Diagrama de Entidade e Relacionamento (DER) é uma representação gráfica do Modelo de Entidade e Relacionamento. Enfim, isso evita excesso de abstração, trazendo para a realidade informações pertinentes de uma forma mais visual e, consequentemente, mais intuitiva.
Mas para um conhecimento pleno de como elaborar um Diagrama de Entidade e Relacionamento é necessário conhecer as partes que compõem esse fluxo. Então, vamos começar por entidades. Afinal, o que são elas?
O que são entidades?
É um objeto que existe com características únicas, em que é possível guardar informações. Geralmente esses objetos são utilizados para representar itens da realidade que será modelada.
Exemplo: na representação de uma concessionária, as entidades seriam os carros, os vendedores e os compradores.
Mas nessa relação, há um limitante: um comprador deverá adquirir apenas um carro. Você ainda entenderá, ao longo desse artigo, o motivo da limitação. Portanto, essas entidades possuem atributos e relacionamentos com outra entidade.
O que são atributos?
São atributos/características de uma entidade. Veja um exemplo:
Seguindo a mesma ideia da concessionária, a entidade escolhida foi o comprador, desse modo, ele teria como atributo informações relevantes para fazer a compra de um carro e se identificar.
Sendo assim, receberia um id (identificador único), nome, idade e renda (isso seria importante para o cálculo da venda do carro).
Feitas as observações dos atributos que a entidade receberia, devemos fazer a tipagem para o banco de dados: id: string, nome: string, idade: number, renda: number.
Esse mesmo procedimento serviria para a entidade de carros e vendedor, em que o carro receberia atributos como id, marca, cor, preço, ano de lançamento… e o vendedor receberia id, nome, comissão etc.
O que são relacionamentos?
O relacionamento é a associação entre as entidades. Confira um exemplo:
O comprador precisa do vendedor para comprar o carro. Com base nisso, percebe-se a necessidade de um relacionamento.
Existem 3 principais tipos de relacionamento: um-para-um, um-para-muitos (ou muitos-para-um, dependendo do sentido da relação) e muitos-para-muitos.
Pode parecer um pouco confuso, mas não se preocupe, explicarei no decorrer deste tópico além de passar um “bizu” de como identificar o tipo de relacionamento das entidades.
- Um para um: um carro terá um único comprador. (Antes de você questionar, lembre-se do limitante que colocamos no tópico de entidades, como diria o Thanos: “A realidade pode ser o que eu quiser”).
- Um para muitos: um vendedor pode atender diversos clientes, porém um cliente concluirá a compra com apenas um único vendedor.
- Muitos para muitos: um grupo de vendedores comercializa muitos carros para muitos compradores.
A melhor maneira de identificar o tipo de relacionamento é por meio de perguntas.
Uma entidade interfere na outra? Como elas estão relacionadas?
Definir isso antes de “colocar a mão na massa” é de extrema importância para um melhor desempenho da sua aplicação.
Diagrama Entidade e Relacionamento
Saindo do micro para o macro, temos todas as informações pertinentes para modelar o nosso Diagrama de Entidade e Relacionamento. Existem diversas maneiras de fazer isso, sugiro modelar do modo que achar mais confortável e que os outros entendam.
Esse foi o resultado da nossa concessionária:
Como desenhar um Diagrama de Entidade e Relacionamento?
Existem diversos sites para desenhar o Diagrama de Entidade e Relacionamento, mas você também pode fazer isso manualmente.
O site utilizado para fazer os diagramas deste artigo foi o Lucidchart, arrisco em dizer… é o preferido da escritora. 🙈
Dicas importantes ao lidar com diagramas
Existem diversos conceitos ao lidar com a representação gráfica do diagrama. Nesse artigo, fiz uma representação grosseira apenas para que você possa entender os conceitos. Sendo assim, você encontrará diversas formas de representar o mesmo diagrama.
O estilo utilizado foi o IDEF1X, que possui blocos de entidades e o relacionamento está definido nas setas. É uma das representações gráficas de diagrama mais utilizadas pelos desenvolvedores.
Também existe o estilo Chen, aliás vejo bastante diagramas nesse formato.
O relacionamento é representado pelo losango, as entidades pelo quadrado, já os números representam o tipo da relação 1: Um e N: Muitos.
Conclusão
Essa representação visual é de extrema importância para que todos os membros da sua equipe entendam a estrutura da sua aplicação, auxiliando no processo de desenvolvimento.
Depois de adquirido esse conhecimento, seu desafio é elaborar representações gráficas de Entidade e Relacionamento nos seus próximos projetos. Não se esqueça de postar no LinkedIn para impulsionar seu networking e marcar a Coodesh.
Por falar nisso, você já é inscrito na plataforma? Somos uma code assessment para você construir seu portfólio com base nos resultados dos nossos testes técnicos e ainda divulgamos vagas de startups nas quais você pode se candidatar. Comece já.