O que é Merge Request?

Todo developer que utiliza plataforma para compartilhar seu código-fonte, como o GitHub e o GitLab, já ouviu falar em o que é Merge Request. Afinal de contas, ele é um processo muito útil no dia a dia de quem está atento à melhoria do seu código e quer dividir essa preocupação com outros DEVs. 

Por isso, neste post você vai conhecer um pouco mais sobre o que é Merge Request ou MR, como também é chamado. Fique atento também aos demais termos do Dicionário Tech que são trazidos semanalmente pela Coodesh aqui no blog. 

Definição 

O Merge Request é, em sua tradução livre, uma solicitação de mesclar. Mas fundir o que e onde? É isso que vamos conferir a seguir. 

Existem estratégias de ramificação para que outros DEVs colaborem com o seu código-fonte no GitHub, por exemplo. Em um repositório, há uma ramificação padrão. Ele, por sua vez, contém a versão principal da base do seu código. É a partir dele que você criará ramificações secundárias a fim de propor alterações na base do código.

Dessa maneira, a base fica intacta, mas as contribuições podem ocorrer nas ramificações. Assim, os eventuais ajustes e acréscimos são testados e validados antes de serem inseridos à ramificação padrão. 

Portanto, ao criar um novo branch, com a alteração de arquivos, o método permite que você solicite mesclar uma ramificação à outra. Assim, a ramificação com as devidas alterações é chamada de ramificação de origem, ao passo que a outra (que você pretende se conectar) chama-se ramificação de destino. 

Em síntese, a MR é uma solicitação de mesclagem dentro do contexto de colaboração de código e controle de versão. 

O que fazer

Após o pedido de Merge Request, você poderá visualizar as diferenças entre os conteúdos, do original às alterações, avaliar tudo e só então aceitar a mesclagem. Além disso, pode executar várias tarefas. Isso porque as solicitações de mesclagem podem incluir uma descrição da solicitação, alterações de código, informações sobre pipeline de CI/CD e ainda seção de comentários. 

Em suma, os Merge Request contribuem para o aprimoramento do seu código, pois servem como uma ferramenta de revisão de código que, ao apresentar deficiências, pode receber sugestões de melhorias de outros developers.

Então, agora que já viu o que é Merge Request, confira também o que é Pull Request no nosso Dicionário Tech. 

Aproveite para conferir a nossa plataforma de vagas para developers que, assim como você, estão apostando em uma carreira promissora. Temos vagas remotas em várias startups do Brasil e do exterior. Candidate-se e seja convidado(a) a participar de testes e quiz que vão te impulsionar nos processos seletivos. Clique aqui e saiba mais.

Como o Plano de Desenvolvimento Individual pode melhorar o desempenho?

Como cadastrar empresa na plataforma da Coodesh?