Entenda o que é Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER)

diagrama de entidade e relacionamento

Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) é uma representação gráfica do Modelo de Entidade e Relacionamento. Enfim, isso evita excesso de abstração, trazendo para a realidade informações pertinentes de uma forma mais visual e, consequentemente, mais intuitiva.

Mas para um conhecimento pleno de como elaborar um Diagrama de Entidade e Relacionamento é necessário conhecer as partes que compõem esse fluxo. Então, vamos começar por entidades. Afinal, o que são elas?

O que são entidades?

É um objeto que existe com características únicas, em que é possível guardar informações. Geralmente esses objetos são utilizados para representar itens da realidade que será modelada.

Exemplo: na representação de uma concessionária, as entidades seriam os carros, os vendedores e os compradores. 

Mas nessa relação, há um limitante: um comprador deverá adquirir apenas um carro. Você ainda entenderá, ao longo desse artigo, o motivo da limitação. Portanto, essas entidades possuem atributos e relacionamentos com outra entidade. 

O que são atributos?

São atributos/características de uma entidade. Veja um exemplo: 

Seguindo a mesma ideia da concessionária, a entidade escolhida foi o comprador, desse modo, ele teria como atributo informações relevantes para fazer a compra de um carro e se identificar.

Sendo assim, receberia um id (identificador único), nome, idade e renda (isso seria importante para o cálculo da venda do carro).

Feitas as observações dos atributos que a entidade receberia, devemos fazer a tipagem para o banco de dados: id: string, nome: string, idade: number, renda: number.

Esse mesmo procedimento serviria para a entidade de carros e vendedor, em que o carro receberia atributos como id, marca, cor, preço, ano de lançamento… e o vendedor receberia id, nome, comissão etc. 

O que são relacionamentos?

O relacionamento é a associação entre as entidades. Confira um exemplo: 

O comprador precisa do vendedor para comprar o carro. Com base nisso, percebe-se a necessidade de um relacionamento. 

Existem 3 principais tipos de relacionamento: um-para-um, um-para-muitos (ou muitos-para-um, dependendo do sentido da relação) e muitos-para-muitos. 

Pode parecer um pouco confuso, mas não se preocupe, explicarei no decorrer deste tópico além de passar um “bizu” de como identificar o tipo de relacionamento das entidades. 

  1. Um para um: um carro terá um único comprador. (Antes de você questionar, lembre-se do limitante que colocamos no tópico de entidades, como diria o Thanos: “A realidade pode ser o que eu quiser”).
  2. Um para muitos: um vendedor pode atender diversos clientes, porém um cliente concluirá a compra com apenas um único vendedor. 
  3. Muitos para muitos: um grupo de vendedores comercializa muitos carros para muitos compradores.

A melhor maneira de identificar o tipo de relacionamento é por meio de perguntas.

Uma entidade interfere na outra? Como elas estão relacionadas? 

Definir isso antes de “colocar a mão na massa” é de extrema importância para um melhor desempenho da sua aplicação. 

Diagrama Entidade e Relacionamento

Saindo do micro para o macro, temos todas as informações pertinentes para modelar o nosso Diagrama de Entidade e Relacionamento. Existem diversas maneiras de fazer isso, sugiro modelar do modo que achar mais confortável e que os outros entendam.

Esse foi o resultado da nossa concessionária:

Como desenhar um Diagrama de Entidade e Relacionamento?

Existem diversos sites para desenhar o Diagrama de Entidade e Relacionamento, mas você também pode fazer isso manualmente. 

O site utilizado para fazer os diagramas deste artigo foi o Lucidchart, arrisco em dizer… é o preferido da escritora. 🙈

Dicas importantes ao lidar com diagramas

Existem diversos conceitos ao lidar com a representação gráfica do diagrama. Nesse artigo, fiz uma representação grosseira apenas para que você possa entender os conceitos. Sendo assim, você encontrará diversas formas de representar o mesmo diagrama.

O estilo utilizado foi o IDEF1X, que possui blocos de entidades e o relacionamento está definido nas setas. É uma das representações gráficas de diagrama mais utilizadas pelos desenvolvedores.

Também existe o estilo Chen, aliás vejo bastante diagramas nesse formato.

O relacionamento é representado pelo losango, as entidades pelo quadrado, já os números representam o tipo da relação 1: Um e N: Muitos.

Conclusão

Essa representação visual é de extrema importância para que todos os membros da sua equipe entendam a estrutura da sua aplicação, auxiliando no processo de desenvolvimento. 

Depois de adquirido esse conhecimento, seu desafio é elaborar representações gráficas de Entidade e Relacionamento nos seus próximos projetos. Não se esqueça de postar no LinkedIn para impulsionar seu networking e marcar a Coodesh.

Por falar nisso, você já é inscrito na plataforma? Somos uma code assessment para você construir seu portfólio com base nos resultados dos nossos testes técnicos e ainda divulgamos vagas de startups nas quais você pode se candidatar. Comece já.

Escrito por Andreyna Carvalho

Sempre levei a tecnologia e a paixão pelos códigos além de uma simples forma de trabalho. Estou focada em me aprofundar e conseguir impactar as pessoas com novas tecnologias. Hoje sou DevRel na Coodesh.

análise swot

Análise SWOT: como aplicar na sua startup?

9box

Veja como a matriz 9 box pode incrementar sua estratégia de gestão de pessoas