in

Papel do CTO na startup: veja suas responsabilidades e habilidades

A inovação está presente em vários setores da economia. Por isso, as empresas e startups têm se dedicado à evolução tecnológica. Nesse sentido, é essencial contar com um(a) profissional para dirigir este setor. Surge então o papel do CTO na startup e em qualquer outra organização que tenha uma visão estratégica na escolha das tecnologias utilizadas.

No entanto, é mais comum você ouvir falar do CTO em startups ligadas à Tecnologia da Informação (TI). Enfim, esse segmento exige um maior acompanhamento técnico. Dessa forma, um(a) profissional atento e ligado às tendências do mercado pode dinamizar o fluxo de trabalho. Consequentemente, ele(a) traz mais resultados positivos para a organização.

Se você está ingressando no mundo do desenvolvimento e está procurando se aprimorar para disputar as melhores vagas tech, leia este artigo e conheça melhor as tendências do mercado.

O que é um(a) CTO e o que faz?

CTO é a sigla de Chief Technical Officer, ou seja, é o(a) diretor(a) técnico(a) de uma startup ou companhia.

Como foi dito, esse(a) profissional é mais comum nas empresas de TI, mas dependendo da visão e da necessidade da organização, ele(a) pode estar presente em outras áreas.

Portanto, empresas de marketing, de prestação de serviços, de soluções tecnológicas, entre outras áreas, precisam de um representante dessa área.

Basicamente, o CTO é o(a) profissional responsável por gerenciar a equipe de tecnologia, além de ter uma visão sistêmica e estratégica do produto ou serviço para o negócio.

Isso porque ele usa a tecnologia para solucionar pendências do produto ou serviço e, assim, oferecer uma solução aprimorada ao usuário.

Qual é o seu papel numa startup?

papel do CTO na startup
CTO deve ter conhecimento em gestão, tecnologias e espírito de liderança

Está simpatizando com as funções do(a) CTO até aqui? Como você viu, com a transformação digital, a indústria 4.0 e todo o contexto de inovação, é fortemente recomendado investir nesta área de estudos.

Mas o que você precisa saber é que o papel do CTO na startup é um pouco mais diferenciado do que numa grande empresa.

Afinal de contas, a startup em seu estágio inicial e com menos funcionários, pode absorver a função de CTO sob duas maneiras: na equipe de Produto e de Desenvolvimento.

Isso porque o time de Produto dependerá de orientações quanto às melhores estratégias, ao passo que a equipe de Desenvolvimento saberá quais as melhores tecnologias utilizar nas principais etapas das tarefas. À medida em que a startup cresce e ganha mais corpo, essas duas áreas acabam se distinguindo melhor.

Muitas vezes, o papel do CTO na startup acaba se confundindo com o do CIO (Chief Information Officer) ou diretor de TI. Afinal de contas, o CIO está diretamente envolvido à tecnologia, contudo o CTO tem uma função mais abrangente.

Quais as responsabilidades de um(a) CTO?

E dentro dessa atuação mais abrangente, como vemos inicialmente acima, o CTO tem o papel de buscar soluções tecnológicas e acompanhar as mais recentes tendências para evitar problemas com os produtos e serviços disponibilizados pela empresa.

Estamos falando em problemas causados pela falta de funcionalidades mais adequadas ao atendimento do público alvo, a insegurança de dados, entre outras pendências. Desse modo, acompanhe um resumo das atribuições no papel do CTO na startup ou empresa.

  • desenvolver soluções científicas e tecnológicas;
  • ter uma visão abrangente do negócio;
  • gerenciar as equipes de desenvolvimento;
  • contribuir no desenvolvimento de novos produtos;
  • auxiliar na tomada de decisões da diretoria;
  • acompanhar as tendências de mercado;
  • ser um representante da empresa junto aos stakeholders da organização, ouvindo as necessidades e planejando adaptações aos projetos iniciais.

Dessa forma, é muito importante que o(a) profissional CTO seja experiência na área de desenvolvimento, com conhecimento em gestão. A respeito de suas habilidades, confira mais detalhes na sequência deste conteúdo.

Quais as habilidades de um(a) CTO numa organização?

Assim, chegamos às habilidades mais desejadas no(a) profissional de CTO. Aliás, muitas skills se mesclam com as de outros(as) diretores(as) de área, porém são recomendadas por estarem presentes nas descrições de vagas de empresas.

  • proatividade: buscar novos caminhos para encontrar soluções que possibilitem o crescimento é fundamental;
  • segurança: o(a) profissional precisa trabalhar com foco em segurança para saber como exigir essa performance da equipe e também promover soluções que contribuam com esse item;
  • gestão e liderança: é preciso ter organização e perfil de liderança para motivar o time, reconhecer os talentos e saber dar feedback;
  • flexibilidade: ser um(a) CTO flexível pode contribuir, e muito, para a adaptação às mudanças nos projetos desenvolvidos;
  • criatividade: tem relação com a proatividade, pois ajuda a pensar diferentes soluções para problemas comuns;  
  • conhecimento técnico: pessoas experientes, seja do nível Pleno ou Sênior, podem ganhar mais visibilidade na carreira, pois já demonstram conhecimento nas tecnologias usadas nos sistemas web e mobile, por exemplo.

Como você viu, há skills indispensáveis para um(a) CTO desenvolver seu papel com responsabilidade nas startups.

Mas como desenvolver essas habilidades? Primeiramente, é importante que você tenha uma boa base. Enfim, certificações na área de liderança e de desenvolvimento são importantes. Mas é preciso também ter bom relacionamento interpessoal, sabendo tratar bem as pessoas da equipe, os clientes e os demais envolvidos.

Conclusão

O papel do CTO na startup é essencial, na prática, para dar um direcionamento à equipe de desenvolvimento e à consolidação do produto ou serviço.

Tudo isso com uma visão sistêmica e estratégica, que vai muito além da direção técnica. Justamente por isso é importante contar com um(a) profissional experiente, com passagens por startups e empresas, em diferentes cenários e momentos.

E, então, gostou dessa carreira? Você se imagina como um(a) CTO em breve?

Para conferir como vale a pena investir na carreira tech, entre no site da Coodesh e confira as tendências do mercado nas vagas abertas por startups e empresas nacionais, internacionais e multinacionais.

Só para complementar, a Coodesh é uma startup que atua na área de recrutamento tech, auxiliando empresas e pessoas recrutadoras na busca de talentos nas mais diferentes tecnologias.

Para continuar aprendendo mais sobre as principais carreiras da área tech, acompanhe o conteúdo do nosso blog.

Escrito por Gizele Silva

Formada em Jornalismo pela UEPG e especialista em Mídia e Política. Experiência de 18 anos em jornalismo diário. Desde 2017, atua com Marketing de Conteúdo. Atualmente, sou produtora de conteúdo da Coodesh.

Sua empresa sofre com turnover alto na área tech?

O que é Backlog?