Para saber o que é Redis acompanhe esse mais novo conteúdo do Dicionário Tech, que traz os principais termos usados por desenvolvedores. Redis é o acrônimo de Remote Dictionary Server ou Servidor de Dicionário Remoto.
Ele é gratuito, utilizado por empresas que precisam de ferramentas com alto desempenho devido ao processamento do enorme volume de dados, como o Twitter ou aplicações com atualizações em tempo real, como sites de apostas.
Leia até o final e saiba como o Redis pode agregar valor ao seu currículo como desenvolvedor.
Definição
Redis é um banco de dados relacional. Seu diferencial é trabalhar com dois tipos de processamento: o armazenamento de valores-chave e o banco de dados na memória. Por isso, ele atribui mais agilidade às aplicações.
O recurso é escrito com código em linguagem C, mas ele pode ser utilizado com qualquer linguagem. Entre as mais usadas estão Java; Python; PHP; C; C++; C#; JavaScript; Node.js; Ruby; R e Go.
Ele foi criado por Salvatore Sanfilippo quando ele quis melhorar a escalabilidade de sua startup na Itália. Assim, essa ferramenta passou a ser utilizada como cache, agente de mensagens e muito mais, como você verá a seguir.
Aplicações
O Redis, como recurso de armazenamento de chave-valor mais popular entre os developers, pode ser utilizado em:
- Cache;
- Gerenciamento de sessões;
- PUB/SUB;
- Classificações;
- Aplicações web e móveis no geral;
- Jogos;
- IoT.
Além disso, ele também pode ser usado com soluções em nuvem, como a AWS, que oferece compatibilidade com o Redis através do serviço chamado Amazon ElastiCache for Redis. Além disso, a AWS possibilita que o Redis seja executado no AWS EC2.
Benefícios
Para o desenvolvedor que busca um banco de dados relacional, o Redis apresenta várias vantagens, como:
- Desempenho rápido: enquanto a maioria dos sistemas armazena os dados em SSDs ou disco, o Redis usa a memória principal do seu servidor;
- Estrutura: os usuários podem armazenar chaves que mapeiam diferentes tipos de dados. O tipo fundamental é uma string. Além disso, o Redis é compatível com várias listas de strings.
- Fácil utilização: o Redis tem recursos que tornam o seu uso mais rápido e mais fácil. Um exemplo é o PUB/SUB que é empregado para publicar mensagens, como nos sistemas de chat. As chaves com TTL se autoexcluem após um certo uso, evitando assim a sobrecarga do sistema.
- Replicação assíncrona: os dados podem ser replicados para vários servidores subordinados. Assim, ele permite uma leitura melhorada, bem como a recuperação dos dados se o servidor primário apresentar uma interrupção.
Empresas que usam Redis
Além dos benefícios apresentados, há outros que são conhecidos por empresas que utilizam a tecnologia em questão.
Entre elas podemos citar GitHub, Twitter, Snapchat e StackOverflow. Afinal, ele é indicado para aplicações com um processamento mais dinâmico e acesso constante a dados essenciais.
De modo geral, ele pode ser usado em projetos mais complexos, como softwares internos, além de sites com chats e atualizações em tempo real.
Conclusão
Você viu o que é Redis e como ele pode contribuir com aplicações mais robustas e que exijam velocidade.
Aproveite para checar outros termos bastante comuns do desenvolvimento web no nosso Dicionário Tech. Não deixe de conhecer a Coodesh e os benefícios para desenvolvedores que querem validar seus conhecimentos e se candidatar nas oportunidades disponíveis. Faça seu cadastro gratuito.