Coodesh realiza DEVTalks sobre como melhorar o perfil no LinkedIn

A Coodesh abriu a série de eventos on-line para contribuir com a formação de pessoas desenvolvedoras. O primeiro DEVTalks foi sobre o perfil no LinkedIn e contou com a participação do Co-Founder Gabriel Ferreira e o tech recruiter Mateus Francisco, ambos da Coodesh. 

Para falar sobre “Como deixar o seu perfil no LinkedIn mais atrativo”, o evento on-line foi transmitido no canal da Coodesh no YouTube na noite de quarta-feira (29 de setembro) e começou com informações sobre a relevância dessa rede social. 

Hoje o LinkedIn conta com 200 milhões de usuários ativos no mundo, sendo 43 milhões somente no Brasil. 

A plataforma, que pertence à Microsoft, é voltada para questões que envolvem o mercado de trabalho. Justamente por isso tem funcionalidades que auxiliam quem está buscando uma recolocação, como currículo on-line e alerta de vagas. Ela é uma das redes mais antigas, lançada em 2002, antes mesmo do Facebook. 

Mas como se destacar em meio a tantos perfis de pessoas desenvolvedoras? 

Para começar, Mateus explicou que um bom perfil contempla três fatores: 

  • Identidade; 
  • Apresentação;
  • Jornada. 

Na identidade, é importante que a pessoa se apresente. Como se trata de uma rede profissional, é bom tomar cuidado com a escolha da foto, que pode ser mais “séria”. 

O fundamental, nesta etapa, é inserir palavras-chave sobre a sua área de atuação e os seus objetivos profissionais. Nesse sentido, a dica é caprichar na escolha dos termos. 

Já no quesito “apresentação” do perfil no LinkedIn é importante que o DEV literalmente faça uma breve descrição de quem ele é e qual é a sua área de atuação ou formação. 

Mais uma vez, Gabriel e Mateus reforçaram durante o talk que é fundamental usar as palavras-chave certas para atrair pessoas recrutadoras. 

Outro detalhe importante na apresentação é incluir seu grupo de diversidade, seus objetivos profissionais, habilidades e conhecimentos. Além disso, se você desenvolve trabalhos voluntários ou está ligado a projetos paralelos, é interessante fazer constar essa informação. 

Networking 

O LinkedIn é um ponto de atração para novas parcerias e networking, que é o ato de trabalhar em rede, ou seja, engajar-se em sua comunidade, conhecer pessoas de outras empresas e contribuir com o debate dos assuntos relevantes. 

Nesse sentido, as dicas transmitidas no talk foram: 

  • Envie convites para pessoas de referência na sua área de atuação;  
  • Interaja no post de outras pessoas e empresas do seu interesse;  
  • Busque conhecer sobre pautas de interesse.  

Lembre-se que quando você interage no post de um amigo, essa atualização aparece na rede social dele e tende a ganhar mais alcance. 

Gostou da iniciativa para melhorar seu perfil no LinkedIn? Então acompanhe a talk aqui:

Só para complementar, a equipe de eventos da Coodesh está preparando novos encontros on-line. Fique atento às nossas redes sociais e confira quais serão os próximos. 

Ainda não conhece a Coodesh? Somos uma startup de recrutamento tech que conecta developers e startups em expansão no Brasil e no exterior. Faça parte da nossa comunidade e não se esqueça de conferir as vagas para DEVs.

Afinal, existe perfil comportamental ideal?

O que é biblioteca?