Você é um profissional de tecnologia e quer saber o que é Active Directory? É um software da Microsoft que usa um mecanismo de banco de dados para conectar o usuário aos serviços da rede. Entre as suas principais funções estão o acesso por uma única senha. Saiba mais detalhes neste conteúdo.
Para o desenvolvedor, existe uma infinidade de recursos, ferramentas, linguagens, frameworks e outros detalhes que fazem parte do seu dia a dia na equipe de desenvolvimento. Se você está começando agora, é bom ficar inteirado das tecnologias que mais serão utilizadas. O Active Directory (AD) é uma delas.
Devido à sua popularidade, ele faz parte do Dicionário Tech, que é uma seção do blog da Coodesh que utiliza termos usados nas equipes de desenvolvimento para apresentá-los, trazendo referências de documentação e outras informações relevantes.
Definição
O Active Directory pode ser definido como um banco de dados que conecta os usuários aos recursos da rede. Ele é um software da Microsoft criado para ser utilizado no ambiente Windows.
O detalhe mais importante é que o AD é destinado aos ambientes locais e não em nuvem. Para os ambientes em nuvem, a solução da Microsoft é o Azure Active Directory, que tem praticamente as mesmas funcionalidades do AD, que é tema deste conteúdo. Mas nada impede que uma empresa utilize o Active Directory localmente e o Azure AD na nuvem em uma solução híbrida.
Histórico
O AD foi pré-lançado em 1999 e foi consolidado no mercado a partir de 2000 com o Windows 2000.
Ele surgiu da necessidade de se ter um único diretório que permitisse ao usuário acessá-lo através de uma única senha. Assim, o usuário não precisa ter senhas diferentes para abrir e-mails e para fazer o login no seu computador.
O diretório também tem o intuito de oferecer segurança aos usuários, pois ele concentra dados pessoais e senhas, bem como permissões de uso para determinada ação da plataforma.
LEIA TAMBÉM
Assim, o AD controla os acessos aos sistemas, garantindo que certo usuário seja quem realmente afirma ser, verificando ID e senha e permitindo as ações que lhe cabem conforme o seu status de usuário.
Principais componentes
Para entender o que é Active Directory é importante conhecer seus principais componentes. Entre eles, você pode verificar:
- Conta de usuário: ela é descrita por variáveis como nome, cargo, e-mail, entre outros;
- Unidades organizacionais: elementos que organizam usuários, computadores, grupos etc;
- Domínios: é uma coleção de objetos que está numa rede cliente-servidor e é autenticada num único banco de dados;
- Árvores: é uma composição de vários domínios com a mesma configuração que forma um namespace próximo;
- Floresta: é uma extensão hierárquica de uma árvore. Trata-se de um limite administrativo que é usado para o gerenciamento e autenticação de várias árvores.
Conclusão
Em suma, o Active Directory armazena vários objetos no seu banco de dados e disponibiliza serviços, como replicação do seu banco de dados, pesquisa de objetos na rede, autenticação de usuários, entre outros.
Agora que você já viu o que é Active Directory, conheça os outros termos elencados no Dicionário Tech da Coodesh.
Aproveite para fazer o seu cadastro gratuitamente na plataforma e participar do feed de talentos.