Transição de carreira: do marketing para o desenvolvimento Front-end

O #2 Coodesh DevTalks foi realizado na noite de quarta-feira (20) com o tema “Como fiz transição de carreira e me tornei Front-end Developer” contando a trajetória da desenvolvedora Camila Nepomuceno

Natural de Fortaleza, ela é formada em Administração de Empresas e construiu sua carreira em marketing digital e gestão de projetos. 

Seu processo de transição de carreira começou no início de 2019. Hoje, Camila é Full-stack, mas está envolvida em projetos focados no Front-end. 

O que a atraiu para a área do desenvolvimento foi a curiosidade de conhecer algo novo, a comunidade bastante engajada na área de tecnologia, a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e ainda os recursos. 

SAIBA MAIS: Transição de carreira na área de programação: vale a pena?

Afinal, há cursos de programação que não exigem um grande investimento. Outro benefício é o mercado aquecido. Há bons salários e muitas vagas de emprego. Enfim, há um déficit de profissionais na área.   

No talk que contou com a apresentação do Co-founder da Coodesh e desenvolvedor, Gabriel Ferreira, Camila deu dicas incríveis para quem deseja seguir esse mesmo movimento e ingressar na programação. 

Confira um resumo da conversa que rolou no canal da Coodesh no YouTube clicando no vídeo abaixo. 

Dicas para quem vai migrar para a programação 

A desenvolvedora Camila Nepomuceno trouxe muitas dicas valiosas para quem está querendo dar os primeiros passos em uma profissão tão promissora. Acompanhe!

  • Tenha foco: não tente aprender tudo de uma vez, pois você pode não conseguir e ficar frustrado; 
  • Mantenha a disciplina: tenha um compromisso com você mesmo e siga firme ao alcance dos seus objetivos; 
  • Acredite em si: não deixa a “Síndrome do Impostor” te dominar; 
  • Seja paciente: um degrau de cada vez. Lembre-se também de comemorar cada pequena conquista;
  • Perca a vergonha de perguntar: nenhuma pergunta é “burra”;
  • Valorize a comunidade: faça networking, oferecendo-se disposto a aprender e a ajudar; 
  • Se arrisque: não fique esperando o “melhor” momento chegar;
  • Não se compare: cada pessoa está em um estágio de conhecimento. 

SAIBA MAIS: Reveja o #1 Coodesh DevTalks sobre como melhorar seu perfil no LinkedIn

Dicas de escolas e cursos

Para fazer a transição de carreira, é indispensável estudar para adquirir conhecimento para a execução da nossa profissão e sentir-se mais confiante. 

Veja uma lista de cursos indicados por Camila para dar o start na nova carreira. 

Por último, Camila sugeriu ficar sempre acompanhando os meetups e bootcamps. Apesar de a pandemia ter reduzido as opções, há muitos eventos on-line que continuam movimentando o setor. 

O talk foi encerrado por Gabriel, que convidou a galera a continuar acompanhando as redes sociais da Coodesh para novos eventos que vão acontecer em breve, com dicas incríveis para você deslanchar sua carreira. 

A Coodesh é uma plataforma de recrutamento de desenvolvedores e desenvolvedoras. Conheça nossas oportunidades e cadastre-se gratuitamente. 

Escrito por Gizele Silva

Formada em jornalismo, sou apaixonada por comunicação e tecnologia, além de adorar descobrir as soluções que o marketing de conteúdo traz aos negócios.

O que é AdonisJS?

Desenvolvedor Back-end Go: dicas para ingressar na carreira