in

Descubra quais são as mais importantes hard e soft skills de um DevOps

hard e soft skills devops

O que um DevOps precisa para ser uma referência na sua área? Como bem sabemos, essa profissão cresceu nas grandes companhias, espalhando-se pelas demais. Tudo isso devido ao seu papel de entregar softwares de qualidade de forma muito mais ágil. Portanto, se você deseja investir nessa carreira, acompanhe neste artigo as hard e soft skills de um DevOps para se aprimorar cada vez mais.

Mesclando funções de desenvolvimento e de gestão, o DevOps é uma área muito almejada no universo tech. Para se ter uma ideia, em 2020, o relatório Glassdoor Best Jobs in America levantou quais eram os melhores empregos nos Estados Unidos. A boa notícia é que o DevOps ficou entre os 5 primeiros do ranking ao lado de outras carreiras tech, como Front-end developer, que ocupou a primeira posição.

Enfim, veja a seguir quais as são principais funções de um DevOps e como as empresas aplicam essa metodologia

O que faz um DevOps

Como você já deve ter visto aqui no blog da Coodesh, o DevOps não é uma tecnologia ou ferramenta, mas sim uma metodologia. Por conseguinte, a aplicação dessa metodologia pode variar conforme a empresa.

Embora, basicamente, ela tenha o objetivo de reunir e alinhar as equipes de Desenvolvimento (dev) e Operações (Ops) no mesmo compasso. Complementando, o termo surgiu em 2009 numa conferência onde John Allspaw e Paul Hammond para demonstrar a integração contínua entre os dois setores até a entrega do produto ao cliente.

E, justamente por isso, o (a) profissional de DevOps deve buscar essa harmonia para entregar resultados certeiros aos clientes. Nesse sentido, é necessário desenvolver e aprimorar algumas características de comportamento pessoal e conhecimentos técnicos nas chamadas soft e hard skills, respectivamente.

Contudo, apesar de se tratar de um cargo ligado à gestão, é imprescindível conhecer as principais tecnologias e os processos de integração, bem como as principais ferramentas de um DevOps.

Quais as hard skills mais esperadas

Aqui no blog da Coodesh você também pode conhecer a importância das hard skills para um (a) developer profissional. Em suma, as hard skills são habilidades técnicas adquiridas por meio de um curso de extensão ou faculdade. Desse modo, certificados e diplomas devem comprová-las.

Basicamente, exige-se de um (a) profissional DevOps nas entrevistas de emprego e nas empresas o domínio de certas tecnologias, como:

  • Ruby;
  • Python;
  • Java;
  • JavaScript;
  • PHP;
  • Bash;
  • Shell;
  • Node.js.

Certamente, essa relação tech varia de empresa para empresa, mas basicamente ele faz parte do escopo de todo (a) profissional da área.

Contudo, um viés importante dessa profissão são as ferramentas que um (a) DevOps deve conhecer para se dar bem na profissão. Portanto, se você já conhece algumas delas, considere-se familiarizado (a) com a carreira.

devops
Com o domínio dessas tecnologias, crescem as oportunidades no mercado

Ferramentas

Acompanhe a seguir as principais ferramentas que fazem parte do dia a dia do (a) DevOps:

Git

É uma ferramenta de gerenciamento de código-fonte, possibilitando que o (a) dev acompanhe o andamento do trabalho, salvando versões diferentes de código-fonte sem perder nada. O Git exige um repositório hospedado, no caso o GitHub ou o Bitbucket.  

Nagios

Essa ferramenta monitora a sua infraestrutura em tempo real, ampliando assim a segurança, diminuindo o risco de erros e interrupções. A Nagios também conta com relatórios e consegue acompanhar aplicações em sistemas diferentes, como Windows e Linux.

Docker

É considerada uma das ferramentas mais usadas pelos (as) DevOps, pois fornece segurança integrada de contêiner e operações ágeis para aplicativos da nuvem. Tudo isso independentemente da plataforma usada.

Vagrant

Ela começou a ser utilizada pelas empresas no período de transição para a metodologia DevOps. Basicamente, essa ferramenta pode ser utilizada junto com outros recursos de gerenciamento, permitindo que os devs criem ambientes virtuais no mesmo fluxo de trabalho. Entre as demais ferramentas que podem ser integradas estão Puppet e Ansible, por exemplo.

Kubernetes

É uma ferramenta muito eficaz no momento de agrupar contêineres por categorização lógica, sendo assim, ideal para o gerenciamento de equipes maiores.  

Jenkins

É uma grande aliada na automatização de estágios diversos do pipeline de entrega. Também pode ser integrada a outras ferramentas de DevOps e, além disso, possui um grande ecossistema de plugins.

Acompanhe quais são as soft skills mais desejadas

Não basta apenas dominar as ferramentas e linguagens, como você viu anteriormente. Ainda por se tratar de uma função que exige o relacionamento interpessoal e a capacidade de comunicação, o DevOps é uma área que explora fortemente o seu potencial humano.

Nesse contexto, veja logo abaixo quais habilidades pessoais desenvolver para conquistar uma futura vaga de DevOps ou ainda se manter e se destacar profissionalmente, caso você já atue nesta área.

  • ter boa capacidade de comunicação;
  • possuir espírito colaborativo;  
  • ser empático e não se colocar acima dos outros;
  • ter um bom autocontrole;
  • gostar de pessoas, afinal você estará em relacionamento com devs, profissionais de TI, supervisores e equipe de atendimento ao cliente para compreender as necessidades de todos os processos;
  • possuir um perfil influenciador;
  • ser bastante flexível às mudanças e alterações nos projetos;
  • buscar sempre soluções focadas na satisfação do cliente.

Conclusão

Enfim, as soft e hard skills de um DevOps devem ser observadas por quem deseja ingressar na carreira e por quem já começou a atuar na área. Com o preenchimento desses requisitos é possível tornar-se um (a) profissional disputado (a) no mercado tech. Dessa forma aumentam-se as chances de realização profissional da execução de um bom serviço.

Lembrando que isso deve ocorrer não apenas para satisfazer um desejo pessoal, mas porque integra as equipes, proporciona um ambiente de trabalho melhor e entrega resultados mais rápidos e de qualidade para os clientes finais.

Portanto, para continuar se inteirando das carreiras tech e saber como ser um profissional que nunca ficará sem emprego, continue acompanhando as dicas de carreira do blog da Coodesh.

Agora, se você é um empreendedor e quer contratar pessoas com perfil DevOps confira as soluções oferecidas pela Coodesh no recrutamento e seleção de talentos tech para empresas e startups que precisam de uma assessoria especializada na hora de ampliar a equipe.

(

Escrito por Gizele Silva

Formada em Jornalismo pela UEPG e especialista em Mídia e Política. Experiência de 18 anos em jornalismo diário. Desde 2017, atua com Marketing de Conteúdo. Atualmente, sou produtora de conteúdo da Coodesh.

ilustração mostra figura de mulher ao lado de computador

Saiba como é a rotina na área de Engenharia de Software na Wuzu

Soft e hard skills de um Front-end: conheça as mais valorizadas