Desafios para desenvolvedores e preenchimento de vagas técnicas são coisas que caminham juntas. Por isso, o tech recruiter deve entender a importância de aplicar testes para encontrar os profissionais mais capacitados. Isso porque só a análise do currículo e do portfólio não é suficiente para identificar as habilidades dos candidatos. Mas entre tantas opções de testes, qual escolher?
Existem muitos testes técnicos para desenvolvedores. Os principais são o Coding Challenge (Desafio de Código) e o Project Challenge (Desafio de Projeto). Embora pareçam iguais, eles apresentam resultados diferentes conforme a área de atuação e a função.
Como um bom recrutador presta atenção em cada detalhe, é preciso entender qual desafio aplicar em cada momento.
Enfim, neste artigo você verá:
- O que é Coding Challenge;
- O que é Project Challenge;
- Quais as vantagens e desvantagens de cada um;
- Quais os demais desafios para desenvolvedores:
- Como usar a Coodesh nos desafios técnicos;
- Dicas para aplicar os desafios.
Acompanhe o nosso conteúdo até o final.
O que é Coding Challenge?
O Coding Challenge ou Desafio de Código é um teste on-line realizado em plataformas especializadas.
Os testes abordam a habilidade do desenvolvedor em escrever códigos. Assim, o tech recruiter ou o líder da equipe tech podem analisar a competência geral em programação e o conhecimento em algoritmos do candidato.
Ele pode ser usado tanto antes da triagem dos currículos quanto depois. Se forem usados antes, eles ajudam o tech recruiter a analisar somente os currículos das pessoas desenvolvedoras que passaram no teste.
Para isso, você como tech recruiter pode estabelecer uma nota de corte, como algo em torno de 75% de aprovação ou rendimento no Coding Challenge.
Muitas plataformas on-line já pontuam o candidato, facilitando assim a triagem do tech recruiter. Aliás, o processo é muito mais preciso que uma análise individual.
Vantagens e desvantagens
A grande vantagem do Coding Challenge é que ele pode gerar resultados mais rápidos aos recrutadores. Assim, é possível manter os melhores candidatos no processo seletivo, visto que testes mais demorados tendem a afugentar alguns candidatos.
De modo geral, o Coding Challenge também é bem-vindo para selecionar profissionais do nível Júnior, pois assim, em grande quantidade, é possível estabelecer um critério mais objetivo de avaliação e, sobretudo, com mais rapidez.
Além disso, como hoje em dia fala-se muito em isenção no processo seletivo das empresas, a realização de Coding Challenge serve para definir um padrão de avaliação, sem levar em conta aspectos pessoais e até mesmo preconceitos consolidados, como a contratação de mulheres na tecnologia ou outras “minorias”.
Entretanto, a desvantagem aparente deste tipo de teste reside na limitação da análise de algumas habilidades mais complexas, como a capacidade analítica do candidato ao escolher uma determinada linguagem.
O que é Project Challenge?
O Project Challenge (Desafio de Projeto) é um projeto completo que o desenvolvedor pode fazer para demonstrar sua capacidade analítica, lógica de programação, conhecimento técnico em linguagem e framework, entre outros aspectos.
Solicitado para engenheiros de software, por exemplo, o Project Challenge possibilita que o candidato entregue um aplicativo clone de alguma rede social, como o Twitter ou LinkedIn, por exemplo.
A sua principal função é apontar a habilidade do desenvolvedor em um projeto real, possibilitando conhecer suas estratégias para a tomada de decisão, além é claro do seu conhecimento técnico.
Entretanto, a sua desvantagem é o tempo gasto no teste. Geralmente, ele é mais demorado que o Coding Challenge. Assim, o tech recruiter, consequentemente, precisará de mais semanas para encerrar a vaga.
Além disso, esse tipo de teste é um pouco mais desgastante para o desenvolvedor, especialmente o que está participando de outros processos seletivos e precisa apresentar projetos nas demais seleções.
Mas, de maneira geral, você pode estabelecer prazos limites para o envio do projeto e, assim, manter a política de feedbacks para que o desenvolvedor não decline da vaga.
Quais os demais desafios para desenvolvedores?
Pensando em desafios para desenvolvedores a fim de avaliar suas hard skills, o tech recruiter pode adotar outros desafios.
Entre eles temos:
Quadro branco
Submetido ao quadro branco, o desenvolvedor tem que resolver um problema ou desenvolver um código sem ter acesso às ferramentas nas quais está acostumado ou realizar buscas no Google e em fóruns para desenvolvedores.
O teste ajuda a pessoa recrutadora a identificar como o desenvolvedor lida com situações reais e críticas, bem como a lógica utilizada.
Teste de lógica
Não importa a linguagem de programação, o desenvolvedor precisará usar a lógica. Por essa razão, os testes de lógica são bastante úteis e completos, permitindo uma visão geral das skills do candidato.
Assim, o recrutador poderá avaliar a interpretação de padrões, formas e sequências numéricas.
Teste rápido
O desenvolvedor pode também responder a um teste rápido sobre as stacks usadas na sua área de atuação.
Desse modo, tal qual uma avaliação teórica, o teste permite identificar o nível de conhecimento informado pelo candidato no currículo ou no portfólio.
Como usar a Coodesh nos desafios para desenvolvedores?
A Coodesh é uma plataforma de recrutamento tech e de code assessment (avaliação de código) para formar equipes de desenvolvedores na sua empresa ou startup.
A plataforma permite ao desenvolvedor se candidatar à vaga e realizar os desafios disponíveis conforme a stack.
Contamos com:
Fast Challenge
O Fast Challenge é uma avaliação on-line. Ela pode ser respondida conforme a stack exigida na vaga. Com índice de acertos acima de 75%, o candidato pode obter um certificado e integrá-lo ao seu perfil no LinkedIn.
Coding Challenge
É um teste automatizado que indica o desempenho do candidato. O teste é inteiramente realizado na plataforma, facilitando a consulta por parte do tech recruiter. Ele também segue a stack exigida na vaga.
Dicas para criar bons desafios para desenvolvedores
Seu time de RH Tech precisa criar desafios para desenvolvedores? Então, preste atenção nessas dicas:
- Aplique os conteúdos das stacks exigidas na vaga;
- Utilize desafios com tecnologias mais próximas da realidade da empresa;
- Possibilite que o desenvolvedor use as ferramentas com as quais está habituado;
- Defina um prazo de resposta;
- Dê o devido feedback após a realização do teste e correção;
- Defina objetivos e habilidades a serem avaliadas no teste;
- De preferência, crie um teste divertido para favorecer a experiência do candidato.
Além de tudo, defina quais desafios para desenvolvedores são mais interessantes para a sua startup, levando em consideração algumas variáveis, como:
- Senioridade exigida na vaga;
- Volume de candidatos inscritos;
- Stacks desejadas.
Use testes para nivelar a equipe
Uma dica final: use os desafios para desenvolvedores para nivelar a sua equipe. Afinal, chegará um momento em que será preciso que todos os desenvolvedores estejam na “mesma página”. Portanto, para chegar lá é preciso avaliar o conhecimento técnico da equipe.
Com testes técnicos, como o Coding Challenge ou o Project Challenge (bem como os demais desafios), você terá subsídios consistentes para promover treinamentos nas áreas com maior demanda.
Conclusão
Como você viu, os desafios para desenvolvedores são importantes mecanismos para compor times tech na sua startup, pois você consegue alcançar uma análise mais aprofundada e que vai além do currículo e do portfólio.
Desse modo, a chance de sucesso é muito maior, prevenindo futuros desligamentos e aumentando a produtividade da equipe.
Nesse contexto, a Coodesh é uma plataforma poderosa para ajudar a encontrar os desenvolvedores certos.
Cadastre-se agora mesmo. Conheça os nossos recursos no plano gratuito e comece a avaliar, recrutar e testar desenvolvedores remotos para a sua empresa.