Desenvolvedor WordPress é uma carreira em destaque na área tech. Isso porque a pessoa desenvolvedora deste segmento pode produzir sites, blogs e até lojas virtuais para clientes que buscam resultados rápidos.
Só para ter uma ideia, aproximadamente 19% dos sites utilizam WordPress ou WP (como queira), segundo um dos criadores da plataforma, Matt Mullenweg. A plataforma é segura, comporta plugins, é relativamente fácil e permite um crescimento escalável conforme o negócio.
Sendo assim, veja mais curiosidades sobre o WordPress, como se tornar um developer nesta área, onde encontrar vagas de emprego e quais são os salários pagos no segmento. Acompanhe este artigo até o final!
Tudo sobre o WordPress
Com tantos conteúdos produzidos e lançados diariamente na web, o WordPress virou uma referência quando pensamos em website.
Ele foi originalmente desenvolvido por Ryan Boren e Matthew Mullenweg a partir do antigo b2/cafelog. Uma das razões da sua popularização é o fato de ser código aberto. Estima-se que haja 76 milhões de usuários de WP no mundo.
Portanto, ele se classifica como um CMS (Content Management System ou Sistema de gerenciamento de conteúdo) ideal para a criação de sites, blogs e lojas virtuais, com vários templates que atendem ao perfil desejado.
Basicamente, o WordPress se divide em dois domínios:
- WordPress.com: oferece hospedagem gratuita de blogs com software WordPress;
- WordPress.org: é possível fazer o download do aplicativo e ainda contribuir com o projeto, além de consultar a documentação e todas as informações do sistema.
Cases
O WordPress está presente em todos os tipos de empresas quando o assunto são aplicações web. Por isso, veja na sequência algumas marcas que utilizam o WP em seus produtos.
- Site da cantora Beyoncé;
- CNN;
- Forbes;
- Site da cantora Katy Perry;
- Nasa;
- National Geographic;
- Sony;
- Spotify;
- The New York Times Company;
- Vogue USA.
Onde aprender e se tornar desenvolvedor WordPress
Portanto, você pode perceber que o mercado para a pessoa desenvolvedora em WordPress está aquecido, com vagas surgindo a todo momento em vários níveis de experiência, desde Júnior, Pleno e Sênior.
Mas para aprender WordPress é fácil, pois existem vários cursos rápidos e outros mais específicos sobre o CMS. Além disso, a comunidade de WordPress developers é grande, gerando assim oportunidades de aprendizado para quem está começando.
Justamente devido ao crescimento do Marketing Digital nos últimos tempos, a plataforma é a preferida de quem deseja se aprimorar na construção de blogs e e-commerces.
Assim, é possível escolher entre cursos gratuitos e pagos. Além disso, há bootcamps sobre o tema e outros encontros virtuais que podem ser bastante úteis na trilha do aprendizado da pessoa desenvolvedora.
Desse modo, para tirar o máximo proveito das aulas do seu curso escolhido de WP também é importante ter uma boa noção de front-end. Por conta disso, é importante que você desenvolva algumas skills em linguagens de programação web, como HTML, PHP, CSS e JavaScript.
Assim, você terá meio caminho andado quando for iniciar sua jornada de conhecimento em WP e começar a desenvolver os seus primeiros sites.
PJ vs CLT
Aliás, uma dica é atuar como desenvolvedor(a) autônomo(a) para empresas que desejam ter o seu primeiro site. Dessa forma, você vai precisar constituir seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), regularizar sua pequena empresa e oferecer seu serviço.
Mas também pode atuar em empresas e startups do Brasil e do exterior como desenvolvedor WordPress. Não se esquecendo, é claro, de estar sempre se especializando com base nas atualizações e nos plugins que são integrados ao WP para melhorar ainda mais as suas funcionalidades.
O que o desenvolvedor WordPress deve saber
Após fazer um curso para aprender a desenvolver aplicações web com o WordPress e definir se quer seguir carreira celetista ou como PJ, também é interessante que o DEV domine os recursos nativos da plataforma (como os temas e os menus) e os plugins que podem ser integrados.
Mas também é interessante tomar as seguintes medidas para ser um bom desenvolvedor WordPress:
- instalar e configurar o WordPress corretamente;
- conhecer a documentação do WordPress Codex;
- conhecer as linguagens de programação, como PHP, banco de dados MySQL, HTML, CSS, entre outros;
- participar da comunidade e, assim, ficar sempre por dentro das novidades;
- desenvolver seu lado empreendedor, caso resolva ser prestador de serviços, criando pacotes para seus clientes (como loja virtual e blog).
Rendimentos do desenvolvedor WordPress
Como foi dito até aqui, a comunidade de pessoas desenvolvedoras WordPress é extensa e, além disso, o(a) profissional pode ter bons ganhos financeiros.
Inicialmente, o salário é de R$ 3.367,00 (segundo o GlassDoor) ou de R$ 2.918,00 (conforme o Indeed). Mas, pode-se alcançar valores mais atrativos dependendo do grau de experiência e da empresa onde está inserido(a).
Vagas
E onde encontrar vagas de emprego para desenvolvedor WordPress? Se você está disposto a investir nesta carreira, comece a pesquisar como anda o mercado.
Caso você não se adapte ao trabalho remoto, procure vagas nas agências de marketing da sua cidade ou ainda nas empresas que mantêm sites ativos no ar. Além disso, inscrever-se em plataformas de emprego é uma boa saída.
Mas se você não tem nada contra vagas home office saiba que há um vasto mercado a explorar, seja dentro ou fora do seu estado. O LinkedIn é uma boa fonte de vagas, mas se você deseja mais eficiência, conheça a plataforma de vagas da Coodesh.
Conclusão
O Desenvolvedor WordPress tem uma trilha de crescimento pela frente. Ainda mais porque a pandemia acelerou o comércio on-line e a busca das empresas pela presença digital.
Dessa forma, como dissemos anteriormente, a Coodesh pode ser uma grande aliada na busca pela vaga ideal. Frequentemente, recebemos o cadastro de empresas que estão buscando preencher vagas de pessoas desenvolvedoras WordPress na plataforma.
Portanto, cadastre-se com a gente para aumentar suas chances de primeiro emprego ou recolocação profissional na área.