vez de apenas exigir e cobrar do time, seja um exemplo a ser seguido.
Promova uma cultura de feedbacks
Os feedbacks são ferramentas extremamente importantes para garantir a motivação e o desenvolvimento do time. Muitos líderes ainda têm dificuldades em aplicá-los, mas o líder do futuro deve fomentar o diálogo e estar preparado para aplicar e receber feedbacks de seus liderados.
Aqui, vimos as principais competências e características de um líder do futuro e por que esse tipo de liderança fará toda a diferença na gestão de pessoas das empresas de pequeno, médio e grande porte nos próximos anos.
Quer ficar por dentro de outros conteúdos interessantes para o desenvolvimento profissional? Acesse o RH Portal e confira as principais notícias e novidades do mundo do RH.