Testes técnicos são a principal ferramenta de avaliação na plataforma Coodesh. Por isso, acompanhe este conteúdo até o final e saiba como fazer as avaliações para sair na frente no processo seletivo das empresas que apresentam oportunidades para desenvolvedores de software.
Primeiramente, vamos lembrar que ao criar o seu perfil gratuito na Coodesh como desenvolvedor, é possível ter acesso às validações da plataforma. Assim, você não precisa repetir os testes a cada nova oportunidade de emprego surgida.
Mas, por outro lado, você também pode se candidatar a uma vaga na plataforma e fazer os procedimentos pedidos no processo seletivo da empresa.
Quais são os testes técnicos realizados na Coodesh?
A plataforma de code assessment Coodesh realiza vários tipos de testes técnicos, em diversas áreas. Sendo assim, acompanhe quais eles agora:
Scorecard
O Scorecard é, na verdade, uma autoavaliação do nível de conhecimento do desenvolvedor com relação às tecnologias cobradas na carreira. Mas ele também está ligado às hard skills e, por isso, está no rol de testes técnicos.
Portanto, o questionário está disponível na plataforma. Ele é um dos primeiros passos no momento em que você preenche seu perfil.
Na verdade, você só precisa deslizar o cursor da tela e completar a autoavaliação, afirmando se tem conhecimento Básico, Praticante, Avançado ou Nenhum nas stacks informadas.
Fast Challenge
O Fast Challenge é um desafio rápido. A plataforma avalia o desenvolvedor por meio de uma prova teórica com perguntas de múltipla escolha.
A avaliação é feita conforme a área de conhecimento do developer, e o número de perguntas varia conforme a carreira.
Se você conseguir 75% de acertos, ou mais, obtém o certificado com o seu nome e o seu índice de aproveitamento. Além disso, pode vincular o certificado à sua área de certificações do LinkedIn.
Tech Challenges
Os Tech Challenges são os testes técnicos mais avançados, que dependem de mais tempo e dedicação do desenvolvedor. Geralmente, recomenda-se um prazo de 5 dias para a conclusão.
Atualmente, os testes estão disponíveis nas áreas de:
- Front-end;
- Back-end;
- Full-stack;
- Mobile;
- QA (Quality Analytics);
- Data Science;
- Design;
- DevOps;
- Geral (outras áreas da tecnologia).
A dica é: siga as instruções do Readme para realizar o challenge, solicite uma correção mais uma apresentação.
Todos os testes são executados dentro da plataforma Coodesh. Sendo assim, você não precisa recorrer a outras plataformas, como o Trello ou o GitHub, sendo que os Tech Challenges são respondidos dentro do lab da Coodesh.
Qual a importância de responder os testes técnicos?
O preenchimento ou a resposta aos testes técnicos permite que o avaliador lhe conheça melhor, possa analisar sua capacidade analítica e as suas principais hard skills.
Além disso, com o preenchimento das avaliações, o seu perfil é reconhecido como completo, colocando-o à frente do processo seletivo das empresas.
Isso porque os perfis incompletos são vistos como os de menos aderência com as vagas, portanto e são penalizados pelo algoritmo da nossa plataforma.
Desse modo, é importante investir um pouco do seu tempo nos testes técnicos e, assim, melhorar sua visibilidade perante as empresas com vagas abertas.
Além disso, é bom frisar que muitos desenvolvedores não gostam de responder a testes de habilidades técnicas, considerando que só a análise do currículo já é suficiente na fase inicial do recrutamento.
Entretanto, o teste pode dizer mais sobre o seu perfil profissional do que você imagina. Desse modo, a empresa pode aproveitar seus conhecimentos em áreas semelhantes ou emergentes, melhorando assim a sua posição no mercado.
Além disso, para quem é Júnior, a participação nos testes técnicos, com a consequente correção, auxilia no desenvolvimento profissional, pois é possível anotar os erros e melhorar a cada dia.
Conclusão
Você viu como são executados os testes técnicos da plataforma Coodesh. Agora a nossa dica é que você reveja outros tutoriais na plataforma clicando aqui.
E se você ainda não fez seu perfil 100% gratuito, confira neste link como se inscrever.