Como o Plano de Desenvolvimento Individual pode melhorar o desempenho?

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode trazer muitos benefícios para a pessoa colaboradora, para o Recursos Humanos e para a empresa como um todo. Mas como? 

Basicamente, o PDI, assim chamado no RH, é um roteiro personalizado do que fazer para alcançar determinada melhoria. E para fazer o devido acompanhamento, o RH estabelece metas e objetivos bem específicos. 

Sabe aqueles planos que você faz na virada do Ano Novo? Funciona de forma semelhante no PDI. A diferença é que o plano é voltado para o desenvolvimento profissional e na carreira e deve ser medido com um monitoramento constante. Ou seja, é difícil dar errado. 

Portanto, quando falamos em skills para uma determinada função, sempre dizemos que é preciso desenvolver melhor a oralidade, a convivência em equipe ou ainda o protagonismo

Para esses casos, o PDI pode traçar um roteiro de como promover as mudanças para alcançar as skills desejadas. Portanto, podem ser leituras, trabalhos voluntários, treinamentos ou até mesmo a autodisciplina para promover as transformações. 

No entanto, o PDI também envolve as hard skills. Isso quer dizer que se o gestor de RH percebe que o(a) profissional precisa afinar o conhecimento no inglês ou em um software específico, é hora de ajudá-lo(a) oferecendo um curso ou treinamento. 

Mas nunca é demais lembrar que o Plano de Desenvolvimento Individual deve estar alinhado com o programa de avaliação interno e até quem sabe com o plano de carreira da organização. 

Como oferecer o PDI na empresa?

Como você viu, o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um roteiro personalizado para o crescimento profissional do(a) funcionário(a). É evidente que ele repercute nos resultados da empresa, mas em princípio o foco é o crescimento do(a) colaborador(a). 

Mas será que basta apenas aplicar o PDI nos setores da empresa e esperar os resultados? Não, pois o programa exige planejamento e organização. Primeiramente, é muito importante que as lideranças estejam cientes da importância do processo para cobrar dos talentos da sua equipe o acompanhamento e o monitoramento do plano. 

Caso contrário, se o PDI for aplicado sem comprometimento do(a) líder e do(a) funcionário(a) fica apenas um programa “pra inglês ver” ou para ser usado como marketing interno da empresa.

Então, vejamos algumas dicas para adotá-las antes de oferecer o Plano de Desenvolvimento Individual na organização. 

Analise o contexto da empresa

Você, como representante do RH, pode fazer um estudo do cenário em geral da empresa. Responda a perguntas, como: o estágio de desenvolvimento atual, o posicionamento, onde ela quer chegar, entre outros aspectos. A partir daí será possível ter subsídios para verificar qual é a contribuição de cada colaborador(a), bem como o que cada um terá a oferecer se desenvolver suas habilidades. 

Converse com outras pessoas para colher um feedback 

Antes de implementar o PDI também é interessante observar qual é a percepção de outras pessoas sobre a empresa. Portanto, ouça gestores, fornecedores e clientes sobre o que poderia melhorar em termos de soluções do produto/serviço oferecido, bem como a visão sobre as pessoas que fazem parte da empresa. 

Dê os primeiros passos 

Com uma visão panorâmica da empresa, é hora de começar a aplicar o Plano de Desenvolvimento Individual. 

Portanto, se a empresa já tem um programa de avaliação interna, utilize as informações de desempenho de cada integrante da equipe para começar a desenvolver, em conjunto, o PDI. 

Na prática, ele é mais simples do que parece. Mas é imprescindível contar com o envolvimento do líder de cada setor (administrativo, marketing, financeiro, por exemplo) para que o plano seja levado a sério e visto como uma ferramenta de crescimento da empresa. 

Sendo assim, determine, por exemplo, pontos que devem ser preenchidos pelo(a) funcionário(a) em conjunto com o(a) superior(a) direto, como: 

  • objetivos;
  • metas tangíveis;
  • prazos de execução;
  • principais ferramentas e recursos;
  • resultados.

Qual o prazo para obter os primeiros resultados?

Assim, o RH começará a ver resultados do Plano de Desenvolvimento Individual a médio e longo prazo. 

Isso porque, geralmente, o cronograma de um PDI é realizado entre 3 e 12 meses. 

Sendo assim, é importante que o RH seja realista e não crie cronogramas muito distantes da realidade, pois não haverá tempo hábil para cumpri-los. 

Desse modo, defina períodos para o alcance de metas em cada ação ou exercício. 

Quais os benefícios do Plano de Desenvolvimento Individual?

A pessoa colaboradora e a empresa só têm a ganhar com o PDI

Então, a partir do momento em que o Plano de Desenvolvimento Individual já estiver implementado na empresa, o RH poderá começar a medir os resultados. Portanto, veja os benefícios dessa ferramenta. 

Para a pessoa colaboradora

  • clareza das suas habilidades e competências; 
  • motivação a cada etapa concluída; 
  • direcionamento da carreira ou do seu papel na empresa;
  • responsabilidade perante as próximas etapas do PDI; 
  • autoconhecimento, verificando seus pontos fortes e fracos; 
  • satisfação com a carreira e com a própria posição na empresa. 

Para a empresa  

  • mais engajamento das pessoas dos diferentes setores;
  • aumento da produtividade; 
  • maior chance de cumprimento de metas; 
  • organização;
  • motivação; 
  • alinhamento com a missão, visão e valores da empresa. 

Como o RH pode trabalhar o Plano de Desenvolvimento Individual? 

Com o PDI já consolidado na empresa, o pessoal do RH pode e deve utilizá-lo. Portanto, desde a maneira de dar feedbacks até a implantação do plano de carreira podem depender do plano. 

Sendo assim, a começar pelos feedbacks, é imprescindível que eles sejam individuais, pontuando o desempenho em cada tarefa, pensando sobretudo no alcance de cada objetivo. 

Com base no plano também é possível direcionar uma promoção ou deslocamento de um(a) funcionário(a) para outra função. Imaginando um time de desenvolvimento, por exemplo, é possível identificar qual developer pode ser transferido para um cargo de gestão, como para assumir uma função de diretor técnico

Conclusão

Portanto, você viu neste artigo o que é Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) e como o RH pode conduzir esse processo. 

Mas, acima de tudo, o(a) profissional também pode desenvolver um plano próprio, caso a empresa não o estimule no acompanhamento e monitoramento. 

É justamente por isso que é tão importante conhecer as skills individuais e como é possível aprimorá-las para ter mais realização profissional e contribuir com os resultados da organização. 

Agora, se você também está precisando de mais dicas de mapeamento de skills, peça uma demonstração do nosso produto para saber mais.

Pessoas recrutadoras, vejam as novidades da plataforma da Coodesh

O que é Merge Request?