O que é um servidor?

o que é um servidor

O que é um servidor é uma pergunta que muitas pessoas que estão entrando agora na área da tecnologia se fazem. Em uma explicação simples, um servidor é um computador ou software mais potente que um desktop comum. Ele é capaz de conter um ou mais processadores, além de bancos de memórias, portas de comunicação, diferentes softwares e sistemas de armazenamento de dados. 

Confira mais detalhes sobre o que é um servidor no conteúdo de hoje do Dicionário Tech. Identifique os principais tipos e para que ele serve. 

Como funciona um servidor? 

O servidor é o computador ou software central que forma uma arquitetura conhecida como “cliente – servidor” com outros dispositivos, como computadores, tablets e smartphones. O servidor, portanto, centraliza todas as informações e demais dados dentro de uma rede. 

Desse modo, o servidor executa programas de forma centralizada, armazena e compartilha arquivos, administra filas de impressão, presta serviços para outros computadores e outras ações. Tudo isso ocorre por meio de uma rede local ou remota. 

Mas existem vários tipos de servidor. Conheça a seguir quais são. 

Quais são os tipos de servidor?

Saiba como funcionam alguns tipos de servidores mais utilizados:

Nuvem: o servidor em nuvem torna-se cada vez mais popular. Com ele, é possível ter um serviço de armazenamento remoto que permite diversas tarefas. 

E-mail: os servidores de e-mail são responsáveis pelos serviços de hospedagem e de armazenamento de e-mail que contêm milhares de informações. É graças a ele que você envia e recebe e-mails em sua caixa de entrada. 

Banco de dados: ele visa melhorar o desempenho do processamento e transferência de dados de redes que recebem um grande número de requisições. 

Web: ele serve para processar e executar aplicações com conteúdos na internet. Entre os exemplos há servidores web pagos e gratuitos. Um dos mais populares é o Apache, que é utilizado em 49% dos sites. 

Aplicativo: ele possibilita a execução eficiente dos aplicativos que usamos, fazendo com as aplicações desempenhem suas funções de modo correto. 

Proxy: os servidores proxy funcionam como filtros, cujo propósito é intermediar requisições dos clientes e o recebimento dessas informações. 

FTP: ele possibilita que arquivos sejam transferidos (por download e upload), com uso especial no ambiente em nuvem. 

Para que serve um servidor?

Veja abaixo um resumo das principais funções de um servidor, independentemente do tipo escolhido: 

  • Bancos de dados;
  • Serviços de e-mail;
  • Hospedagem de internet;
  • Armazenamento de arquivo local;
  • Pagamentos;
  • Aplicações de telefonia. 

Mas será que vale a pena ter um servidor local? Embora ele seja uma solução para melhorar o desempenho nas tarefas do dia a dia, é bom lembrar que ele gera custos, especialmente para autônomos e pequenas empresas. Afinal, é necessário ter licenças (como a do Windows Server). adquirir o equipamento, contar com suporte técnico e outros custos indiretos, como energia e até ar-condicionado. 

Conclusão 

Você viu neste conteúdo do Dicionário Tech o que é um servidor em programação e quais são as suas principais aplicações no dia a dia do profissional de tecnologia. 

Continue pesquisando sobre outros termos técnicos úteis para o dia a dia de quem é desenvolvedor e também recrutador de profissionais tech. Aproveite para conhecer melhor a Coodesh, a plataforma de HR Tech que conecta desenvolvedores e empresas interessadas em compor seus times.

vagas recomendadas

Novidades de maio: Coodesh traz atualizações nas vagas recomendadas para desenvolvedores

motivação no trabalho

Motivação no trabalho: o que é, importância e como aumentá-la