Entrevista técnica para desenvolvedores: veja como se sair bem

A entrevista técnica para desenvolvedores não é um bicho de sete cabeças. Mas é preciso se planejar, pesquisar sobre a empresa e sobre a vaga, além de manter a tranquilidade. Então, veja neste post as perguntas mais comuns e o que os tech recruiters fazem.

Só para lembrar, a busca por DEVs continua grande no mercado. Ainda mais depois da pandemia. Com a maior procura por serviços on-line, as empresas tiveram que reforçar seus times de desenvolvimento.

Uma sondagem da Catho, por exemplo, apontou que as vagas para Programador ADVPL cresceram 157%, enquanto para C# subiram 144% e para Web Developer aumentaram em 107% entre março e agosto de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019.

O setor já estava favorável para a pessoa desenvolvedora antes da pandemia. Aliás, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) divulgou que entre 2019 e 2024 o mercado tech iria demandar 70 mil novos profissionais por ano no país.

Sendo assim, acompanhe a seguir mais detalhes do que é uma entrevista técnica para candidatos do recrutamento tech.

Saiba o que é entrevista técnica

Como o próprio nome diz, a entrevista técnica avalia as habilidades técnicas do candidato developer. Portanto, ela faz parte do processo de recrutamento e seleção de algumas profissões.

Afinal, dependendo do ofício, não basta apenas mostrar os certificados e diplomas na área ao tech recruiter. É preciso, acima de tudo, demonstrar as principais skills através de uma conversa, seja ela presencial ou on-line.

Além disso, embora haja a entrevista do perfil comportamental, na entrevista técnica a pessoa recrutadora também identifica alguns traços da personalidade do(a) candidato(a). Isso porque é possível perceber atributos como liderança, organização, disciplina, relacionamento com os colegas, entre outros.

Ressaltando, a entrevista técnica para candidatos é um ponto-chave do recrutamento tech. Afinal, existem dezenas de linguagens, sendo que pelo menos 20 são mais populares, segundo o Índice Tiobe.

O recrutador, portanto, tem a missão de identificar o quanto o(a) candidato(a) sabe programar em determinada linguagem e codar corretamente. Assim, ele consegue pinçar o developer mais capacitado(a) depois de filtrar tantos currículos.

A ideia, aliás, é descartar as pessoas com conhecimento raso para a vaga aberta. Afinal de contas, se a oportunidade é para nível Sênior, por exemplo, não basta ser iniciante. Mesmo que a empresa faça a contratação, o(a) profissional pode ter vida curta na empresa.

Sendo assim, numa rápida conversa já é possível identificar se a pessoa se encaixa no perfil do time de desenvolvimento. Pode ocorrer, por exemplo, de o(a) candidato(a) dominar outra linguagem e, mesmo assim, arriscar a sorte e se inscrever. O tech recruiter, portanto, deve virar esse jogo.

Finalmente, agora que você já viu os principais objetivos da entrevista técnica para candidatos, confira no próximo tópico as 6 dicas de como se sair bem no processo.

Confira 6 dicas para enfrentar uma entrevista técnica para desenvolvedores

Como você já deve saber, as vagas são abundantes no mercado tech, porém isso não quer dizer que dá para relaxar antes da entrevista técnica para candidatos.

Enfim, sempre há aquela empresa ou startup dos sonhos que está com uma oportunidade aberta justamente na área em que você domina. Então, o melhor conselho é se esforçar para passar na seleção. Portanto, acompanhe nossas dicas abaixo.

1. Pesquise sobre a empresa

Começar a call com o(a) recrutador(a) sabendo detalhes da empresa é bem diferente do que ir para a entrevista de mãos vazias, não é mesmo? Isso porque a conversa pode começar tratando do atual cenário da empresa contratante. Nesse sentido, é bom estar munido de informações sobre a corporação e sobre o cenário onde ela atua.

2. Mantenha a calma

O nervosismo é como um visitante indesejado. Você não vê a hora daquela sensação incômoda passar. Por isso, na maior parte das vezes a pessoa desenvolvedora que está sendo submetida à entrevista técnica acaba falando pouco e não demonstrando seu conhecimento quando está angustiada.

Por isso, é necessário respirar fundo e se concentrar no momento, evitando dispersar sua atenção e acreditando no seu conhecimento técnico.

3. Seja sincero

O foco da entrevista técnica para candidatos é ver se você está alinhado com a vaga. Por conta disso, não se deve mentir ou omitir algum conhecimento (ou a falta dele) sobre uma determinada área.

Além disso, volta e meia surgem perguntas sobre como você lida com conflitos, com prazo apertado de entrega e os fracassos que você já registrou nos empregos anteriores.

O melhor jeito de responder a essas perguntas é reconhecer que tem limitações, mas afirmar que está trabalhando para buscar o equilíbrio.

4. Não tenho medo do silêncio

Sabe quando você está pensando em como dar uma resposta e fica aquele silêncio? Eles duram segundos, mas pesam como horas para você na sua entrevista técnica.

Porém, para o entrevistador o silêncio não faz tanta diferença assim. Aliás, ele indica que você é uma pessoa analítica e dedica real atenção à essa etapa da seleção.

Afinal você não precisa dominar várias linguagens, mas sim demonstrar à empresa que seu conhecimento em determinada área poderá ser aplicado para o bem dos negócios.

5. Mostre-se apaixonado

Ser apaixonado pelo que faz. Qual empresa não quer um colaborador assim na equipe? Enfim, um estudo da Universidade da Califórnia demonstrou que funcionários felizes são, em média, 31% mais produtivos e 3 vezes mais criativos que os colaboradores que estão sempre de cabeça baixa e mau humor.

6. Prepare-se para tudo

Pelo fato de ser uma entrevista técnica para candidatos, pode-se esperar vários tipos de iniciativas por parte do (a) recrutador (a) e da própria empresa.

Sendo assim, é interessante se informar com alguma pessoa que já participou do processo seletivo para lhe passar algumas dicas e macetes.

Contudo, é primordial ler os requisitos da vaga mais de uma vez para tentar identificar os pontos mais importantes que serão cobrados no processo seletivo dos novos talentos tech da empresa ou startup.

Saiba as perguntas mais comuns no recrutamento de developers

Na entrevista técnica e de perfil comportamental o(a) candidato(a), muitas vezes, passa por uma sabatina de questões. Nesse sentido, confira algumas perguntas que você deve enfrentar (ou já enfrentou):

  • Como você lida com conflitos?
  • Conte um fracasso e como você superou isso?
  • O que mais te orgulha de ter feito?
  • Como deve ser um bom líder?
  • Vamos programar comigo?
  • Qual solução você daria para… (determinado problema voltado à sua área)?
  • Qual é o seu processo para testar e encontrar bugs?
  • O que te deixa mais motivado na codificação?
  • Qual é o seu recurso favorito no nosso aplicativo?
  • Você se comunica bem com pessoas não técnicas, como clientes?
  • Quais condições você precisa para trabalhar da forma ideal?
  • Que pergunta você gostaria de fazer sobre nosso sistema ou empresa?

Além desses questionamentos, o candidato também pode ser convidado a apresentar um projeto para uma banca avaliadora. Nesse caso, é só confiar em tudo o que você já aprendeu e manter o equilíbrio emocional.

É bom ressaltar que cada empresa possui uma cultura e a maioria delas valoriza a busca constante pelo conhecimento. Isso porque melhorar naquilo que já é especialista é o melhor caminho. Se você já é especialista em JavaScript, por exemplo, fique atento em novos frameworks para não ficar parado.

Conclusão

Para concluir, a entrevista técnica para desenvolvedores faz parte do processo seletivo da maioria das empresas e startups que levam a sério o recrutamento e seleção de talentos tech em seus times.

Portanto, ela é conduzida de modo a confirmar se a pessoa candidata possui o domínio da linguagem e basicamente como ela se comporta frente às situações de tensão e relacionamento em equipe.

Nesse sentido, a Coodesh é uma startup que contribui com o mercado tech levando soluções de contratação às empresas que precisam preencher novas vagas no seu time de desenvolvimento.

A Coodesh disponibiliza gratuitamente a divulgação de vagas diárias em sua plataforma e ainda otimiza a contratação de developers utilizando-se de testes comportamentais e entrevistas técnicas.

Se você é candidato, acompanhe a seção de novas vagas no site.

Como avaliar diferentes perfis de desenvolvedores

entrevista técnica para recrutadores

Entrevista técnica: o que os tech recruiters precisam saber