Se você está pesquisando o que é SQLite, leia este conteúdo até o fim e conheça o conceito, história, funcionamento e vantagens dessa ferramenta.
Para desenvolvedores web e desenvolvedores mobile, o recurso facilita a criação de aplicações, com leveza e bom desempenho.
Por isso, o que é SQLite faz parte do Dicionário Tech da Coodesh. Outros termos técnicos relacionados a processos, metodologias, linguagens, bibliotecas e frameworks também são elencados no nosso dicionário.
Definição
Você pode conferir a documentação dessa ferramenta na página oficial do SQLite. Mas antes disso é importante conhecer sua definição.
SQLite é uma biblioteca compacta que implementa um banco de dados SQL sem a necessidade de um servidor.
Chamada de biblioteca portátil, ela utiliza SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada) que, por sua vez, é uma linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional.
De código aberto, ela pode ser usada para fins pessoais, acadêmicos ou profissionais em várias plataformas.
Funcionamento
A maioria dos bancos de dados SQL exige o acompanhamento de um servidor e as suas respectivas configurações. Mas o SQLite é um mecanismo de banco de dados embutido. Portanto, essa biblioteca lê e grava o código diretamente em arquivos de discos comuns.
É possível copiar um banco de dados entre sistemas de 32 e 64 bits ou arquiteturas diferentes (big-endian e little-endian).
Devido a essa flexibilidade, ele é o banco de dados mais usado nos projetos mais leves, que não exigem uma estrutura mais robusta. Com mais memória, ele roda mais rápido, mas o desempenho continua alto em ambientes com pouca memória.
Outra característica são os testes, pois a estrutura de SQLite é voltada para os testes e verificações. Embora os bugs continuem existindo, a biblioteca acaba operando com mais clareza junto ao desenvolvedor, fornecendo uma lista de bugs e cronologias que acompanham cada atualização de código.
História
O SQLite foi criado em 2000 por Dwayne Richard Hipp, que também desenvolveu o analisador Lemon e o CVStrac.
O banco de dados foi formado por uma biblioteca em linguagem C e ainda tem uma ampla comunidade, mais de duas décadas após o lançamento. Os próprios desenvolvedores afirmam que a intenção é oferecer suporte à ferramenta até o ano de 2050.
O lançamento mais recente é de fevereiro de 2023. E podem se preparar que vêm novas atualizações por aí.
Vantagens
Como foi dito, a flexibilidade e a capacidade de ser usado em aplicações mobile (principalmente Android) fazem do SQLite um banco de dados interessante para ser usado. Mas vejamos novas vantagens:
- Compatibilidade: ele roda em Windows, Linux, Android, iOS e OS;
- Linguagem: os aplicativos que usam SQLite podem ser baseados em qualquer linguagem;
- Gratuito: por ser de domínio público, praticamente não há restrições de uso;
- Configuração: é mais rápido, pois não exige o processo prévio de configuração pelo fato de não usar um servidor;
- Tabelas dinâmicas: o desenvolvedor pode inserir qualquer valor na coluna que desejar, pois ele tem um sistema de tabelas dinâmicas;
- Conexões: é possível aplicar uma série de ações com uma única conexão, como unir tabelas, copiar arquivos, entre outros.
Conclusão
Como você viu, entender o que é SQLite é um grande passo para construir um portfólio mais competitivo nos processos seletivos. Portanto, comece a estudar e a praticar mais essa ferramenta. Para validar seus conhecimentos e se candidatar às vagas de emprego, acesse a nossa plataforma.