Testes de quadro branco assíncronos são os mais indicados para avaliar profissionais de tecnologia de forma remota. Os testes podem ser aplicados por meio de plataformas de assessments com alta precisão, agilidade e eficiência. Portanto, eles são a solução ideal para avaliações técnicas em larga escala. Veja neste conteúdo outras vantagens e como utilizar na sua empresa.
O teste de quadro branco já é um velho conhecido do processo seletivo de profissionais de tecnologia. Mas o formato assíncrono conquistou a simpatia dos tech recruiters e dos desenvolvedores. Ele ajuda a diminuir o nervosismo do candidato, que pode fazer a avaliação em casa ou em coworking, sem se sentir pressionado na presença do avaliador. Já do lado do tech recruiter, a principal vantagem é poder realizá-lo em escala e com a segurança dos resultados certos.
O que é um teste de quadro branco assíncrono?
O teste do quadro branco também é chamado de whiteboard challenge. Ele é usado em entrevistas técnicas com profissionais de tecnologia, especialmente desenvolvedores. O candidato é convidado a resolver um problema complexo de programação em um quadro branco físico ou virtual.
Tradicionalmente, a avaliação era feita em tempo real, na presença do avaliador, em um quadro branco ou lousa. O candidato escrevia um código ou criava uma estrutura para resolver um determinado desafio.
Porém, com o crescimento da tecnologia e as mudanças do mercado de avaliação técnica, o desafio passou a ser aplicado a distância e de forma assíncrona, ou seja, com avaliador e candidato em tempo e lugar diferentes.
Mas para garantir a eficiência da avaliação, com resultados confiáveis, muitas plataformas de avaliação, também chamadas de plataformas de assessments, surgiram. O mercado evoluiu para garantir que as entrevistas técnicas remotas mantivessem a qualidade e a segurança na busca pelo candidato ideal para as empresas de tecnologia.
Em tais plataformas, as respostas ficam gravadas automaticamente, sem a interferência humana, e os recrutadores podem revisar os conteúdos posteriormente. O grande diferencial deste processo é que ele pode ser aplicado em alta escala. Grandes empresas de base tecnológica podem avaliar centenas de candidatos de forma acelerada.
LEIA MAIS
Vença a guerra por talentos com foco na contratação baseada em habilidades
Benefícios do teste de quadro branco assíncrono para empresas
O teste de quadro branco presencial e síncrono pode disparar a ansiedade no candidato. Como resultado, o profissional pode não entregar tudo o que sabe, pois está prejudicado pelo nervosismo gerado pela presença do entrevistador. Como consequência, a empresa pode perder bons candidatos.
Mas o teste de quadro branco assíncrono traz benefícios, evitando esse tipo de estresse para o candidato e mantendo a segurança do resultado. Conheça os principais benefícios:
Escalabilidade do processo de seleção: o mesmo teste pode ser aplicado a vários candidatos da mesma função, o que é muito útil para empresas em expansão que estão acelerando o seu crescimento e a montagem da sua equipe. Por exemplo: candidatos a uma vaga de Full-stack developer podem responder a um mesmo teste de quadro branco envolvendo a linguagem JavaScript. Ao final do processo, você pode até comparar o desempenho dos candidatos.
Economia de tempo e de recurso: o processo é automatizado, o desafio já está formatado, as respostas ficam automaticamente armazenadas, e os resultados estão disponíveis em tempo real. Dessa forma, candidato e avaliador otimizam o tempo e economizam os recursos, pois não é preciso se deslocar até um local físico para a avaliação nem alugar salas de provas.
Redução de viés: como os recrutadores não estão presentes, elimina-se o risco de preconceitos estruturais com relação a sexo, etnia e outros. Assim, o processo dialoga com a diversidade e inclusão nas empresas.
Seleção em diferentes fusos: como a programação utiliza as mesmas linguagens e frameworks em diferentes países e, portanto, em diversos fusos horários, os testes remotos assíncronos facilitam a avaliação de candidatos de outras partes do mundo.
Tipos de testes de quadro branco assíncronos
Para o tech recruiter iniciante, pode ser difícil saber o que pedir nos testes de quadro branco assíncronos. Por isso, separamos algumas dicas.
Problemas de lógica e resolução de algoritmos: esse conteúdo permite avaliar a habilidade analítica dos candidatos, bem como o conhecimento do candidato nos tópicos-chave da programação.
Cenários reais: podem ser aplicadas questões que envolvam desafios que o candidato enfrentaria no dia a dia, checando assim quais seriam os caminhos escolhidos por ele para solucionar tais demandas.
Design de sistemas e arquitetura: o candidato pode solucionar questões de infraestrutura, arquitetura, planejamento e outros. Esse tipo de desafio é ideal para profissionais do nível sênior que estão pleiteando vagas de liderança técnica.
Correção de bugs: os candidatos podem realizar testes de quadro branco assíncronos que cobrem a solução de bugs dos sistemas. Assim, ele pode demonstrar suas habilidades, incluindo os conhecimentos sobre códigos, lógica e outros.
Como implementar testes de quadro branco assíncronos
Os testes convencionais podem ser aplicados em entrevistas técnicas presenciais, mas e os testes remotos? Veja a seguir um caminho para adotar esse formato de avaliação no seu processo seletivo.
Escolha a plataforma de assessments
Faça uma pesquisa no seu buscador e selecione as plataformas de assessments voltadas para a avaliação de desenvolvedores. Coloque na balança os quesitos preço e soluções apresentadas. Verifique, sobretudo, se a plataforma permite a avaliação em escala, se tem recursos de gravação, de revisão de código, espaço para comentários, métricas de análise e comparação de performance dos candidatos, customização dos testes de acordo com a sua demanda, entre outros serviços.
Defina os critérios de avaliação
Os critérios de avaliação são muito importantes, pois do contrário, a plataforma de assessments pode ser um investimento perdido. Sendo assim, antes de contratar essa ferramenta, reúna-se com a equipe técnica, o setor de gestão de pessoas e o representante da empresa prestadora desse serviço. Após conhecer todas as possibilidades oferecidas, defina os critérios de avaliação. Você pode escolher a linguagem, biblioteca ou framework a serem avaliados, o tipo de desafio (se é um desafio de código ou um projeto mais elaborado) e a profundidade do teste, ou seja, se é voltado para profissionais júnior, pleno ou sênior.
Dê feedback aos candidatos
A avaliação remota e em larga escala também deve prever o envio de feedback aos candidatos. É possível fazer a devolutiva aos candidatos de forma detalhada, demonstrando os pontos nos quais o candidato teve uma baixa performance e indicando uma trilha de desenvolvimento para que ele possa estudar e melhorar. Sendo assim, o processo torna-se mais útil ao candidato, tendo um viés mais educativo do que simplesmente a decepção pela reprovação no processo seletivo.
Ferramentas de whiteboard challenge
Você deve estar pensando quais seriam as ferramentas ideais quando o assunto é teste de quadro branco remoto ou whiteboard challenge. Aqui vão algumas dicas.
Plataformas de coding e quadro branco
Basta fazer uma simples busca no Google para identificar as plataformas de código mais usadas.
CodeSignal: o método de avaliação é baseado em competências, com entrevistas técnicas automatizadas que podem ser acompanhadas ao vivo pelos recrutadores.
CoderPad: permite a aplicação de desafios técnicos com total acompanhamento do entrevistador, com testes direcionados às mais diferentes tecnologias, tendo integração com a entrevista e os programas de avaliação de habilidades.
TestGorilla: também se baseia em habilidades e fornece testes em várias linguagens e frameworks.
Coderbyte: a plataforma oferece testes e cursos de desenvolvimento, onde o candidato pode reconhecer seus pontos fracos na avaliação do quadro branco e, assim, buscar melhorias.
Funcionalidades específicas
A plataforma de assessments pode conter várias funcionalidades que os avaliadores não têm dentro das empresas. Entre as habilidades que você pode encontrar nas empresas especializadas estão: biblioteca de testes de várias linguagens, gravação em vídeo, resposta em texto ou áudio, editor de código, análise automatizada, recursos antiplágio e indicadores de comparação de desempenho entre os candidatos.
Integrações com outras plataformas
As empresas especializadas em soluções de quadros brancos também contam com integrações de outras plataformas, como GitHub, Trello e outros. Essa inovação consiste em concentrar tudo o que o recrutador precisa numa única tela, canalizando assim a sua energia num único local.
Desafios e soluções no uso dos testes assíncronos
Apesar de todas as vantagens dos testes de quadro branco assíncronos, ainda há desafios a serem superados para que a sua empresa possa se beneficiar dessa estratégia. Saiba alguns dos desafios a serem enfrentados.
Engajamento dos candidatos: como o candidato a uma vaga de emprego técnico participa de vários processos seletivos ao mesmo tempo, ele pode ficar desanimado ao enfrentar mais um teste que vai exigir tempo e disposição. Nesse sentido, transforme o teste em algo educativo, dando feedback. Além disso, atualize seus testes com as novidades das tecnologias cobradas, com questões que realmente desafiam as habilidades dos entrevistados.
Garantia de autenticidade: como saber se foi o candidato quem realmente realizou o teste se ele está sendo aplicado a distância? Esse desafio é solucionado com medidas antifraude. A Coodesh, por exemplo, como você vai conhecer a seguir, tem recursos “anticola”, como gravação de tela, controle de tempo, uso de ferramenta de Inteligência Artificial, uso do controle “copia e cola” e ainda a saída da tela principal.
Alinhamento das equipes: gestores, equipe de recrutamento e time técnico devem estar na “mesma página”, com os objetivos e critérios da avaliação definidos como norte do processo seletivo. Nesse sentido, é importante fazer uma reunião inicial, acompanhar os processos, saber utilizar todos os recursos da plataforma e, finalmente, partir para a avaliação.
Conclusão
Empresas que buscam mais flexibilidade, precisão e profundidade nas avaliações técnicas encontram nas plataformas de aplicação de testes de quadro branco assíncronos a solução que se encaixa nas suas demandas.
Com essa ferramenta, é possível escalar as avaliações, aumentar as equipes com qualidade e, ao mesmo tempo, ter mais confiança e segurança nas contratações. O investimento é indicado para empresas que estão ampliando seus times técnicos, mas também para startups que buscam assertividade na montagem das equipes.
A Coodesh é uma plataforma de assessments que possui esse recurso. Você cadastra sua empresa no site, escolhe seu plano, configura os testes e aplica as avaliações. Mais de 200 mil talentos tech já foram avaliados. As empresas conquistaram 70% de redução no tempo de avaliação e alcançaram 99% de precisão nos resultados.
Agora que você chegou ao fim do artigo, aproveite para conhecer as funcionalidades da plataforma de testes e crie seu cadastro gratuito. Cadastre-se aqui.